General Ruy Leal Campello - In Memoriam
Nasceu na Cidade do Rio Grande/RS em 16 de junho de 1917.
Filho de Hugo de Sá Campello e Maria Angelica Leal Campello.
Na fotografia abaixo - Walter L Campello, Hugo de Sá Campello Filho,
Hugo de Sá Campello e Ruy Leal Campello:
Terminou o Ginásio em 1933.
Fez o serviço militar como soldado no Batalhão de Guardas em 1936.
Entrou na Escola Militar do Realengo em 28/04/1938 e foi declarado Aspirante-a-Oficial de Infantaria em 03/12/1940 por antiguidade.
Em 1941 foi transferido para Guarnição de Rio Grande (9 RI - I Batalhão) após sair da Escola Militar e promovido por antiguidade a 2 Tenente em 25/08/1941.
No dia 22 de janeiro de 1942 foi transferido para 2 RI e foi promovido a 1 Tenente em 15/04/1943 por antiguidade.
Em 04 de fevereiro de 1944 foi transferido para o 1 RI (Regimento Sampaio), designado para o II Batalhão, como Subcomandante da 5a Companhia, cujo Comandante era o Capitão Valdir Moreira Sampaio.
Foi voluntário para ir com a FEB para guerra - "Na época, nós tenentes queríamos combater, sem pretensão de querer bancar o valente ou aparecer em destaque. Era a vibração profissional."
Preparativos e treinamento antes do embarque para a Guerra:
Em 24 de maio houve um desfile de toda a 1a Divisão de Infantaria Expedicionária, sob o comando do General Mascarenhas de Moraes. Na foto do desfile na Av. Rio Branco no Rio de Janeiro antes do embarque, bem na ponta, conduzindo a tropa, o então 1° Tenente Campello. Notem que as estrelas de posto fixadas no uniforme ainda eram metálicas (depois substituídas por estrelas bordadas, conforme regulamentação especial da FEB).
Finalmente, chegou a hora do o embarque para a Guerra. O Comandante reuniu os oficiais no 3o andar do Pavilhão de Comando e deu ordens para o Regimento entrar de prontidão. As ligações telefônicas foram cortadas. O então Tenente Campello, solteiro, é designado para o Destacamento Precursor e embarca dois dias antes no Navio Transporte da Marinha americana General Mann.
No front, após muitos treinamentos na Itália, propiciaram a 5a Companhia de Fuzileiros, em sua ambientação de combate, um estreito e melhor conhecimento entre seus integrantes. Até aí, todos se conheciam em atividades de paz. A partir daquele momento, cada um ficou conhecendo, de fato, os homens com quem trabalhava na Batalha de Monte Castello.
Na foto abaixo, tirada pelo Capelão do 2 Batalhão Padre João Baptista Cavalcanti, foi na manhã do dia 23 de fevereiro, região de Le Roncole, ao fundo, a crista de Monte Castello. da esquerda para direita: 1 Ten Campello, 1 Ten Segismundo Macedo de Oliveira, Cap Valdir Moreira Sampaio e 2 Ten Darcídio de Oliveira:
Verso da foto acima:
Após a conquista de Monte Castello e La Serra, entregaram a posição aos americanos da 10a Divisão de Montanha e receberam ordens de ocupar, em substituição também aos americanos, a Região de Capela Di Ronchidos. A tropa, nessa posição, organizou várias patrulhas que foram realizadas durante o dia sofrendo baixas e fazendo prisioneiros. Depois foram feitos reconhecimentos em posições situadas a sudeste de Montese, na Região de Campo Del Sole e de Tamburini.
Uma ordem chegou para um grande deslocamento para o Rio Pó. Então foram organizados os grupamentos táticos do General Cordeiro de Faria, do General Zenóbio e do Gen Falconiere. O seu Batalhão ficou no Grupamento Tático do Gen Cordeiro. A Infantaria, que se desloca a pé, passa a ser transportada nos caminhões da Artilharia. Foi uma grande decisão do Gen Mascarenhas. Sucederam-se os combates de Zocca, Collecchio e Fornovo e a consequente rendição da 148a Divisão de Infantaria alemã e da Divisão Bersaglieri Itália, além de remanescentes da 90a Divisão Panzer alemã. Por um capricho do destino, essas tropas o então Ten Campello foram as mesmas que ele enfrentou no batismo de fogo da FEB no Vale do Serchio. O 2o Batalhão, ocupando Salsomaggiore, concretiza o cerco dessas tropas.
Abaixo a 5a Cia, tendo a frente seu Cap Cmt Valdir Moreira Sampaio, marcha célere para fechar o cervo ao inimigo em retirada em Arceto - Reggio Emília:
Em 25/12/1945 foi promovido a Capitão por antiguidade, após fazer o curso na EsAO, permaneceu no Regimento Sampaio, no Comando da 5a Cia.
Em 48/49, exerceu as funções de Ajudante de Ordens do Gen Tristão de Alencar Araripe.
Foi promovido a Major em 25/04/1953 por merecimento.
Após a ECEME, foi para a 3a DC, em Bagé, servindo, depois, no atual CML, de 1955 a 1957, de onde foi para o Curso de Infantaria da EsAO.
Em 1957 no 2o RI foi como S/2 (Inteligência) e S/3 (operações) 3/2 RI do Contingente de Recompletamento do "Batalhão SUEZ". Partiu em 29 de junho de 1957 no navio de transporte da MB "Ary Parreiras" e ficou aquartelado no acantonamento de Rafah, Egito.
Em 1959, serviu no QG do I Exército, sob o comando do Gen Odylio Denys. Passou, depois, para o Gabinete do Ministro, com a ascensão do Gen Denys a esse cargo. Promovido a Tenente Coronel em 25/12/1960 por merecimento.
De 1961 a 1964, pertenceu ao EME.
Em abril de 1964, passou a integrar a 2a Seção do EM da 1a DI, comandada pelo Gen Orlando Geisel, vindo, a partir de maio, para o Gabinete do Ministro Costa e Silva. Em 25/08/1965 foi promovido a Coronel por merecimento.
De 1966 a 1968, comandou o Regimento Sampaio.
Serviu nos EUA na Comissão Militar Brasileira em Washington-DC de outubro 1970 até o final do 1 semestre de 1972.
Nesse posto, exerceu os seguintes cargos: Diretor de Movimentação, Comandante da 8a Bda de Inf Mtz em Pelotas/RS e Diretor do Pessoal Civil.
Deixou, em 1978, o serviço ativo após 46 anos de carreira.
Seu livro:
"Um Capitão De Infantaria Da Feb"
Coleção: Biblioteca Do Exercito; 690 - Taunay; 31
Editora: Biblioteca do Exercito
Ano: 1999
Dentre as condecorações que lhe foram outorgadas, por sua participação na FEB, destacam-se: Cruz de Combate de 2a Classe, Medalha de Campanha, Medalha de Guerra e Cruz ao Valor Militar da Itália.
Em cerimônia realizada no dia 18 de outubro de 2009, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Gen Campello recebeu o Bastão de Comando da FEB das mãos do Gen Ex Rui Monarca da Silveira, Chefe do DECEX, sucedendo o saudoso Marechal Levy Cardoso, antigo detentor, falecido em 13 de maio de 2009.
Foi último detentor dessa honraria.
Faleceu em 21de junho de 2012.
Jamais serão esquecidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário