Piloto Civil Elgita Ribeiro, primeira mulher a pilotar um caça a jato da FAB
Piloto Civil Elgita Ribeiro, primeira mulher a pilotar um caça a jato da FAB, um Gloster TF-7, tendo como apresentador do avião o então Major Av Rui Moreira Lima.
"Elgita Leite Ribeiro foi piloto brevetada pelo Aeroclube do Brasil em 1946, tendo participado de muitos eventos da aviação, sendo inclusive a vencedora da prova aérea “Cruzeiro do Sul”, realizada durante a “Semana da Asa”, em outubro de 1946.
Em 1948, na mesma prova da “Semana da Asa”, conquistou o 2º lugar. Elgita colecionou vitórias no campo aeronáutico. Realizou um grande feito para a mulher brasileira quando, em janeiro de 1954, tornou-se a primeira aviadora brasileira a voar em avião de caça a jato da Força Aérea Brasileira, o TF-7.
Empreendeu um voo de 31 minutos sobre a cidade, demonstrando, assim, o seu arrojo em façanhas aéreas. A aeronave estava a comando do Major Aviador Rui Moreira Lima, Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça. Na ocasião, Elgita teve a oportunidade de assumir a pilotagem.
“Elgita teve ocasião de ter, por alguns instantes, o comando do aparelho, sendo que este [Major Aviador Rui Moreira Lima] executou várias manobras e missões que normalmente lhe
são afetas. Durante essas manobras e missões, a aviadora se mostrou atenta a todos os movimentos do Major Moreira Lima, revelando o seu interesse pela possante aeronave e revelando excepcional sangue frio durante as acrobacias que foram realizadas a vinte e três mil pés de altura e a novecentos quilômetros horários. Ao descer o avião, o piloto do aparelho e os demais oficiais que se encontravam na Base Aérea de Santa Cruz cumprimentaram a aviadora, que é, também, jornalista, pelo seu extraordinário feito. Elgita, que se mostrava muito satisfeita com a sua nova proeza aérea, declarou à reportagem: O meu entusiasmo foi quando o Major Rui me entregou a direção do aparelho” (A Noite. 30 jan 1954)."
Obs.: Mas, certamente, a maior vitória de Elgita foi ter empreendido um voo supersônico, tornando-se a 1ª mulher sulamericana e a 4ª no mundo a vencer a barreira do som. A proeza foi conseguida no dia 18 de junho de 1959, após algumas tentativas, nas proximidades de Paris, no Centro de Ensaios em voo da Base Aérea Militar de Bretigny-sur-orge, acompanhada pelo piloto Henri Suisse, no avião “Mystere IV-N” (Dassault) com velocidade de 1.250 Km por hora, numa altitude de mais de 13.000 metros e com duração de 40 minutos.
Texto: https://www2.fab.mil.br/incaer/images/eventgallery/instituto/Opusculos/Textos/opusculo_charles_astor.pdf
Jamais serão esquecidos!
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