domingo, 8 de dezembro de 2024

Dorothy Lawrence foi uma jornalista inglesa que secretamente se passou por homem para se tornar um soldado nas trincheiras na França durante a Primeira Guerra Mundial

 Dorothy Lawrence foi uma jornalista inglesa que secretamente se passou por homem para se tornar um soldado nas trincheiras na França durante a Primeira Guerra Mundial

Dorothy Lawrence: Jornalista e sapadora no The Somme


Dorothy Lawrence foi uma jornalista inglesa que secretamente se passou por homem para se tornar um soldado nas trincheiras na França durante a Primeira Guerra Mundial. Silenciada pelo governo de contar sua história até o fim da guerra, ela publicou um livro sobre suas experiências, mas morreu na década de 1960 depois de passar mais de 30 anos trancada em um asilo para loucos. 

Lawrence nasceu em 4 de outubro de 1896 em Polesworth, Warwickshire e era filha de Thomas Hartshorn Lawrence e Mary Jane Beddall - um casal que não era casado. Como filha ilegítima, quando sua mãe morreu em 1909, Dorothea foi adotada por guardiões de confiança da Igreja da Inglaterra em Salisbury - a rica e respeitada Sra. Josephine Fitzgerald e seu marido.

Em 1911, as táticas radicais do movimento sufragista estavam por toda parte, desafiando as percepções do que as mulheres poderiam fazer e ser. Querendo se tornar uma jornalista séria, Dorothy conseguiu publicar alguns artigos no The Times e na Nash's Pall Mall Magazine. Apesar da atmosfera geral de empoderamento, o status de Dorothy como mulher limitou severamente suas perspectivas de carreira como repórter de notícias. Embora ela contribuísse regularmente para ambas as publicações, ela não teria permissão para ter sua própria assinatura, e seu trabalho jornalístico permaneceu limitado a histórias leves de entretenimento e entrevistas do show business. Com a eclosão da guerra em 1914, ela escreveu para vários jornais da Fleet Street na esperança de relatar a guerra, mas foi ridicularizada pelos editores que não conseguiram garantir acesso para seus experientes correspondentes estrangeiros do sexo masculino.

Dorothy conseguiu persuadir o editor do jornal Times a ajudá-la a obter um passaporte para atravessar o Canal até Paris. Ela convenceu um mensageiro a contrabandear sua bicicleta para o barco e, no dia de solstício de verão de 1915, ela partiu para a França, aos 19 anos, para se voluntariar como funcionária civil do Destacamento de Ajuda Voluntária - mas mesmo aqui, ela foi rejeitada.

Dorothy deixou Paris e foi para a cidade menor de Creil em busca de sua história. Uma jovem viajando sozinha, ela foi recebida com curiosidade e diversão pelo grande número de tropas entediadas esperando para serem mobilizadas. Ela parece ter passado uma quantidade considerável de tempo em cafeterias, se virando com um pouco de francês e tentando evitar mal-entendidos com os soldados que presumiram que ela estava "por amor". Depois de cerca de seis semanas, ela se cansou da realidade monótona da guerra atrás das linhas. Ela fez uma resolução: "entrar no meio disso - direto para a frente da frente". Ela arrumou sua bicicleta e voltou para Paris.

Ela decidiu que a melhor maneira de chegar onde realmente queria era entrar na zona de guerra pelo setor francês como correspondente de guerra freelance. Ela foi presa pela polícia francesa a 2 milhas da linha de frente e recebeu ordens de deixar a área. Passando a noite dormindo em um palheiro em uma floresta, ela retornou a Paris, onde concluiu que somente disfarçada ela poderia realmente obter a história que queria escrever, mas seu gênero e juventude restringiam onde ela poderia ir e as informações que poderia acessar. Ela logo percebeu que só conseguiria obter a história que queria se empreendesse uma transformação física radical.


“Vou ver o que uma garota inglesa comum, sem credenciais ou dinheiro, pode realizar.”
 
Ela fez amizade com dois soldados do Exército Britânico em um café parisiense e os convenceu a contrabandear para ela um uniforme cáqui, peça por peça, dentro da lavanderia deles; dez homens acabaram compartilhando essa façanha, mais tarde chamados em seu livro de "cúmplices cáqui". 

Ela então começou a praticar a transformação de si mesma em um soldado homem, por: achatar sua figura com um espartilho feito em casa e usar estopa e algodão para aumentar seus ombros. Ela persuadiu dois policiais militares escoceses a cortar seu cabelo longo e castanho em um estilo curto masculino. Ela escureceu sua pele com Condy's Fluid, um desinfetante feito de permanganato de potássio, raspou a pele pálida de suas bochechas na esperança de causar uma erupção cutânea de barbear e adicionou um bronzeado de graxa de sapato. Finalmente, ela pediu a seus amigos soldados que a ensinassem a treinar e marchar como eles.



Vestindo um cobertor e sem calcinha, para que os soldados não descobrissem suas anáguas abandonadas, ela obteve documentos de identidade falsos, reinventou-se como Soldado Denis Smith do 1º Batalhão, Regimento de Leicestershire, e seguiu para a linha de frente.


Visando o setor britânico do Somme, ela partiu de bicicleta. Uma fuga por pouco de um gendarme suspeito na Catedral de Amiens a desviou do curso, em direção à cidade de Albert. O horizonte da cidade era dominado pela sombra de uma estátua da Virgem Maria – que os alemães tinham usado para prática de tiro. A Virgem agora estava pendurada precariamente em um ângulo de 90 graus, e os moradores locais afirmavam que quando ela caísse, a cidade também cairia.

Enquanto se escondia em um abrigo, ela conheceu o mineiro de carvão de Lancashire que se tornou sapador da Força Expedicionária Britânica, Tom Dunn, que, seduzido pela bravura louca de Dorothy, se ofereceu para ajudá-la. Temendo pela segurança de uma mulher solitária entre soldados famintos por companhia feminina, Dunn encontrou para Lawrence uma cabana abandonada na Floresta Senlis para dormir. Durante seus 10 dias na linha de frente, ela voltava para lá todas as noites para dormir em um colchão úmido, alimentada por quaisquer rações e água que Dunn e seus colegas pudessem dispensar. Por quase duas semanas em agosto de 1915, ela conseguiu se camuflar entre os camaradas de Dunn e passar um tempo nas trincheiras infestadas de atiradores de elite do Somme — a única mulher britânica a fazer isso. 

Em seu livro posterior, ela escreve que Dunn encontrou seu trabalho como sapadora na 179 Company of The Royal Engineers, que era uma empresa especializada em colocação de minas e túneis que operava a 400 jardas da linha de frente. Lawrence escreve que ela estava diretamente envolvida na escavação de túneis, mas isso pode não ser verdade. Evidências e correspondências posteriores da época após sua descoberta pelas autoridades do Exército Britânico, incluindo os arquivos de Sir Walter Kirke do serviço secreto da BEF, sugerem que ela não realizou esse trabalho de escavação altamente qualificado, mas ela ainda estava em liberdade e trabalhando nas trincheiras em alguma capacidade.

Rebecca Nash, curadora do Royal Engineers Museum, explica: 
'O uniforme dos sapadores teria dado a Dorothy alguma margem de manobra para se movimentar – os escavadores de túneis tinham uma espécie de direito de vagar. Eles não estavam sujeitos às mesmas restrições militares que os soldados de infantaria, por exemplo, e frequentemente apareciam sem que o comandante de um regimento de infantaria tivesse sido informado.   Era a cobertura perfeita.'
 
O biógrafo de Dorothy Lawrewnces, Simon Jones, que também é o maior especialista britânico nos túneis do Somme, não está totalmente convencido pelo relato de Dorothy. Ele revela: 

'Sou cético em relação às passagens do livro em que Dorothy fala sobre a construção de túneis sob a linha de frente, mas não há dúvida alguma de que ela estava nas trincheiras e que estava disfarçada de homem.'

O pedágio do trabalho e de esconder sua verdadeira identidade logo deu a Dorothy calafrios constantes, reumatismo e desmaios. Preocupada que se ela precisasse de atenção médica seu verdadeiro gênero seria descoberto e os homens que tinham feito amizade com ela estariam em perigo, após 10 dias de serviço ela se apresentou ao sargento comandante, revelou ser uma civil do sexo feminino e foi prontamente colocada sob prisão militar. 

Levada para a sede da BEF e interrogada como possível espiã por um coronel, que a declarou prisioneira de guerra, ela teve um ataque de riso - "Eu realmente não consegui evitar", ela escreveu.

De lá, ela foi levada a cavalo pelo país até o quartel-general do Terceiro Exército em Calais, onde foi interrogada por seis generais e aproximadamente vinte outros oficiais. Eles não riram - mas, ainda assim, nos relatos a cena soa cômica.

'Esta pequena mulher de calças parecia tão ridícula, conduzida solenemente por três soldados e depositada diante de 20 homens envergonhados.'

Ela não percebeu que o termo depreciativo "seguidora do acampamento", que eles usavam para descrevê-la, era na verdade uma gíria do exército para "prostituta", e ela lembrou mais tarde: 

"Nós conversamos firmemente com propósitos cruzados. Do meu lado, eu não tinha sido informado sobre o que o termo significava, e do lado deles, eles continuaram sem saber que eu permanecia ignorante! Então, muitas vezes eu parecia estar mentindo."

Os homens que a interrogaram não conseguiam entender suas reais motivações para fazer a jornada traiçoeira até o coração da luta. De Calais, ela foi levada para Saint-Omer e interrogada novamente. O Exército ficou muito envergonhado por uma mulher ter violado a segurança e temia que ainda mais mulheres assumissem papéis masculinos durante a guerra se sua história vazasse, mas Dorothy sabia que tinha o furo de sua vida, uma história que incendiaria a Fleet Street - mas apenas se ela conseguisse publicá-la. 

Por ordem de um juiz desconfiado, temendo que ela pudesse liberar informações de inteligência sensíveis para o domínio público, ela foi ordenada a permanecer na França até depois da Batalha de Loos. Mantida no Convento de Bon Pasteur por 2 semanas, ela foi obrigada a jurar que não escreveria sobre suas experiências, e teve que assinar uma declaração juramentada para esse efeito, ou seria enviada para a prisão. 

Enviada de volta a Londres, ela atravessou o Canal da Mancha na mesma balsa que Emmeline Pankhurst, que a convidou para falar em uma reunião de sufragistas e se dirigir às crescentes fileiras de mulheres desesperadas para contribuir com o esforço de guerra da Grã-Bretanha. 

Uma vez em Londres, Dorothy tentou escrever sobre suas experiências para a The Wide World Magazine, uma revista mensal ilustrada sediada em Londres, mas foi rapidamente silenciada pelo War Office, que invocou o Defence of the Realm Act de 1914 para impedi-la. Dorothy foi proibida de contar sua história inspiradora por meio de artigos de jornal ou palestras públicas até depois do Armistício em 1918. A correspondência mantida pelo Harry Ransom Centre na Universidade do Texas em Austin inclui uma carta de Dorothy dizendo que ela teve que descartar seu primeiro livro sob instruções diretas do War Office. A carta está no papel timbrado da The Wide World Magazine, então não há dúvida de que Dorothy estava dizendo a verdade.

Mais tarde, ela comentou:
“ Ao fazer essa promessa, sacrifiquei a chance de ganhar dinheiro com artigos de jornal escritos sobre essa aventura, como uma garota obrigada a ganhar a vida.

Ela rascunhou um livro nos meses seguintes ao seu retorno a Londres, mas queimou-o em desespero logo depois. Sua saúde física entrou em declínio devido ao "envenenamento séptico" contraído por água suja na França; e sua saúde mental também sofreu. Mais tarde, ela escreveu sobre uma "queixa nervosa" que a fez tremer tanto que ela "não conseguia segurar uma caneta facilmente". Esses sintomas foram talvez as manifestações iniciais de uma doença que, não controlada e mal compreendida, iria consumi-la. É possível que Dorothy estivesse sofrendo de uma forma de estresse pós-traumático após suas experiências no norte da França.

Ao retornar a Londres com a saúde frágil e sem um lar ou qualquer perspectiva de emprego, seria bem possível que Dorothy tivesse escolhido buscar ajuda de sua antiga guardiã rica, a Sra. Fitzgerald, mas algo terrível aconteceu entre Dorothy e Josephine que levou a uma ruptura irreconciliável. Doente e incapaz de explicar seus sintomas psiquiátricos para aqueles ao seu redor, Dorothea eventualmente confessou tudo a Josephine – junto com sua intenção de publicar sua história de guerra. Josephine ofereceu a Dorothy um ultimato que ela não aceitou. Quando Josephine morreu, ela deixou dinheiro para vários "afilhados" – mas nada para Dorothy.

 
Em 1919, Dorothy estava morando em quartos alugados em Canonbury, Islington, havia garantido um contrato de livro com a John Lane Publishers e finalmente publicou um relato de suas experiências: Sapper Dorothy Lawrence: The Only English Woman Soldier. Embora o livro tenha sido bem recebido na Inglaterra, América e Austrália, as críticas foram menos do que favoráveis, e ele ainda foi fortemente censurado pelo War Office. A Spectator Magazine descreveu Dorothy em sua crítica de setembro de 1919 de seu livro como uma "aberração feminina". Com o mundo desejando se curar das cicatrizes da guerra e avançar para os loucos anos 20, o livro não se tornou o enorme sucesso comercial que Dorothy esperava que fosse. 




Sem renda e sem credibilidade como jornalista, em 1925 suas ações cada vez mais erráticas foram levadas à atenção das autoridades. Ela confidenciou reservadamente a um médico que havia sido estuprada na adolescência pelo marido de seu guardião da igreja e, sem família para cuidar dela, foi levada para um orfanato e mais tarde foi considerada louca. Talvez a ruptura entre Dorothy e a Sra. Fitzgerald tenha ocorrido porque Dorothy também contou ao seu guardião sobre o estupro - mas a mulher cristã convicta se recusou a acreditar em sua filha adotiva.

Internada primeiro no Hospital Psiquiátrico do Condado de Londres em Hanwell em março de 1925, Dorothy foi mais tarde institucionalizada no Asilo de Lunáticos Colney Hatch em Friern Barnet, Norte de Londres. Não há evidências de que suas alegações de estupro contra o Sr. Fitzgerald tenham sido levadas a sério ou tenham sido investigadas mais a fundo. Em notas médicas, sua única amiga é nomeada como Sra. Fitzgerald de Salisbury, mas Josephine nunca mais fez contato com Dorothy e morreu logo depois. Em nenhum lugar nos registros médicos de Dorothy há menção a outros visitantes.

Dorothy ficou encarcerada no asilo por chocantes 39 anos até sua morte solitária no Hospital Friern em 1964. Ela foi enterrada em uma cova de indigente no Cemitério New Southgate, onde hoje o local de seu túmulo não está mais claro.

Por que Dorothy morreu tragicamente sozinha em um hospício? É possível que ela tenha sido declarada louca só porque ousou falar sobre suas alegações de estupro e já era vista como uma mulher perigosa e subversiva com problemas psiquiátricos. Um século atrás, a palavra de um homem rico da Igreja sempre teria sido acreditada mais do que a de uma mulher, e esposas ricas frequentemente apoiavam seus maridos por razões sociais e financeiras, independentemente do que fizessem. É possível que a Sra. Fitzgerald não pudesse imaginar que seu marido fosse capaz de algo tão terrível - então a única outra explicação em sua mente era que Dorothy era louca.

O biógrafo de Dorothy, Simon Jones, diz:

Na época em que foi internada, seu relato do estupro foi visto como um comportamento delirante e maníaco, mas se fosse verdade, poderia explicar por que ela fez o que fez durante a 1ª Guerra Mundial. Sabemos hoje que as vítimas de abuso sexual não valorizam seu próprio bem-estar – Dorothy se colocou deliberadamente em perigo ao ir para a França? Se ela entendia o perigo em que estava, não parecia temê-lo. Albert no Somme naquela época era um lugar que até os soldados tentavam evitar – eles até se machucavam deliberadamente – mas ela foi direto para lá.'
 
Jones descobriu mais tarde que as alegações de estupro de Lawrence eram suficientemente convincentes para serem incluídas em seus registros médicos, que estão mantidos nos Arquivos Metropolitanos de Londres, mas não estão disponíveis para acesso geral.

Em 2003, Richard Bennett, neto de Richard Samson Bennett, que era um dos outros soldados, junto com Dunn, que ajudaram Lawrence na França, encontrou uma nota dela nos arquivos de correspondência do Royal Engineers Museum em Chatham, Kent. Em uma investigação mais aprofundada, o historiador de East Sussex Raphael Stipic encontrou uma carta escrita por Sir Walter Kirke sobre Lawrence. O historiador militar Simon Jones então encontrou uma cópia do livro de Lawrence no REM e começou a coletar notas para escrever sua biografia.

Sua história mais tarde se tornou parte de uma exposição no Imperial War Museum sobre mulheres na guerra. A curadora Laura Clouting disse: 

'Esta era uma época em que não havia provisão para mulheres se juntarem a qualquer ramo dos Serviços e elas nem sequer podiam trabalhar em fábricas de munições. A maioria delas estava envolvida em arrecadação de fundos para caridade ou sucumbiu à mania de tricô. Estamos incluindo Dorothy Lawrence porque ela provou ser a exceção à regra.'
 
Finalmente, mais de 100 anos depois de Dorothy Lawrence se tornar uma Sapper no Somme, seu lugar na história está finalmente garantido. Duas peças e um filme foram feitos sobre sua vida e suas experiências nos últimos anos.

Lizzie Crarer escreveu e dirigiu recentemente uma peça de 2 mãos chamada "Over the Top: The True Life Tale of Dorothy Lawrence" com a companhia de teatro The Heroine Project Presents , que visa dar voz a mulheres da história que foram esquecidas ou mal representadas. A produção excursionou pelo Reino Unido entre 4 de março e 11 de julho de 2016.

Julie McNamara também escreveu uma peça chamada "The Disappearance of Dorothy Lawrence", que estreou no The Pleasance Theatre, Londres, em 25 e 26 de setembro de 2015 e foi dirigida por Paulette Randall MBE. O elenco incluía Penelope Freeman como Dorothy e Suni La, Gareth Turkington, Simon Balcon, Matthew Gurney e Becky Allen.

  Macnamara também escreveu e dirigiu o curta-metragem Blue Pen , que foca em dez jornalistas mulheres cujas vozes foram silenciadas pela censura, confinamento em instituições e abuso. Embora amplamente ambientado nos dias atuais, o título do filme se refere à prática do governo em tempo de guerra de censurar cartas e relatórios da frente de batalha.

"Eu estava considerando o número de jornalistas mulheres que desapareceram e foram executadas até hoje", diz McNamara, que também é diretora artística da companhia de teatro Vital Xposure, sediada em Hackney. "Então comecei a fazer um curta-metragem experimental sobre censura e caneta azul, e a história de Dorothy Lawrence foi o trampolim para isso. Blue Pen é mais um filme de arte do que qualquer outra coisa e não é um filme dramático”, diz McNamara. “Começa com a verdade da história de Dorothy Lawrence e cria na mente do público uma atmosfera de interrogatório de Dorothy Lawrence e o que aconteceu com ela. “Então, ele passa a dar dez nomes da última década que desapareceram, a maioria foi executada, e então a pergunta final que resta é: qual é a periculosidade das mulheres dizerem a verdade?”

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/renata-black-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/princesa-kathrin-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/apresentacoes-da-princesa-meah.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-pearl-sinclair.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_8.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/taiwan-joia-reluzente-da-asia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/henrique-i-da-franca-nascido-4-de-maio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/antonio-luis-duarte-nascido-14-de-maio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/vicencia-de-veres-nascida-cerca-1654.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/tudo-comecou-em-1946-no-tradicional.html

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/empadao-de-frango-facil.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/repolho-recheado-com-carne-moida-e-arroz.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/costeleta-de-cordeiro-ao-molho-de-ervas.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/bolinho-de-peixe-com-molho-sisciliano.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/imagine-estar-no-seu-posto-sabendo-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/chamam-se-sauvas-as-formigas.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/os-assassinatos-em-serie-sofridos-dos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/frequentemente-considerado-o-quarto.html

https://qr.ae/p2LUt0

https://qr.ae/p2Ldqx

https://qr.ae/p20Xq9

https://qr.ae/p20RVe

https://qr.ae/p201VF

https://qr.ae/p20TPd 

https://qr.ae/p20P4Q

https://qr.ae/p20MLi

https://qr.ae/p205Jv

https://qr.ae/p20bm6

https://qr.ae/p20OSk

https://qr.ae/p20L1w

https://qr.ae/p2fXk1

https://qr.ae/p2fR6T

https://qr.ae/p2fg78

https://qr.ae/p2fOdW

https://qr.ae/p2fWjr

https://qr.ae/p2fQfj

https://qr.ae/p2fL9T

https://qr.ae/p2f0e1

https://qr.ae/pYXC4c 

https://qr.ae/pYXFbD

https://qr.ae/pYXo1s

https://qr.ae/pYXVUr

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/a-historia-dos-tres-pescadores-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/o-bebe-diabo-de-antonina-tudo-teve.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/marisa-tomei.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/britney-jean-spears.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/iansa-onira-amiga-de-oxum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/vocabulario-associado-ao-orixa-exu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/vocabulario-associado-ao-orixa-xango.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/zambi-deus-para-o-candomble-bantu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/as-cores-das-velas-no-culto-aos-orixas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/lista-de-folhas-usadas-no-culto-aos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/as-flores-de-xango.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/prosa-de-umbanda-exu-gira-mundo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/serie-prosa-de-umbanda-de-consulente.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/serie-prosa-de-umbanda-o-cambone-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/contos-de-seu-ze-pelintra-malandros-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/contos-de-seu-ze-pelintra-vovo-catarina.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/voce-ja-ouviu-falar-das-criancas-indigo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/ze-pelintra-na-umbanda-e-sua-falange-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-historia-de-pai-casemiro-comeca-nos.html

 

https://qr.ae/p2Ltql

https://qr.ae/p2LbRh

https://qr.ae/p2LUt0

https://qr.ae/p2Ldqx

https://qr.ae/p20Xq9

https://qr.ae/p20RVe

https://qr.ae/p201VF

https://qr.ae/p20TPd 

https://qr.ae/p20P4Q

https://qr.ae/p20MLi

https://qr.ae/p205Jv

https://qr.ae/p20bm6

https://qr.ae/p20OSk

https://qr.ae/p20L1w

https://qr.ae/p2fXk1

https://qr.ae/p2fR6T

https://qr.ae/p2fg78

https://qr.ae/p2fOdW

https://qr.ae/p2fWjr

https://qr.ae/p2fQfj

https://qr.ae/p2fL9T

https://qr.ae/p2f0e1

https://qr.ae/pYXC4c 

https://qr.ae/pYXFbD

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/fanny-e-stella-um-caso-que-chocou.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/maria-do-carmo-miranda-da-cunha.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-princesa-isabel-foi-segunda-filha-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/dos-tempos-que-candido-de-abreu-alagava.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/moinho-de-trigo-das-industrias-reunidas.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/theofilo-soares-gomes-mais-conhecido.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/a-bela-serena-e-pacifica-curitiba-nos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/catedral-de-curitiba-ainda-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/avenida-jaime-reis-com-alameda-doutor.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/a-tomada-por-tropas-gauchas-na.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/leocadio-jose-correia-1848-1886-nasceu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/1927-grande-explosao-do-deposito-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/ildefonso-pereira-correia-1849-1894-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/chegada-do-conselheiro-zacarias-gois-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/ilhas-shetland-e-beleza-varrida-pelo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/cornualha-onde-o-prado-encontra-o-mar.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/carlos-magno-rei-dos-francos-que-se.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/monstro-fossil-de-tres-olhos-fossil-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/afrodite-bela-deusa-do-amor.html

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/zooey-deschanel-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/lana-del-rey-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/megan-fox-tambem-conhecida-como-megan.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/taylor-swift-tambem-conhecido-como-ts.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/yakissoba-chines.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/file-de-pescada-ao-molho-bechamel.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/coxa-e-sobrecoxa-de-frango-assado-ao.html

https://qr.ae/p2Lhno

https://qr.ae/p2Ltql

https://qr.ae/p2LbRh

https://qr.ae/p2LUt0

https://qr.ae/p2Ldqx

https://qr.ae/p20Xq9

https://qr.ae/p20RVe

https://qr.ae/p201VF

https://qr.ae/p20TPd 

https://qr.ae/p20P4Q

https://qr.ae/p20MLi

https://qr.ae/p205Jv

https://qr.ae/p20bm6

https://qr.ae/p20OSk

https://qr.ae/p20L1w

https://qr.ae/p2fXk1

https://qr.ae/p2fR6T

https://qr.ae/p2fg78

https://qr.ae/p2fOdW

https://qr.ae/p2fWjr

https://qr.ae/p2fQfj

https://qr.ae/p2fL9T

https://qr.ae/p2f0e1

https://qr.ae/pYXC4c 

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/o-funchal-e-uma-cidade-e-um-municipio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/faro-e-uma-cidade-portuguesa-e-capital.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/braga-e-cidade-portuguesa-capital-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/aveiro-e-uma-cidade-portuguesa-capital.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/restaurante-santa-fe-66-em-blumenau.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/sushi-dojo-delivery-em-blumenau-santa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/villa-do-vale-bistro-em-blumenau-santa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/restaurante-internacional-em-blumenau.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/e-da-sua-epoca-voce-se-lembra-do-album.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/francisca-de-almeida-torres-nascida-8.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/jose-carlos-pereira-de-almeida-torres.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/antonio-de-almeida-torres-nascido-12-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/izabel-luis-tigre-nascida-cerca-1669.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/penne-ao-molho-branco-de-presunto-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/sopa-nutritiva-e-deliciosa-de-abobora.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/bavaroise-de-morango-com-base-de-bolo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/rocambole-de-banana-delicioso.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/valongo-e-uma-cidade-portuguesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/matosinhos-e-uma-cidade-portuguesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/gondomar-e-uma-cidade-portuguesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/o-porto-e-uma-cidade-portuguesa-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/butiquin-wollstein-garten-em-blumenau.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/gulas-natural-food-em-blumenau-santa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/bonassoli-em-blumenau-santa-catarina.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/antiga-igreja-da-colonia-orleans.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/quando-paranagua-era-comarca-do-sul-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/grupo-escolar-cristo-rei-1954-texto.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/vista-da-rua-nicaragua-no-bacacheri-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/vista-da-rua-presidente-faria-em-obras.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/inicio-da-colonia-lamenha.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/relembrando-o-lar-das-meninas-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/estava-lembrar-do-leiteiro-moravamos-na.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/antiga-sede-do-banco-do-brasil-curitiba.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/e-da-sua-epoca-voce-se-lembra-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/francisco-de-melo-coutinho-nascido.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/catarina-goncalves-melo-coutinho.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/bras-domingues-veloso-nascido_29.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/suzan-charlott-samways-suzan-charlott.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/william-george-pugsley-nascido-25-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/frango-francesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/bolo-de-goiabada-diferente.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/bolo-de-abacaxi-com-recheio-de-leite.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/torta-de-polenta-com-carne-seca.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/o-seixal-e-uma-cidade-portuguesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/odivelas-e-uma-cidade-portuguesa-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/o-barreiro-e-uma-cidade-portuguesa-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/a-amadora-e-uma-cidade-portuguesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/08/soul-cafe-vinhos-companhias-em-blumenau.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário