História do Ferry Boat
Até pouco tem, por volta de 1958, o único acesso disponível para o município dava-se através de pequenas embarcações, isso começou a gerar muitas perdas econômicas ao local, e nesse mesmo ano, devido a isso o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), passou a dar maior atenção ao objetivo de ligar Guaratuba com o balneário de Caiobá, o projeto inicial tratava-se de uma ponte, porém a obra não passou de um projeto que não daria certo pois na época a falta de tecnologia e recursos inviabilizava a execução da obra.
Deixando de lado a ideia da ponte, inicia-se o estudo para implantação de um ferry boat, que deveria ser capaz de transportar carros e caminhões. Em 1959 dá-se inicio as obras do ferry boat com o aterro necessário para construção de trapiches em Guaratuba e o balneário de Caiobá, onde seriam as chegadas da embarcação.
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Aterro para construção do trapiche
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Construção do trapiche
O segundo passo das obras foram as construções das estradas de acesso ao ferry boat, porém os locais por onde deveriam passar as estradas eram ocupados por moradores, e devido a isso, o diretor geral das obras do ferry boat tratou de conseguir documentos da capitania dos portos, identificando então que os moradores estavam e situação irregular e deveriam se retirar do local. Casas foram destruídas e moradores ficam sem moradia, isso gerou uma serie de processos e a solicitação do embargo das obras, porém isso não ocorreu e as obras seguiram.
A segunda solicitação de embargo das obras teve como responsável a Capitania dos Portos, que alegava que o aterro realizado era impróprio para suportar o trapiche devido as correntes marítimas e a condição geográfica do local. Ignorando as intimações, o diretor geral prossegue seu trabalho, e antes mesmo da Capitania notificar o DER as obras já estavam conluídas.
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Diretor Geral da Obra, Lolô Cornelsen.
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Ferry Boat, inicialmente com capacidade para 10 veículos.
Em 1960 ocorre a inalguração da travecia do ferry boat Caiobá-Guaratuba.
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