Brasílio Itiberê da Cunha Ferreira Luz, também conhecido como Brasílio Itiberê II (Curitiba, 17 de maio de 1896 - Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1967)
Brasílio Itiberê da Cunha Luz | |
---|---|
Retrato de Brasílio Itiberê da Cunha Luz. | |
Informação geral | |
Nome completo | Brasílio Itiberê da Cunha Ferreira Luz |
Também conhecido(a) como | Brasílio Itiberê II |
Nascimento | 17 de maio de 1896 |
Origem | Curitiba, Paraná |
País | Brasil |
Local de morte | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro |
Gênero(s) | música erudita |
Ocupação(ões) | compositor, escritor |
Brasílio Itiberê da Cunha Ferreira Luz, também conhecido como Brasílio Itiberê II (Curitiba, 17 de maio de 1896 - Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1967) foi um folclorista, músico e escritor brasileiro.
Biografia
Nascido em Curitiba, era sobrinho de Brasílio Itiberê da Cunha, João Itiberê da Cunha e do Monsenhor Celso Itiberê da Cunha.[1]
Morando no Rio de Janeiro, onde transferiu residência para cursar Engenharia Civil, participou de movimentos literários na então capital brasileira e ajudou a fundar a Revista Festa (revista modernista) e com os conselhos de Villa-Lobos e Pixinguinha, abandonou a engenharia para dedicar-se a música[2].
Foi professor de folclore no Instituto de Artes da antiga Universidade do Distrito Federal e do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. Na Revista Festa, escreveu alguns dos mais significativos contos do modernismo brasileiro[3].
Entre suas mais conhecidas composições, podemos citar: Suíte Litúrgica Negra, Trio nº1, Oração da Noite, O Canto Absoluto, Estâncias, Epigrama.
Como prosador e poeta, escreveu: Ora Vejam Só, Seu Jujuba...(1963); Mangueira, Montmartre e Outras Favelas - Viagens e Várias Histórias (1970).
Obras de Brasílio Itiberê da Cunha Luz
- Invenção nº 1, 1934
- Poema para Klavier, 1936
- Seis Estudos, 1936
- Ponteio para São João, 1938
- Cordão de Prata, 1939
- Suíte Litúrgica Negra para Klavier, 1939
- A Infinita Vigília para Coro, 1941
- O Cravo Tropical para Klavier, 1944
- Introdução e allegro, 1945
- Duplo Quinteto, 1946
- O Canto Absoluto para Coro, 1947
- A Dor, meu Senhor para Coro
- Contemplação para Coro
- Rito do Irmão Pequeno para Coro
- Oração da Noite para Coro
- Invocação para Klavier
- Canto e Dança Suite para Klavier
- Toccata para Klavier
- Quarteto de Cordas número 1
- Trio número 1
- Introdução e Allegro para Flöte, Klavier e Streichquartettsexteto
- Epigrama para Coro
- Prelúdio Vivaz para Orquestra
- Salmo 150 para Coro e Orquestra
Referências
- ↑ Brasílio Itiberê da Cunha Luz, o Brasílio Itiberê II Universidade Federal de Campina Grande (site consultado em 9 de setembro de 2011)
- ↑ Itiberê, Brasílio Ferreira da Cunha Luz CP Musical (site consultado em 9 de setembro de 2011)
- ↑ Itiberê, Cartola e outros tempos Site Am@r Sombras (site consultado em 9 de setembro de 2011)
Referências bibliograficas
- MURICY, José Candido de A. Panorama do Conto Paranaense. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1979.
- Revista Festa, 1° fase, n° 5: 1928.
Nenhum comentário:
Postar um comentário