Um Argonauta, um dos animais mais antigos da Terra!
Um Argonauta, um dos animais mais antigos da Terra!
Foi colocado de volta na água.
Argonauta argo é uma espécie de molusco cefalópode da ordem Octopoda com distribuição natural cosmopolita, presente nas águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
Os machos dos argonautas, com apenas alguns centímetros de comprimento, medem apenas 10% do tamanho das fêmeas da sua espécie, pois falta-lhes a delicada concha calcária que elas segregam, onde incubam os ovos e que contêm bolsas de ar que permitem subir e descer na coluna de água. Essa grande diferença de tamanho, como é natural, torna-se um problema durante o acasalamento. Embora os desígnios da evolução sejam insondáveis, o pequeno polvo argonauta conseguiu encontrar forma de contornar o problema.
Os machos contam com um tentáculo modificado que faz as vezes de órgão sexual masculino. Trata-se, em concreto, do terceiro braço, que está adaptado para armazenar espermatozóides e os gâmetas masculinos. Deste modo, quando uma fêmea está nas imediações, o macho liberta o seu hectocótilo (o nome do tentáculo-pénis), que se agita como um verme e penetra no saco de ovos da fêmea, fertilizando-os. Em alternativa, a fêmea pode armazenar alguns hectocótilos, tornando a identificação da paternidade difícil de determinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário