segunda-feira, 12 de junho de 2023

Yuia foi um poderoso cortesão egípcio da décima oitava dinastia. Ele era casado como Tuiu, uma egípcia nobre.

 Yuia foi um poderoso cortesão egípcio da décima oitava dinastia. Ele era casado como Tuiu, uma egípcia nobre. 


Nenhuma descrição de foto disponível.

Yuia foi um poderoso cortesão egípcio da décima oitava dinastia. Ele era casado como Tuiu, uma egípcia nobre. Sua filha Tiy tornou-se a Grande Esposa Real de Amenófis III. Eles também foram os pais de Ay, um cortesão egípcio durante o reinado do faraó Aquenáton, e que eventualmente tornou-se faraó conhecido como Kheperkheprure Ay. Entretanto, não há evidências conclusivas afirmando o parentesco de Yuia e Ay, apesar de que os dois certamente são descendentes de Akhmim. Sabe-se também que Yuia e Tuiu tiveram um filho chamado Anen, que carregou títulos de Chanceler do baixo Egito, Segundo Profeta de Amon, Sacerdote de Heliópolis e Pai Divino.

Yuia veio do Alto Egito da cidade de Akhmim, onde provavelmente era dono de uma grande propriedade e membro da nobreza local. Suas origens permanem incertas.

Como o estudo de sua múmia mostrou, Yuia foi um homem mais alto do que a média, e o anatomista Grafton Elliot Smith considerou que sua aparência não era a de um egípcio comum. Levando em conta o seu nome incomum e suas feições, alguns egiptólogos acreditam que Yuia era de origem estrangeira, embora isto não seja muito seguro.

Embora Yuia tenha vivido no Alto Egito, uma área que foi predominantemente de Egiptos nativos, ele pode ter assimilado uma descendência de imigrantes asiáticos ou escravos que se tornaram membros da nobreza de Akhmim. Se Yuia não era estrangeiro, ele pode ter sido um egípcio que teve a filha casada com Amenófis III.

Yuia e sua esposa Tuia foram enterrados no Vale dos Reis, onde sua tumba privada KV46 foi descoberta em 1905. Na foto, a múmia de Yuia

Nenhum comentário:

Postar um comentário