Valenciennes (em neerlandês: Valencijn; em latim: Valentianae) é uma cidade e comuna do norte da França, no departamento de Nord, junto ao rio Escalda (Escaut)
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Comuna francesa | |||
Fachada do Place d'Armes | |||
Símbolos | |||
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Gentílico | valenciennois | ||
Localização | |||
Localização de Valenciennes na França | |||
Coordenadas | |||
País | França | ||
Região | Altos da França | ||
Departamento | Norte | ||
Características geográficas | |||
Área total | 13,84 km² | ||
População total (2018) [1] | 43 859 hab. | ||
Densidade | 3 169 hab./km² | ||
Altitude | 42 m | ||
Código Postal | 59300 | ||
Código INSEE | 59606 | ||
Sítio | valenciennes.fr |
Valenciennes (em neerlandês: Valencijn; em latim: Valentianae) é uma cidade e comuna do norte da França, no departamento de Nord, junto ao rio Escalda (Escaut). Em 2010 a comuna tinha 43 859 habitantes (densidade: 3 169 hab./km²).[1] A sua região metropolitana tinha 399 677 habitantes em 1999. Seus habitantes são chamados valenciennois.
História
A primeira menção de Valenciennes consta em um documento lavrado no ano de 693 e assinado por Clóvis II. No século IX a região sofreu investidas dos normandos. Durante o período Carolíngio a cidade desenvolveu-se. Em 1008 uma peste foi subsequente a uma terrível escassez frumentária assolou a região.
No século XIV, a Torre de Dodenne foi construída. No século XV, o Condado de Hainaut, Valenciennes inclusa, se tornou parte das senhorias do duque de Borgonha. Em 1524, enquanto da Guerra Italiana, o Imperador Carlos V do Sacro Império, senhor de Hainaut, acampou perto da cidade. Com suas manufaturas de lã e linho finos, a cidade era então economicamente forte.
Por volta de 1560 Valenciennes tornou-se um dos primeiros centros calvinistas. Em 1562 ali ocorreu o primeiro ato de resistência à perseguição religiosa nos Países Baixos, quando uma multidão soltou alguns protestantes condenados a ser executados na estaca. Em 1580 o controle da cidade, até então um reduto seguro para os calvinistas, foi retomado por Alessandro Farnese da qual em seguido o protestantismo foi erradicado.
Pelo Tratado de Nijmegen, o controle de Valenciennes (1678) com a circunvizinha parte sul do Condado de Hainault passaram à França, dividindo o antigo Condado ao meio. Logo depois disso Vauban visitou a cidade na sua missão por fortalecer as fronteiras setentrionais do reino da França.
A partir do dia 23 de maio 1793, durante a revolução francesa, a cidade defendida por 9 000 homens foi sitiada por 150 000 homens dos exércitos austríacos e britânicos e tomada no dia 28 de julho do mesmo ano.
Economia
Valenciennes é historicamente famosa por sua tecelagem em lã e linho. Até os anos setenta, as indústrias principais eram do aço e a têxtil. Desde então estas atividades declinaram, e as atividades focalizaram principalmente a produção de automóveis. Em 2001 a Toyota construiu ali a sua linha de montagem do Toyota Yaris na Europa Ocidental. Por conta disso, o desemprego, que era particularmente alto na região, encontra-se abaixo da média nacional.
Sistema de transportes públicos
O eléctrico de Valenciennes é um sistema dedicado de transporte público que serve Valenciennes e sua aglomeração, no norte da França. Em 2014, compreende duas linhas com um total de 33,8 km de pistas e 48 estações.
A rede moderna, que reintroduz o modo de trânsito de eléctricos (trems urbanos) após o seu abandono em 1966, foi lançada em 3 de julho de 2006 com a abertura de uma primeira seção de 9,5 km e 19 estações entre a Universidade e Dutemple. Foi alargado a Denain Espace Villars em 3 de Setembro de 2007, tendo custado 242,75 milhões de Euros.
A segunda linha entre Vieux-Condé Le Boulon e Université foi inaugurada no dia 24 de fevereiro de 2014.
Administração
Valenciennes é uma sub-prefeitura do departamento Nord.
Lista de prefeitos de Valenciennes desde 1947
- 1947 - 1988: Pierre Carous
- 1988 - 1989: Olivier Marlière
- 1989 - 2002: Jean-Louis Borloo [nota 1]
- 2002 - 2012 : Dominique Riquet [nota 2]
- 2012 - exercicío : Laurent Degallaix
Monumentos e atrações turísticas
A Linha Hindenburg passava por Valenciennes durante a I Guerra Mundial, o que levou-a a grande destruição. Valenciennes foi novamente quase totalmente destruída durante a II Guerra, sendo então reconstruída.
Alguns monumentos sobreviventes:
- A fachada da Camara Municipal, que sobreviveu aos bombardeios da guerra.
- Notre-Dame du Saint-Cordon, alvo de peregrinação anual.
- La Maison Espagnole, remanescente da ocupação espanhola, terminada em 1678.
- A Torre Dodenne, parte remanescente das fortificações medievais que Carlos V mandou destruir.
Pessoas nascidas em Valenciennes
- Cronista medieval Jean Froissart
- Rainha consorte da Inglaterra Filipa de Hainault
- pintor Antoine Watteau
- Jean-Baptiste van Mour
- escultor Jean-Baptiste Carpeaux
- desenhista Charles Eisen
- piloto de corridas Charles Nungesser
- piloto Edmond Marin La Meslée
- Jean Mineur
- actor Pierre Richard
- actor Jean Lefebvre
- arquitecto Henri Parent
- pintor e poeta Louis Cattiaux
Cidades gêmeas
- - Agrigento (Sicília, Itália)
- - Düren (Alemanha)
- - Gliwice (Polônia)
- - Medway (Inglaterra, Reino Unido)
- - Moscou (Rússia)
- - Nacka (Suécia)
- - Ôbuda (Hungria)
- - Salgótarján (Hungria)
- - Yichang (China)
Referências
- ↑ ab «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021
Ligações externas
- «Web site oficial» (em francês)
- «Descobrindo Valenciennes» (em francês)
- «História de Valenciennes» (em inglês)
- «Fortificações de Valenciennes» (em inglês)
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