quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Data - 1978 Localização - Avenida Archelau de Almeida Torres Em 1978 o Projeto CURA foi implantado em Araucária

 Data - 1978
Localização - Avenida Archelau de Almeida Torres


Em 1978 o Projeto CURA foi implantado em Araucária

Pode ser uma imagem de 4 pessoas
Data - 1978
Localização - Avenida Archelau de Almeida Torres

Em 1978 o Projeto CURA foi implantado em Araucária. Um convênio firmado entre Estado/Município, trouxe para nossa cidade uma série de beneficiamentos para as ruas que até então eram estradas de chão, com valetas a céu aberto, e com água, esgoto e luz elétrica ainda no início e com funcionamento precário, mas o principal era ver o sistema viário de Araucária, que há décadas estava com sérios problemas.
Na época da implantação deste projeto que foi dividido em duas partes, o Prefeito Municipal era o Eng. Rizio Wachowicz, a Direção do do Projeto CURA foi entregue ao Economista Michel Abrão Nassar (in memorian), a Direção do Departamento (atual Secretaria) de Urbanismo Norma Kruser, na Comec Rejindra, no Gabinete Elenize, no Departamento de Obras e Viação (atual Secretaria de Obras) o Eng. Valdomiro Volpato. Realmente um time de primeira.
A Sede de trabalhos do Projeto CURA ficou no Casarão Vila Catanduvas, antiga e já demolida Casa da Família Asseff situada na Rua Dr. Vital Brasil Estação.
Aqui temos uma das mais longas obras de asfaltamento, água, esgoto, iluminação, a Av. Archelau de Almeida Torres que até então era uma das ruas pouco visitadas e que possuía vastas áreas de campo, arvores e banhados. Podemos ver a sua extensão partindo desta esquina com a Rua Lourenço Jasiocha, algumas poucas casas havia nesta extensa avenida, as crianças estão em frente a antiga casa de Gilmar Basso, à esquerda no alto a casa de Bortolo Basso (in memorian) e logo abaixo também a residência de Francisco Bini onde também havia a sua barbearia, poucas casas haviam neste espaço.
Hoje essa é uma das mais (na minha opinião) a mais bonita das ruas de Araucária/PR., todos os anos os Ipes dão espetáculo que atraem turistas para visitas, faz ligação entre vários novos bairros e Conjuntos Habitacionais, possui uma das melhores infra estruturas da cidade, possui um comércio fervilhante nas 24 horas do dia, e é a chegada ao nosso principal ponto turistico o Parque Cachoeira.
Todos conhecem hoje a Avenida Archelau de Almeida Torres, nome dado em homenagem à um dos desbravadores de nossa cidade, um lugar que merece ser visitado, conhecido e respeitado.
Texto de responsabilidade de TEREZINHA POILY - Administradora da Página Araucaria uma cidade uma saudade
Foto do acervo de Gilmar Basso. Agradeço ao amigo João Evaldir Druszcz pelos nomes dos responsáveis pelo Projeto CURA que dentre eles, o Druzinho também fez parte do time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário