Cel Mario Marcio C. Fontanillas da Cunha - In Memoriam
Nasceu em 15 de junho de 1920 no Mato Grosso. Com 17 anos, em 1937, foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Com 1,75 metros de altura (alto para média nacional) era atleta da escola e depois da Academia Militar, no atletismo e boxe. Era descrito por colegas como um Cadete sério e de pouca conversa.
Ele defendeu a Escola Militar na taça Lage, juntamente com o colega Rui Moreira Lima em 1940.
Campeonato Carioca de Atletismo de 1940. Mario Marcio na pista 2 numa bela passagem de barreira, durante a prova de 110 metros com barreiras altas, vendo-se, na pista 3, o atleta Hélio Dias Pereira, ambos defendendo as corres do Fluminense F.C.
Campeonato Carioca de Atletismo de 1941. O cadete Mario Marcio passando barreiras altas, na prova de 110 metros com barreiras, seguido de perto por três outros concorrentes, o da pista 1 era o cadete Pitaluga, também mato-grossense:
Em 1943, com 23 anos, foi declarado Aspirante e serviu em Corumbá. Foi voluntário para a FEB e foi para a Itália cm 2º Tenente (1G-178914) em 22/09/1944 com o 11º Regimento de Infantaria.
Em 25 de agosto de 1944, no acampamento de Vada, na Solenidade Militar em comemoração ao "Dia do Soldado Brasileiro", que contou com a presença do general Mark Clark, comandante do V Exército, que passou em revista o Destacamento Tático, comandado pelo general Zenóbio da Costa. O 2º Ten Mario Marcio foi o porta-bandeira.
O Ten Mario Marcio, observador da Companhia de Obuses do 11º Regimento de Infantaria, entre o Oficial de Operações (S/3), à esquerda, e o Capelão de seu regimento:
Fotografia enviada para sua mãe em dezembro de 1944, poucos dias antes de ser gravemente ferido, na Itália:
Uma granada de tempo o pegou (detona depois de alguns segundos). Tentou jogar de volta e foi ferido, escreveu o jornalista Rubem Braga.
O 2º Tenente Mario Marcio de cadeira de rodas com oito feridos brasileiros:
Em companhia de duas enfermeiras nos EUA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário