domingo, 15 de outubro de 2023

HISTORIANDO O ENTÃO GYMNASIO PARANAENSE

 HISTORIANDO O ENTÃO GYMNASIO PARANAENSE


Nenhuma descrição de foto disponível.
O Ginásio Paranaense, em foto de 1916.
(Foto: Casa da Memória de Curitiba)

Nenhuma descrição de foto disponível.
Em 1918 é criado o "Gymnásio Paranaense Internato", localizado no Palacete Loureiro, na esquina da Avenida Marechal Floriano com Sete de Setembro.
(Foto: Acervo IHGPr)

Nenhuma descrição de foto disponível.
O Gymnasio Paranaense recém-inaugurado, em 1904, com áscuas do seu entorno ainda em puro barro.
(Foto: Acervo IBGE)
HISTORIANDO O ENTÃO GYMNASIO PARANAENSE
A história do "Gymnasio Paranaense" começa oficialmente antes da criação do Estado do Paraná. Começa em 1846, quando é criado e instalado em uma casa alugada no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes, com o nome "Licêo de Coritiba".
Oito anos depois (1854), o governo provincial constrói sua primeira Sede, na Rua da Assembleia (hoje Rua Doutor Muricy), que ali permaneceu por 18 anos.
Em 1872, o Governo Provincial adquire para a sede do Licêo, a casa do Comendador Manoel Antonio Guimarães (Visconde de Nacar), um imóvel situado na Rua Aquidaban (atual Rua Emiliano Perneta). Em 12/04/1876, o Licêo passa a denominar-se "Instituto Paranaense", o qual foi visitado pelo Imperador Dom Pedro II em 1880. Com a Reforma do Ensino em 1892, o Instituto Paranaense passa a denominar-se "Gymnásio Paranaense", e permanece na Emiliano até 1903.
Em 1904, o governo do Estado, procurando dotar Curitiba de uma instituição de nível secundário que pudesse ser distinguida pelas suas inovações, construiu sua terceira sede própria, inaugurada na Rua Borges de Macedo (atual Rua Ébano Pereira) onde hoje está instalada a Secretaria de Estado da Cultura. Além das tradicionais salas de aula e biblioteca, o novo edifício contou com salas especiais para algumas disciplinas: Física, Química, Desenho e História Natural, além de uma sala exclusiva denominada Cinema Educativo.
Em 1918 é criado o "Gymnásio Paranaense Internato", localizado no Palacete Loureiro, na esquina da Avenida Marechal Floriano com Sete de Setembro. Após algum tempo passa para o prédio do Colégio Diocesano e Seminário, na Rua Bispo Dom José.
Em 10/07/1942, o Gymnásio Paranaense passa denominar-se Colégio Paranaense Externato. Em 06/01/1943, o Presidente da República, muda a denominação para "Colégio Estadual do Paraná". Então é lançada a pedra fundamental do novo prédio, na Praça Santos de Andrade, porém a construção da nova sede foi julgada possuir área insuficiente para a necessidade do colégio, por isso, em 1944 é desapropriada a Chácara da Glória, na avenida João Gualberto, iniciando-se ali a construção da atual sede, Inaugurada em 1950.
Paulo Grani

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

 

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

 

https://qr.ae/pKhhAO

https://qr.ae/pKhn5v

https://qr.ae/pKhKKW

https://qr.ae/pKhseY

https://qr.ae/pKhYMZ

https://qr.ae/pKh9Vo

https://qr.ae/pKhawY

https://qr.ae/pKhVmI

https://qr.ae/pKhxZ3

https://qr.ae/pKtRxN

https://qr.ae/pKt1cN

https://qr.ae/pKtpzv

https://qr.ae/pKtGTl

https://qr.ae/pKthAj

https://qr.ae/pKtnWv

https://qr.ae/pKtPOO

https://qr.ae/pKtkQD

Nenhum comentário:

Postar um comentário