Sumário do Post
Cuidados essenciais e o que levar para fazer a Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros Tomar vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque, a doença transmitida pelo mosquito é endêmica na região. Seguro viagem . Não se esqueça de fazer um seguro viagem para garantir tranquilidade para você e sua família. Muito necessários principalmente em viagens de ecoturismo.Use roupas adequadas, boné, tênis ou outro calçado fechado, protetor solar e repelente, tênis ou bota de trilha. Casaco ou jaqueta. Apesar do calor durante o dia, as noites na Chapada dos Veadeiros podem ser frias, principalmente no inverno. Leve um casaco ou jaqueta que te aqueça e que seja impermeável, caso chova. Leve bastante água e lanches leve. Evite carregar excesso de peso. Leve uma boa câmera fotográfica. Se possível a prova d’água para registrar seus melhores momentos. Kit de primeiros socorros. Com itens básicos como band-aid, gaze, esparadrapo, antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, antialérgico, etc. Lanterna. Algumas trilhas podem demorar mais do que o previsto e você pode acabar voltando no escuro. Saco plástico. Para recolher o que você consumir ou descartar durante o passeio. Depois, jogue no lixo adequado na cidade ou na pousada. Siga as normas e as orientações dos funcionários do parque, condutores de visitantes e bombeiros, especialmente nas áreas de banho. Leve dinheiro em espécie, algumas atrações só aceitam pagamento em dinheiro. nem todos os lugares têm sinal de internet, dificulta transações com cartão de crédito. A melhor época para fazer a travessia das Sete Quedas É entre os meses de junho a novembro, que é o período de seca na região. No período chuvoso, as cachoeiras e rios ficam muito cheios e existe o risco de tromba d’água, por isso a travessia fica fechada.
No período de seca, a umidade relativa do ar fica baixa, a caminhada fica mais cansativa, é muito importante consumir bastante água.
Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO Como reservar seu lugar para a Travessia das Sete Quedas Para fazer a Travessia das Sete Quedas, é preciso reservar sua vaga com antecedência pelo site do ICMBio . O custo é de R$18,00 para brasileiros e o pagamento é feito na entrada do parque.
O parque abre às 8:00 e permite a entrada até as 12:00, mas para quem vai fazer toda a travessia é bom chegar quando o parque abre.
Acampamento das Sete Quedas Chapada dos Veadeiros Durante a travessia das Sete Quedas, você vai precisar se hospedar em uma área de camping que fica próxima ao rio, depois de percorrer cerca de 17 km no primeiro dia.
A área de camping tem estrutura simples, mas suficiente. Há banheiros ecológicos com chuveiros frios, pias, mesas, bancos e lixeiras.
Não há energia elétrica nem sinal de celular. É preciso levar sua própria barraca, saco de dormir, fogareiro, comida e água. Essa área é a única permitida para acampar dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Você precisa levar sua própria barraca, saco de dormir, fogareiro, comida e água. Há um rio de água potável próximo ao camping onde é possível se refrescar e abastecer sua garrafa.
Ao concluir a trilha você deve colocar o seu cartão de identificação na caixa de correios perto da saída, para que o ICMBio saiba que você concluiu a travessia.
Acampamento Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO É obrigatório ir com guia? Não, mas é recomendável. O acompanhamento de um guia experiente, traz mais segurança, logística organizada com transporte, comida, montagem das barracas no camping e escolha das melhores trilhas.
Nós utilizamos os serviços da agência Travessia Ecoturismo , eles têm até comunicador Via Satélite para o caso de uma emergência, a nossa única preocupação foi carregar as nossas mochilas.
Se for sem guia é muito importante ouvir as explicações dos assistentes do parque e assistir o vídeo explicativo antes de começar a trilha.
Onde começa e termina a trilha A trilha inicia na portaria na portaria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, próximo à Vila São Jorge. Se você estiver de carro, deixe-o na pousada ou no estacionamento do Parque.
É seguro e custa R$15,00 por dia. A trilha termina na GO-239, a 24 km de Alto Paraíso e a 24 km de São Jorge.
A opção para voltar ao seu ponto de partida é pegar uma carona na rodovia ou deixar contratado um táxi ou um carro para te buscar.
Quando chegar na antena no ponto mais alto da travessia tem sinal de celular e você pode combinar o horário com o motorista.
Trilha Travessia das Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO Principais atrações da Travessia Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros Os primeiros 3,5 km é o mesmo para quem vai visitar a cachoeira da Carioca, trilha marcada pelas setas laranja até chegar na bifurcação onde você vai escolher o caminho.
Se decidir visitar a Cachoeira da Carioca, você deve seguir as setas de cor laranja, para os Cânions II e I, você deve seguir as setas de cor vermelha, são 2,5 km a mais na sua jornada.
Nesse trecho a trilha é fácil. Depois de cerca de 10 minutos de caminhada você chega à bifurcação que divide a Trilha dos Saltos da trilha dos Cânions.
A partir daí as trilhas passam a ter trechos um pouco mais difíceis, com subidas, muitas pedras e areia fofa. Se seguir as setas de cor laranja você vai chegar à Cachoeira Sete Quedas.
Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas Tem cerca de 11 km ida e volta, duração de 4 a 8 horas, dependendo do seu tempo de permanência. São sinalizadas por setas vermelhas.
O nível de dificuldade vai de fácil a moderada. A trilha é composta de pedras e areia fofa, sem subidas íngremes.
Durante a caminhada é possível observar muitas nascentes e paisagens maravilhosas. Na temporada de chuvas, só dá para banho apenas uma pequena parte do poço devido às fortes correntezas do Rio Preto.
Cânion I e Cânion II É uma fenda estreita por onde passa o Rio Preto, esculpido através de bilhões de anos, formando piscinas naturais e quedas d’água.
A paisagem é espetacular, ótimo lugar para uma parada para lanchar, nadar e tomar banho nos poços. Para ver o cânion I, basta atravessar o rio e caminhar alguns metros.
Cânions Chapada dos Veadeiros – GO Cachoeira Carioca Chapada dos Veadeiros Saindo dos cânions e caminhando por cerca de 1 km você chega à Cachoeira da Carioca que tem duas quedas formadas pela divisão do Rio Preto.
Para descer até o poço, a descida é bem íngreme, com enormes blocos de pedra. a cachoeira é bem extensa com muitas quedas de água escura.
A região é cercada de pedreiras e vegetação típica do cerrado, formando uma paisagem única no país. A andorinhas usam o paredão de pedra, atrás das quedas d’água para construir seus ninhos.
Quanto mais perto da cachoeira, mais difícil é o caminho. Mas compensa todo o esforço para poder presenciar mais este espetáculo da natureza.
Cachoeira Carioca – Chapada dos Veadeiros – GO Cachoeira Sete Quedas Chapada dos Veadeiros A atração principal da travessia, a Cachoeira Sete Quedas é formada por sete quedas d’água que somam 120 metros de altura.
A cachoeira é considerada uma das mais bonitas do Brasil e tem uma vista panorâmica incrível. A cachoeira fica a cerca de 15 km do início da trilha.
As Sete Quedas, que dão nome à travessia, são um conjunto de cachoeiras que descem em cascata pelo Rio Preto. Todas elas têm poços para banho e são cercadas por vegetação típica do cerrado. São elas:
Queda da Pedra Furada Queda do Garimpo Queda da Hidromassagem Queda do Encontro Queda da Piscina Queda da Deusa Queda do Funil. Cachoeira Sete Quedas – Chapada dos Veadeiros – GO Cachoeira Carrossel Uma cachoeira de 12 metros de altura que vem serpenteando pelas pedras e forma uma piscina natural ideal para um banho revigorante.
A cachoeira fica a cerca de 8 km do início da trilha. É a trilha mais pesada do parque, com muitas escadas de madeira e de pedra.
Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros Um mirante que oferece uma vista privilegiada da Cachoeira Sete Quedas e do vale do Rio Preto. O mirante fica a cerca de 20 km do início da trilha e é o ponto mais alto da travessia, com 1.300 metros de altitude.
A trilha para o mirante da Janela é de extrema dificuldade, uma das mais difíceis da Chapada dos Veadeiros. Mas é uma das atrações que rendem as fotos mais lindas!
Alguns trechos têm pontes de madeira que facilitam bastante a caminhada. Se chover a trilha fica escorregadia e com água correndo entre as pedras.
A primeira visão é da Cachoeira de 120 metros de altura, mais atrás fica a de 80 metros, mais acima ficam as corredeiras e a Cachoeira Carrossel e a imensidão do céu.
Vale muito a pena contemplar este cartão postal da Chapada dos Veadeiros. No meio do caminho existe uma cachoeira sazonal, a Cachoeira do Abismo, que só se forma na época das chuvas.
Mirante da Janela – Chapada dos Veadeiros – GO Mirante das Sete Quedas Fica no final da trilha, é um ponto alto que oferece uma vista panorâmica espetacular das cachoeiras e do vale. É um lugar perfeito para contemplar a beleza da natureza e se despedir da travessia.
Depois de toda esta aventura você chega ao final da travessia na GO-239, você merece um bom descanso para revigorar as forças e partir para outra aventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário