O Museu Paranaense é uma instituição de grande importância para o Paraná e para Curitiba. Foi idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici e inaugurado em 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Trata-se do primeiro museu do Paraná e do terceiro do Brasil, o qual possuía inicialmente um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas. Em 1882, passou para a administração do governo provincial e desde então recebeu – e ainda recebe – contínuas doações.
Dirigido por grandes nomes da sociedade paranaense, o Museu Paranaense consolidou-se como um centro de instrução e pesquisa e possui atualmente um acervo com cerca de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas), retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado. Sua coleção foi tombada pelo IPHAN em 1941 e pelo Patrimônio Estadual em 1972.
Desde a sua inauguração o Museu Paranaense ocupou seis sedes até fixar-se na atual, o Palácio São Francisco, também tombada pelo Patrimônio Estadual em 1986 e considerada uma Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário