A Rua Comendador Araújo tem origem na construção da Estrada do Mato Grosso, iniciada em 15 de abril de 1871. Este caminho começa na Rua das Flores, atual Luiz Xavier, e em seu percurso define a Praça Osório e a
rua Nova que leva para o Mato Grosso, a
rua do Oceano Pacíficoou a
rua Comendador Araújo. Estabelecendo-se como via de ligação entre a capital e o interior do Paraná, a Comendador Araújo desenvolve-se rapidamente. Está situada na continuação da Avenida do Batel, onde se encontravam vários moinhos de erva-mate, produto que, na passagem do século XIX para o XX, alavancou a economia paranaense. Esta geografia beneficia a implantação de moderna infraestrutura e a Comendador Araújo, já consolidada no núcleo urbano em 1894, recebe pavimentação, linha de bondes, iluminação pública e abriga casas comerciais importantes e residências de grande requinte. Na década de 1920, a Comendador Araújo é considerada um elegante logradouro e sempre retratada em matérias sobre Curitiba.
A sofisticação ainda caracteriza a Comendador Araújo, que conserva exemplares significativos do patrimônio edificado de Curitiba. A importância desta rua é reconhecida e seu conjunto urbano tombado pelo Patrimônio Estadual, em 2004. Em 2014, é revitalizada e ganha nova iluminação pública e mobiliário urbano, formando com a Rua XV de Novembro e a Praça Ozório um conjunto urbanisticamente valorizado no centro da cidade, que reflete sua importância na história da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário