A Marechal Deodoro é uma das ruas mais antigas da cidade e surgiu com a expansão territorial na direção sul, a partir da Praça Tiradentes. A então "Rua Nova da Carioca", posicionada no prolongamento da "Rua da Entrada" (Emiliano Perneta), foi consolidando-se ao longo dos anos como o acesso mais direto para os que vinham do interior. Com esta posição estratégica, a função inicial de ligação da pequena vila com as águas do Rio Ivo transforma-se e, em meados do século XIX, ela já é conhecida como a "Rua do Comércio".
O mapa de 1857 mostra a "Rua do Comércio", com início no Rio Ivo, onde atualmente encontra-se a Praça Zacarias. No desenho é possível constatar também que ela, a "Rua das Flores" (atual XV de Novembro) e a face frontal da antiga Matriz são paralelas entre si e perpendiculares à Rua da Assembleia (hoje, Dr. Muricy). Este ângulo reto torna-se uma referência para os arruamentos posteriores, como pode ser visto no Mapa de 1927.
No final da década de 1920, a agora Rua Marechal Deodoro encontra-se plenamente inserida na malha urbana de Curitiba. A vocação comercial, que impôs em meados do século XIX a denominação de "Rua do Comércio", permanece. Cada vez mais, lojas, bancos e escritórios escolhem a Marechal Deodoro como seu endereço, fator que, aliado à sua localização central, faz com que receba continuamente melhorias em sua infraestrutura.
A partir do final da década de 1940, o centro de Curitiba sofre um acentuado processo de verticalização e a Marechal Deodoro apresenta uma grande renovação em sua paisagem.
São poucos edifícios remanescentes da passagem do século XIX para o XX. Os mais significativos são: a antiga casa da família Lustosa, de 1881, na esquina com a Rua Barão do Rio Branco; e a atual Capela Santa Maria (1939), espaço cultural dedicado à música erudita, pertencente à Fundação Cultural de Curitiba, localizado na esquina da Rua Conselheiro Laurindo.
Entre os arranha-céus, pode-se destacar o conjunto Galeria Lustoza e Edifício Visconde de Taunay; o Shopping Itália; o edifício da Delegacia Regional da Receita Federal; a sede da Procuradoria da República e o edifício-sede do Citibank.
Nenhum comentário:
Postar um comentário