Desde o início da República, a Prefeitura de Curitiba ocupou, junto com a Câmara Municipal, diversos imóveis alugados. A sede própria do executivo e legislativo municipal é projetada em 1913 e sua inauguração ocorre em 24 de fevereiro de 1916. Considerado, na época, o nosso Hotel de Ville, o Paço tem seu projeto assinado pelo próprio prefeito, Candido Ferreira de Abreu. Na equipe técnica constam nomes de peso, como Roberto Lacombe, responsável pelas esculturas e ornamentações, e Eduardo Fernando Chaves, fiscal da obra.
Em 1955, a Câmara Municipal transfere-se para a sua atual sede na Rua Barão do Rio Branco. Já a prefeitura permanece no edifício até 1969, quando se muda para o Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. Entre 1974 e 2002, abriga o Museu Paranaense. Em 29 de março de 2009, no aniversário de Curitiba, o Paço da Liberdade é entregue à população, totalmente revitalizado, abrigando um espaço cultural gerenciado pelo SESC.
É o único edifício de Curitiba tombado nas esferas nacional, estadual e municipal, fato que demonstra a sua relevância histórica e arquitetônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário