O Centro de Criatividade de Curitiba, localizado na Rua Mateus Leme, 4.777, dentro do Parque São Lourenço, foi inaugurado em 14 de dezembro de 1973. O espaço cultural integra as primeiras iniciativas de preservação do patrimônio edificado de Curitiba. Trata-se de reciclagem das instalações da antiga fábrica de cola, a Boutin. O conjunto arquitetônico compreende 2400 m² de área coberta, é formado por cinco pavilhões integrados por uma cobertura metálica e foi projetado pelo arquiteto Roberto Gandolfi.
Abrigou os primeiros ateliês e mostras de gravuras, por onde passaram grandes artistas e nomes reconhecidos no cenário nacional. Ainda hoje funciona com o objetivo de estimular a criação, constituindo-se em importante centro de pesquisas e de desenvolvimento da criatividade em suas mais variadas formas.
No Centro de Criatividade estão instalados o Teatro Cleon Jacques, espaço alternativo para as artes cênicas, o Ateliê de Escultura e a Casa da Leitura Augusto Stresser, unidade dedicada à literatura, além salas de exposições temporárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário