O Instituto de Educação do Paraná é umas das instituições mais antigas do Estado. Foi criado em 1876 com o nome de Escola Normal e desde então dividiu suas instalações com o Ginásio Paranaense. Somente em 7 de setembro de 1922, data da comemoração do Centenário da Independência do Brasil, a Escola Normal de Curitiba ganha a sua sede própria, na atual Rua Emiliano Perneta, a qual ficou conhecida por "Palácio da Instrução". A festa mereceu o seguinte comentário do então Presidente do Paraná, Caetano Munhoz da Rocha:
"O Paraná comemorou com toda solenidade a data centenária da Independência Politica da Pátria, fazendo refletir nessas comemorações a sua cultura cívica e o seu desenvolvimento material.(...)
Aqui, na Capital, as festividades tiveram o brilho excepcional que lhes imprimiu o regozijo do povo todo e o encanto que as crianças das escolas, como realce insuperável, sabem dar às delicadas manifestações da sua alma.
O Governo inaugurou o palácio da instrução como padrão da sua nítida compreensão de que, procurando resolver o máximo problema da instrução popular, contribui eficientemente para o engrandecimento da Pátria."
O edifício apresenta construção aprimorada, linhas elegantes e esmerada ornamentação, revelando a importância atribuída naquele momento à formação de professores.
O Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 2004 e é classificado como uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário