domingo, 15 de setembro de 2019

O ÚLTIMO BONDE ELÉTRICO DE CURITIBA

O serviço de bondes elétricos de Curitiba foi inaugurado pela SBR - South Brazilian Railways, em Janeiro de 1913.
O município assumiu a SBR em 1924 e, em 1928, as concessões de energia elétrica e dos bondes passaram para a Companhia Força e Luz do Paraná, subsidiária do conglomerado norte-americano Electric Bond & Share. Ocasião em que novos proprietários colocaram números de identificação nos bondes pela primeira vez.
Em 1931 a CFLP importou 20 bondes "Birney" de Boston-EUA, usados, e que haviam sido construídos em 1920, na Philadelphia. Em 1937 foram transferidos 10 bondes Birney, da frota de Porto Alegre para Curitiba.
Em 1945 a CFLP vendeu seus 38 bondes de passageiros e 28 km de trilhos para uma nova agencia municipal, a Companhia Curitibana de Transportes Coletivos.
Curitiba cresceu rapidamente a partir das décadas de 1930 e 40, mas não modernizou seu sistema de bondes. Uma rede primitiva de trilhos de via única com carros de 2 eixos, todos envelhecidos por décadas, não era adequado e não se manteriam por muito mais tempo. A CCTC começou a trocar os bondes por ônibus durante a Segunda Guerra: primeiro na linha Batel, depois Bacacheri, depois Guabirotuba, depois Trajano Reis. Em 1952, restava somente a linha do Portão.
A linha Portão com os velhos e surrados Birney encerrou as atividades dos bondes elétricos de Curitiba em Junho de 1952, sendo a última viagem feita com o Birney Nº 105.
(Fotos: Arquivo Gazeta do Povo)
Paulo Grani.
O bonde Birney nº 105, trafegando pela Av. República Argentina, tendo ao fundo a Igreja do Portão, pouco tempo antes de sua paralisação.
Foto: gazetadopovo.com.br
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreOutro bonde Birney, também da linha Portão, descarrilhado na rua Emiliano Perneta, em 1939.
Foto: gazetadopovo.com.br
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Ao encerrar as atividades, os bondes foram sucateados e enviados aos depósitos de Francisco Barranco.
Foto: gazetadopovo.com.br
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