‘Avião’ no jardim chama a atenção em Curitiba! Saiba o que o simulador do Boeing 707 faz lá

Escrito por Gustavo MarquesUma rua tranquila no bairro Boa Vista, em Curitiba, tem chamado a atenção de curiosos e fãs da aviação. Um simulador da empresa aérea Transbrasil que encerrou as atividades em 2001, tendo a falência decretada um ano depois, está sendo reformado por um mecânico de avião. Há mais de um ano, Raphael Silva Salvador dos Santos, o “Kone”, tem no terreno de casa uma relíquia que já se tornou um espaço de brincadeiras da família e de trabalho pesado.
O simulador que pertencia à empresa aérea que marcou presença nos céus do país por mais de 30 anos, é uma cópia da cabine real de um Boeing 707 – 320 B. Esse modelo foi um grande sucesso comercial e dominou o transporte aéreo de passageiros durante as décadas de 60 e o início da década de 70. Foi graças ao 707 que a Boeing se tornou a maior fabricante de aviões comerciais do mundo. A Transbrasil operou nove modelos a partir de 1984.


Restauração e visitas
Com a chegada do simulador, Kone e alguns colegas estão na atividade. O trabalho é lento, pois são centenas de peças que estavam sujas ou mesmo deterioradas. Nada é comprado, tudo é restaurado para se manter o modelo original. Aliás, os manuais de voo estão intactos. “A iluminação já funciona e temos tudo mapeado. A gente queria digitalizar, colocar telas de computador que simularia os mesmos instrumentos. As luzes de cabine, instrumento e navegação já ligam. Para o ano que vem, a ideia é fazer faixas do lado externo e escurecer as janelas”, comentou Kone.



Nenhum comentário:
Postar um comentário