segunda-feira, 24 de abril de 2023

BARCOS DA REVOLUÇÃO PAULISTA ENCONTRADOS NO FUNDO DO RIO PARANÁ

 BARCOS DA REVOLUÇÃO PAULISTA ENCONTRADOS NO FUNDO DO RIO PARANÁ

Nenhuma descrição de foto disponível.

BARCOS DA REVOLUÇÃO PAULISTA ENCONTRADOS NO FUNDO DO RIO PARANÁ
"A foto mostra uma das embarcações que foram utilizadas para fazer a travessia dos Revolucionários de São Paulo e os Revolucionários do Rio Grande do Sul, pelo Rio Paraná, para que eles pudessem dar continuidade a Revolução Brasileira de 1924.
Essas embarcações foram propositalmente naufragadas pelos Revolucionários para que as tropas legalistas não pudessem fazer a travessia do Rio por essas embarcações e nem de outra forma, já que não haviam outras disponíveis.
Muito material da Revolução Brasileira de 1924 foi encontrado no casco desses barcos. Munição, armas, caixas de primeiros socorros, aparelhos de campanha, dentre outras coisas.
O achado foi ocasional. Um mergulhador achou as embarcações e um empresário resolveu emergi-las. O modo utilizado para retirar os barcos, por meio de dragas, foi um método inapropriado, já que as dragas sugam a água e junto com a água sugaram vários objetos pequenos, conforme contou um dos participantes dessa operação, que acompanhou esse incrível acontecimento: sabíamos que nossa região tinha sido palco de vários movimentos históricos, como padres jesuítas e a passagem da coluna.
Proprietários de fazendas e ilhas da região já encontraram diversos vestígios desses movimentos (armamentos, artefatos, munições deflagradas e inteiras). Há alguns anos atrás mergulhador vasculhava no rio Paraná e encontrou alguns barcos afundados. Ele foi ao encontro de um pesquisador da região para perguntar se ele tinha algum conhecimento do assunto. Por sua vez, esse pesquisador comentou que poderiam se tratar de barcos usados na revolução tenentista. Desse modo fomos dar uma pesquisada no assunto e descobrimos se tratar mesmo de embarcações usadas para a passagem de soldados.
Posteriormente a notícia se espalhou na região e varias pessoas passaram a procurar os barcos. Logo; vários artefatos que estavam naqueles barcos foram sendo "roubados" por pescadores e aventureiros. Como a notícia tinha se espalhado, rapidamente vieram os boatos de que quem estivesse em posse daqueles objetos poderiam ser responsabilizados penalmente. Assim, como muitos objetos estavam em mãos de pessoas leigas, acabou por se perder (algumas pessoas até jogaram de volta no rio). Existem relatos que foi retirado de dentro destas embarcações sacos de munição.
Algum tempo depois um empresário local resolveu retirar estes barcos do fundo do rio. Nessa manobra (da retirada dos barcos) muita coisa foi perdida, pois os métodos utilizados não foram corretos. Eles usaram dragas para retirar a areia de dentro do barco e muitos artefatos foram perdidos (talheres, armas, e todo tipo de apetrecho de guerrilha). [...]."
O local dos afundamentos é no Porto São José, rio Paraná, próximo à foz do Paranapanema.
(Texto e foto de Yuri Abyaza Costa)
Paulo Grani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário