A Cidade Sagrada de Caral no Peru.
A Cidade Sagrada de Caral no Peru. Com quase 5.000 anos, é a cidade mais antiga das Américas e antecede até as grandes Pirâmides do Egito. Inclui 6 pirâmides, a maior das quais mede 150x160 metros, 2 praças cerimoniais submersas, bairros residenciais e um sistema de irrigação.
Caral encontra-se no Vale do Supe, a 200 quilómetros a norte de Lima, no Peru. A civilização de Caral , a mais antiga do continente americano, foi contemporânea de outras como as da China, Egipto, Índia e Mesopotâmia; tendo-se convertido já naquela época numa cidade-estado, rodeada por outras civilizações reunidas ainda no que se denomina "sociedades aldeãs".
Assim, trata-se de uma das zonas geográficas que se podem considerar como berço da civilização mundial pela sua antiguidade, e pelo seu desenvolvimento independente.O Caral é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
A antiguidade da Cidade Sagrada de Caral confirmou-se através de 42 datações rádio carbónicas realizadas nos Estados Unidos. Segundo estes, a Cidade Sagrada de Caral tem uma antiguidade média de entre 2627 a 2100 anos a.C. aproximadamente, enquanto no resto da América o desenvolvimento urbano começou 1550 anos depois deste Peru. A sua descoberta muda as teorias que até agora existiam sobre o aparecimento das antigas civilizações no Peru.
Até pouco tempo considerava-se a Chavín de Huántar o mais velho foco cultural deste país, com um máximo de 1500 anos a.C.
A cidade existiu durante os anos 3000 a.C. até 1800 a.C., quando a cidade sofreu com secas, fome, doenças e seus habitantes abandonaram a cidade, até ser descoberta em 1905.
Nenhum comentário:
Postar um comentário