Endereço:
Rua Kellers, 289
Telefone:
(41) 3304-3300
Site:http://www.museuparanaense.pr.gov.br/Horário de Funcionamento:
De Terça à Sexta, das 09h às 18h, Aos Sábados e Domingos das 10h às 16h.
Instituição idealizada por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici. O Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876 em uma construção localizada no Largo da Fonte – local que atualmente é a Praça Zacarias. Surgiu como o primeiro do Paraná e o terceiro no cenário brasileiro.
A trajetória do Museu Paranaense teve seu destino alterado em 1882. Na época, a instituição transformou-se em órgão oficial de governo e passou a receber inúmeras doações. O local se tornou um centro de pesquisa e instrução.
Ao longo da história, o Museu Paranaense ocupou seis sedes até a fixação no Palácio São Francisco; e foi dirigido por notáveis nomes da sociedade paranaense como Agostinho Ermelino de Leão, Romário Martins e Loureiro Fernandes.
Atualmente, os visitantes podem contemplar um acervo aproximado de 400 mil itens que retratam e resgatam a história do Paraná. Destaque para objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico, antropológico, e retratos a óleo. Três acervos chamam a atenção:
1. Oriundo de Vladimir Kozák, naturalista tcheco que viveu em Curitiba. São objetos e documentos que retratam os índios no Paraná e no Brasil;
2. Acervo que veio do Banco do Estado do Paraná. O Museu Paranaense recebeu – após a privatização do Banestado – uma série de documentos, fotografias, livros, coleção de moedas, entre outras atrações;
3. Este último pertencente ao extinto Museu Coronel David Carneiro. Contempla mais de 5.000 objetos referentes a história militar do Estado.
Todo o conteúdo é mostrado ao público através de exposições abertas e gratuitas. O Museu Paranaense também desenvolve atividades culturais e pesquisas nas áreas de Arqueologia, Antropologia e História. Outro destaque é a Biblioteca Romário Martins, responsável pela manutenção de aproximadamente 10 mil exemplares, entre livros e periódicos.
A instituição está localizada no Palácio São Francisco, edificação construída por Julio Garmatter com o intuito de ser residência de sua família. Possui arquitetura eclética e foi executada entre 1928 e 1929. O local serviu como sede do Governo do Paraná entre o final da década de 1930 até 1953; e posteriormente foi a casa do Tribunal Regional Eleitoral. Antes de abrigar o Museu Paranaense também recebeu o Museu de Arte do Paraná (atualmente extinto). A construção é tombada pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná.
O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, no bairro São Francisco, e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.
Referências:
MUSEU PARANAENSE. Apresentação. Disponível em <http://www.museuparanaense.pr.gov.br>.
MUSEU PARANAENSE. Apresentação. Disponível em <http://www.museuparanaense.pr.gov.br>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário