Evolução da Máquina de Costura
É uma arte que existe há mais de 20 mil anos.
As primeiras agulhas de costura inicialmente eram feitas de ossos e chifres de animal, de marfim, mais precisamente, e foram desenvolvidas há mais de 30 mil anos atrás.
Já a tecelagem, apareceu a 5 mil anos quando o homem aprendeu a trançar e enredar fios feitos de pelos de animais.
1755 - A primeira patente ligada à costura mecânica foi realizada pelo alemão Charles Weisenthal.
1790 - Thomas Saint, patenteou uma máquina de costura para trabalhos em couro, sendo uma grande evolução para a costura com outro material, além de tecidos. A patente descreve um furador que fazia um buraco no couro através de uma agulha.
1807 – O Alfaiate austríaco Josef Madersperger , apresenta a sua primeira máquina de costura.
1830 – O alfaiate francês Barthelemy Thimonnier foi o primeiro a criar uma máquina realmente funcional,quando observava a forma de trabalhar das costureiras de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima, com ponto em cadeia. A máquina usava apenas uma agulha de gancho. Dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam 30 pontos.
1841 – Por conta da criação desta máquina, artesãos enfurecidos destruíram as oficinas e máquinas do alfaiate, preocupados com a perda de seus empregos.
1846 – Elias Howe patenteou um modelo com lançadeira sincronizada com a agulha.
1851 – Cinco anos depois, ainda nos Estados Unidos, aparece a primeira máquina de costura com pedal, uma invenção de Isaac Singer, que ao introduzir uma série de outras melhorias fez com que a máquina passasse rapidamente a dominar o mercado. Isaac Singer fundou então a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial a esta máquina..
Na atualidade – As máquinas de costura domésticas mais modernas já são capazes de fazer 1500 pontos por minuto, as máquinas de costura industriais podem atingir os 7000 pontos por minuto. Algumas máquinas de costura modernas vêm com pontos de bordado já embutidos, faz decoração em tecidos e costuras com agulha dupla.
(Pesquisa ...)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário