Uma das montanhas mais sinistras do continente e africano se encontra no Zimbábue.
Localizada em meio a uma natureza de tirar o fôlego nas Terras Altas Orientais fica o Parque Nacional Nyanga. Esse e um dos maiores e mais antigos parques nacionais do país. Uma terra de colinas verdes onduladas, vastas charnecas e extensões arborizadas, habitadas por uma grande variedade de animais selvagens, onde riachos serpenteiam território adentro. O parque é uma das principais atrações turísticas do Zimbábue, e ocupando o centro desse esplendor natural está o majestoso Monte Nyangani. Com 2.592 metros, o ponto mais alto de Zimbabwe, e seu cume se encontra eternamente coberto por névoa tão espessa que parecem impenetráveis.
Segundo o folclore local, o Monte Nyangani é habitado por poderosos espíritos ancestrais e é um lugar sagrado. Também é dito ser o refúgio de espíritos malignos ou vingativos e todos os tipos de entidades e criaturas sobrenaturais. A montanha é temida há muito tempo pelo povo da região, um lugar a ser abordado com cautela, pois há inúmeras regras que, de acordo com a tradição, devem ser seguidas ao se aventurar lá. Não se deve aproximar ou entrar em locais sagrados na montanha, pois diz-se que isso resultará na ira dos espíritos. Aqueles que adentram o território sagrado são perseguidos e caçados por feras invisíveis e monstros que vagam nas encostas. Tribos de homens serpentes, anões de pele cobreada e feras com seis patas são apenas alguns dos terrores que espreitam nesse lugar.
Também é dito que se alguém se deparar com uma cobra colorida, uma panela de comida ou um tijolo de ouro, são os espíritos enganando você, e que é melhor ignorá-los e seguir em frente rapidamente. Dizem que os mesmos espíritos gostam de empurrar as pessoas de saliências íngremes e fazer com que elas despenquem nas ravinas obre pedras afiadas como navalha. É recomendado aos visitantes se abster de acender fogueiras e não usar roupas vermelhas sob hipótese nenhuma pois isso irritaria os espíritos. Mesmo que alguém planeje seguir essas regras definidas, os visitantes são fortemente aconselhados a pedir permissão aos anciãos da aldeia para escalar a montanha.
Há lendas obscuras que têm sido sussurradas entre as tribos locais desde tempos imemoriais. Visitantes e moradores que visitaram a misteriosa montanha relatam uma ampla gama de estranheza ocorrendo ali. Dizem que bússolas e equipamentos elétricos às vezes enlouquecem ou quebram completamente, que fotos tiradas não revelam corretamente. O clima não obedece a nenhuma previsão racional, com rajadas de vento parecendo rugir nos momentos mais inoportunos e neblinas espessas se materializando do nada. Também há vários relatos de visitantes ficando atordoados, confusos ou desorientados sem motivo aparente, com até mesmo exploradores experientes sentindo uma inexplicável tontura e náusea. Outras estranhezas incluem sons não identificáveis, luzes bizarras e animais que parecem se comportar de maneira incomum. Há relatos de árvores distorcidas com o rosto de pessoas se formando em seus troncos e vozes incorpóreas que sussurram. Isso sem falar de riachos que adquirem uma cor vermelho sangue.
A área ao redor da montanha é repleta de histórias assustadoras sobre locais mágicos e feras bizarras. Por exemplo, duas represas que estavam em construção na área nos anos 60 foram supostamente amaldiçoadas, enfrentando problemas com acontecimentos inexplicáveis. Os moradores locais culpavam os espíritos por essas ocorrências estranhas. Além de bizarros acidentes de construção, mau funcionamento de equipamentos e súbitas mudanças de tempo, havia ainda desaparecimentos de pessoal. Gente que sumia sem deixar vestígios! As coisas ficaram tão tensas que sacerdotes tribais foram convocados para conduzir rituais que visavam apaziguar os espíritos furiosos.
O Monte Nyangani tem a fama de engolir viajantes incautos e fazer com que eles vaguem pela eternidade como fantasma. Embora não se saiba quantas pessoas realmente desapareceram nos arredores do Monte Nyangani, há casos recentes de desaparecimentos que permanecem sem solução. Uma onda de tais desaparecimentos ocorreu na década de 1980. Em 1981, duas jovens filhas adolescentes de um ex-funcionário do governo chamado Tichaendepi Masaya desapareceram sem deixar vestígios na montanha, e uma busca massiva por ar e terra não revelou um único fragmento de evidência do que havia acontecido com elas. O desaparecimento continua sendo um mistério completo. Alguns anos depois, houve o misterioso desaparecimento de um estudante de 12 anos chamado Robert Ackhurst, que se afastou de um grupo em uma excursão escolar e desapareceu da face da terra. O professor de Robert supostamente ficou tão perturbado por ter perdido uma criança sob seus cuidados que cometeu suicídio no ano seguinte. A década de 80 veria pelo menos mais três desaparecimentos inexplicáveis na montanha, e em todos os casos nenhum vestígio das vítimas foi encontrado.
Um caso mais recente envolve Zayd Dada, de 31 anos, que era um turista zimbabuense de ascendência indiana. Em 4 de janeiro de 2014, Dada fez uma caminhada montanha acima com sua esposa e outro casal da qual ele nunca voltaria. Supostamente, quando o grupo chegou na metade da montanha, Dada se afastou por um momento para observar a paisagem. Quando ele não retornou, seus amigos o procuraram, mas não o encontraram em lugar nenhum. Uma busca extensiva foi lançada envolvendo o Exército Nacional e a Força Aérea do Zimbábue, além da polícia e bombeiros, que varreram a paisagem usando tecnologia avançada, como mapas de satélite 3D e scanners infravermelhos. Todas as rotas possíveis para escalar a montanha foram meticulosamente vasculhadas, sem sucesso, e a história virou notícia no país. Mesmo depois que a busca oficial não encontrou nenhum sinal do turista desaparecido, a família distribuiu panfletos em vários idiomas. Os amigos e a família de Dada estavam tão desesperados para encontrá-lo que até buscaram conselho de chefes tribais locais, que organizaram rituais para apaziguar os espíritos da montanha, mas isso também se mostrou inútil.
Talvez ainda mais estranho do que aqueles que desapareceram sem deixar vestígios no misterioso Monte Nyangani são aqueles que desapareceram apenas para reaparecer mais tarde com histórias bizarras para contar. Um desses relatos diz respeito a um alto funcionário do governo que desapareceu na montanha no início dos anos 1980 durante uma excursão com dois companheiros. O grupo ficou desaparecido por um total de 4 dias, durante os quais as operações de busca não conseguiram encontrar nenhum vestígio deles. Durante esse tempo, o grupo alegou mais tarde que havia vagado sem rumo em um estado confuso e que não se sentia cansado, desidratado ou com fome o tempo todo. Eles também relataram que viram equipes de resgate procurando por eles, mas que eles próprios pareciam estar invisíveis, não sendo vistos nem ouvidos quando chamaram seus possíveis socorristas.
Dizem que foi somente quando os líderes tribais da área fizeram um sacrifício de sangue desesperado aos espíritos da montanha que o oficial desaparecido e seus companheiros foram milagrosamente encontrados novamente, e embora estivessem desaparecidos por 4 dias, eles próprios acreditavam que estavam desaparecidos há apenas algumas horas. Foi alegado na época que eles estavam presos em uma espécie de reino intermediário entre realidades, mantidos pelos espíritos da montanha até que fossem apaziguados, presos em uma espécie de estado de suspensão ou limbo chamado chimidza pelos nativos. De fato, outros que desapareceram no Monte Nyangani e voltaram vivos relataram uma espécie de estado de transe. Mesmo quando encontrados foram incapazes de lembrar onde estavam ou o que exatamente aconteceu com eles. Seria possível que essas pessoas estivessem escravizadas por forças obscuras capazes de prendê-los em outra realidade?
Ainda mais recentemente é o caso de um turista britânico de 20 anos chamado Thomas Gaisford, que corajosamente saiu para explorar o Monte Nyangani em novembro de 2016. Um estudante universitário do segundo ano, Gaisford era um experiente explorador. O jovem aventureiro embarcou em uma viagem ao cume da montanha sozinho, mas estava entusiasmado e otimista sobre a provação. No entanto, as coisas tomariam um rumo estranho bem rápido.
Por volta das 15h, Gaisford contou que uma neblina anormalmente espessa desceu da montanha para envolvê-lo completamente. Desorientado e incapaz de encontrar seu caminho através do nevoeiro que o cercava, ele decidiu montar acampamento e armar uma barraca para esperar o tempo amainar. Logo depois uma chuva forte e abrupta começou a cair sobre ele. O rapaz acabaria ficando lá durante a noite, e na escuridão crescente relatou que observou formas estranhas que mantiveram sobre ele uma vigília incômoda. Ele seguiu os conselhos e advertências dos moradores locais que lhe disseram para ignorar qualquer presença fantasmagórica e não acender fogueiras. Mais tarde ele contaria sobre a experiência bizarra e perturbadora:
"Eu fiquei lá por 12 horas, sozinho e no escuro. Eu rezei e pedi proteção. Várias cobras assustadoras se aproximaram de mim. Eu nunca as perturbei. Eu percebi sombras ameaçadoras e vultos gigantescos ocultos no nevoeiro. Eu me mantive imóvel, como se não estivesse vendo nada, apesar de perceber as formas medonhas que me observavam. Vi ainda olhos vermelhos brilhantes me encarando. Eu sei que fui testado, mas permaneci firme. Acordei na manhã seguinte depois que a neblina se dissipou e parti sem olhar para trás. Foi a experiência mais aterrorizante da minha vida".
Seria esse o relato de um homem assustado e sozinho em uma montanha famosa por seu clima imprevisível ou haveria algo mais, como ele próprio disse. Talvez as lendas sinistras tenham reverberado no fundo de sua mente para amplificar o terror da situação, mas quem pode saber ao certo? Se Gaisford não tivesse montado acampamento e esperado a névoa misteriosa que o envolvia, ele também teria se tornado mais uma das vítimas da montanha, condenado a desaparecer da face da terra como os outros? O próprio Gaisford era cético sobre a tradição assustadora que cercava a montanha antes de sua jornada, mas lá em cima, sozinho, ele obedeceu aos conselhos dos líderes tribais sobre como se comportar. Ele refletiria sobre a experiência, dizendo:
"Eu tinha ouvido muitas histórias estranhas sobre essa montanha, mas nunca acreditei nelas. Tentei colocar isso no fundo da minha mente. Nunca levei à sério as lendas, mas depois percebi que deveria ter feito isso. Estou feliz por estar vivo. Há mais para vivenciar. Aprendi muito sobre o Zimbábue e sobre mim mesmo sozinho naquele lugar assustador".
Se você perguntar às tribos da área, elas contarão histórias fabulosas sobre espíritos errantes raivosos, magia negra e zonas proibidas entre dimensões que prendem almas. Os anciãos tribais há muito alertam que é absolutamente necessário seguir as regras da montanha e não irritar os muitos espíritos errantes que a guardam eternamente. De acordo com os moradores locais, as pessoas desaparecidas estão sendo mantidas em cativeiro pelos espíritos da montanha e, se tivessem seguido as regras estariam bem. Eles também afirmam que a única possibilidade de trazer essas pessoas perdidas de volta é por meio de rituais intensos para pedir perdão a esses espíritos. Um morador local chamado Sekuru Nhando relembrou uma das buscas e como ela se relacionava com essas regras:
"A busca foi cancelada devido aos ventos fortes e a mudança abrupta no clima. Apenas quando os sacerdotes tribais se reuniram e fizeram uma oração para apaziguar os espíritos a ventania diminuiu. Antes ela era tão forte que nem os helicópteros eram capazes de voar em segurança. Havia homens temendo serem empurrados lá do alto ou ficarem cercados pelas névoas espessas. Alguns deles ficaram tão apavorados com o avanço do nevoeiro sobre eles e com coisas que disseram ter visto parcialmente que não queriam seguir adiante. Voltaram para suas casas com olhares assombrados".
Montanhas, não apenas da África, mas do mundo inteiro, são propícias a estranhezas, e não se sabe exatamente o que acontece nesses lugares ou sobre a influência que elas exercem sobre as pessoas. De fato, não há como precisar o que aconteceu nos casos apresentados. Haveriam poderes além da nossa compreensão se reunindo em torno desses montes? Ou é tudo simples folclore e mito propagados pelos habitantes supersticiosos? Seja qual for o caso, as montanhas provavelmente continuarão a atrair histórias estranhas sobre o paranormal e continuarão a exercer sobre nós eterno fascínio.
Ao longo da história humana, as montanhas sempre exerceram enorme fascínio e admiração nas pessoas. Pairando sobre a paisagem, elas deram origem a lendas, mitos e histórias estranhas gravitando ao seu redor. Para alguns, elas são a morada de Deuses e espíritos, para outros, elas próprias seriam divindades gigantescas adormecidas. Há picos desolados guardando segredos, eles constituem uma presença intimidadora que alcança os céus. As montanhas são o palco perfeito para o mundo do estranho, e aqui veremos uma seleção de montanhas na África consideradas amaldiçoadas, assombradas ou ambas as coisas.
Localizada no norte de Kwa Zulu, África do Sul, fica a Reserva de Caça Mkuze, que abrange uma vasta faixa de savana de acácias, pântanos e uma variedade de bosques e florestas ribeirinhas povoadas por muitos animais e mais de 420 espécies diferentes de pássaros. Pairando sobre esta majestosa região selvagem está a assustadora Montanha Fantasma, que se projeta da cordilheira Ubombo. Ela é figura imponente na paisagem selvagem, com um pico cinza que dizem ter o formato da cabeça de uma velha. Este é um lugar que há muito tempo está impregnado de lendas e manteve os nativos em um estado de admiração e medo. Ele possui uma história turbulenta e sangrenta marcada por batalhas e contos de assombrações.
A montanha foi o local de uma violenta invasão da tribo Ndwandwe, liderada pela família Gaza. Eles foram dizimados pelo Rei zulu Shaka e seus guerreiros em 1819, forçando-os a recuar para Moçambique. Depois disso, houve a Guerra Anglo-Zulu de 1879 quando os britânicos tentaram governar a Zululândia dividindo-a em 13 estados. Houve rivalidade feroz e lutas entre diferentes facções da outrora grande nação zulu. Em 1884, esses ferozes guerreiros lutaram contra um exército de guerreiros usuthu e colonos holandeses bôeres na sangrenta Batalha de Tshaneni. Após essa carnificina, o campo de batalha ficou coberto com milhares de corpos de guerreiros mortos. O coronel bôer Reitz mencionaria que quando viajou pela região na década de 1920, haviam inúmeros esqueletos espalhados nas encostas da Montanha Fantasma.
De fato, com tantas tragédias, a montanha parece ter bebido o sangue de muitos homens e desde tempos imemoriais sempre foi relacionada com a morte e o mundo espiritual. Há relatos de sussurros e gemidos típicos de um campo de batalha ouvidos décadas depois da batalha ter sido travada. O som dos feridos e moribundos agonizando sob o sol abrasante é carregado pelo vento. Também se fala de brados de guerra e de gritos de gelar o sangue que parecem reverberar nos campos como se a batalha continuasse ao longo dos séculos. Alguns descrevem ainda um fedor nauseante de sangue, morte e corrupção emergindo do próprio solo.
Certamente essa longa história de batalha transformou a Montanha Fantasma num lugar ligado a Fenômenos sobrenaturais de toda ordem. Além de luzes estranhas vistas na encosta íngreme, há explosões subterrâneas misteriosas que fazem o chão tremer e aparições sombrias que espreitam entre as árvores antigas. As lendas dão conta de que um número anormal de pessoas desaparece aqui, supostamente vítimas de espíritos famintos que os agarram e levam para seu reino sombrio.
Diz a lenda que a Montanha Fantasma por algum tempo foi considerada sagrada pois era lá que ocorria o sepultamento de chefes tribais do Clã Gaza. Os súditos realizavam uma longa peregrinação levando os corpos mumificados de seus reis em liteiras carregadas pela selva. Os corpos envolvidos em linho eram então sepultados em cavernas profundas escavadas na encosta da montanha. No século XIX, os Zulu dominaram a região e passaram a impedir esse costume. As rotas que levavam ao topo da Montanha foram fechadas. Há uma história sombria sobre uma comitiva que levava o cadáver de um Rei morto e que foi atacada implacavelmente pelos Zulus. Os peregrinos foram emboscados e massacrados com golpes de facão e machado. A seguir, seus cadáveres foram pendurados pelos pés no alto de árvores em um espetáculo macabro.
Também na África do Sul encontra-se a cordilheira conhecida como Drakensberg que se eleva a mais de 3400 metros e se estende de nordeste a sudoeste por 1150 quilômetros. Nomeadas como Patrimônio Mundial da UNESCO, as montanhas são conhecidas por sua ancestral arte rupestre e história humana. Há fósseis que remontam a milhares de anos tanto de animais pré-históricos, quanto de homens primitivos. Seus picos altos justificam o apelido de "Reino no Céu". O trecho mais elevado das Drakensberg está localizado no Lesoto, em uma região há muito marcada por guerras sangrentas, bem como vários mitos, lendas e tradições tribais.
Uma lenda muito difundida dá conta de que essas montanhas foram um dia habitadas por uma raça de lagartos gigantes que aterrorizavam a região. Há arte rupestre retratando essas bestas reptilianas gigantes e serpentes colossais adornando as paredes de cavernas e rochas sagradas. Essas histórias eram tão comuns que os colonos holandeses que ali se estabeleceram nomearam a montanha Drakensberg, que significa no dialeto afrikaner "Montanha do Dragão”. Os dragões ou lagartos gigantes figuram em incontáveis lendas, como monstros terríveis que perseguiam, atacavam e devoravam pessoas que invadissem seu território de caça. O medo era tamanho que quando os colonos se exploraram a região, a encontraram desabitada e os nativos se negavam a acompanhá-los por temer a presença dos monstros.
As lendas sobre lagartos monstruosos vivendo nas Drakensberg alimentou todo tipo de lenda e fantasia sobre uma "terra que o tempo esqueceu", onde possivelmente viveriam os últimos remanescentes dos dinossauros. De fato, foi encontrada uma quantidade notável de fósseis de grandes sáurios do jurássico, o que evidencia que as montanhas serviram de habitat para essas criaturas. É possível que a descoberta de ossadas ancestrais tenham contribuído para a criação do mito de que ali viviam répteis gigantes.
Outro tipo de criatura sobrenatural encontrado nessas montanhas era uma raça de criaturas meio-humanas dotadas de enormes chifres recurvos conhecidos como "Homens de Eland". Estes seres de pele cinza-azulada eram considerados ferozes e altamente territoriais atacando quaisquer invasores em suas terras. As histórias davam conta de que eles também caçavam e escravizavam as tribos vizinhas, obtendo prisioneiros que eram levados para as aldeias e devorados em orgias de canibalismo.
Relatos envolvendo tribos canibais cruéis na região eram tão difundidos que colonos e exploradores evitaram a Drakensberg por décadas. É possível que os boatos sobre canibalismo tenham origem no fato de que quando o povo Sotho estava fugindo de guerreiros Zulu, se barricaram nas montanhas e recorreram ao canibalismo quando a fome desceu sobre eles. Diz-se que os Sotho se tornaram canibais e que devoraram cerca de 300.000 pessoas durante um período de 25 anos. Esse número de vítimas também explicaria as histórias de espíritos inquietos, muitos deles mutilados, vagando pelas montanhas como almas penadas.
Outra montanha mística assombrada fica na moderna nação do Malawi, onde se ergue o pico envolto em névoa chamado Monte Mulanje. Elevando-se abruptamente das pradarias circundantes com uma elevação de 3000 metros, o maciço é o planalto mais alto do país. Conhecido desde tempos imemoriais como "Chilumba mu mlengalenga", que significa "Ilha dos Deuses no Céu" ele atraiu para si todo tipo de lenda sobrenatural.
Grande parte do folclore local gira em torno do Pico Sapitwa, há muito conhecido como um refúgio para espíritos perversos que são considerados uma ameaça a qualquer um que ouse entrar em seus domínios. De fato, o nome “Sapitwa” se traduz literalmente como "lugar onde as pessoas não vão". Há muito tempo ele é visto como um lugar onde as pessoas que entram, não retornam. Dizem que dezenas de pessoas desaparecem nessa montanha todos os anos, e se os rumores forem levados à sério, isso se deve à ira dos espíritos. Estes arrastam suas vítimas aos gritos para recessos profundos onde os devoram por inteiro.
As lendas falam sobre os Wanziih um tipo de espírito aterrorizante que espreita pelas escarpas íngremes e que se esconde em túneis durante o dia para caçar à noite. Esses seres sobrenaturais, muito altos e magros caminham ser deixar rastro e se aproximam sem fazer qualquer barulho. Suas garras longas pendem nos dedos compridos como lâminas afiadas. Eles não possuem feições, tem o corpo andrógino cinzento e com músculos estriados colados aos ossos que aparecem sob a pele esticada. O horror de ver um Wanziih é tamanho que segundo as lendas a vítima fica paralisada e não consegue se mover enquanto a criatura usa suas garras para estripá-la.
Contudo, nem todos os espíritos da montanha são malévolos. Há um lugar idílico chamado Dziwe la Nkhalamba, onde espíritos se banham em lagos cristalinos que formam piscinas naturais na encosta. As testemunhas que tem a sorte de ver tal coisa são abençoadas com boa sorte e uma vida longa. Há vários relatos de pessoas perdidas na natureza selvagem que encontraram comida cuidadosamente preparada e disposta para elas no meio do nada. Contudo, existe um porém. De acordo com as lendas locais, se alguém não aceitar essa ceia ou levar consigo o que sobrar depois de comer, será alvo da fúria dos espíritos.
Outras histórias sobrenaturais abundam, e o explorador e escritor de viagens Mark Horrell, que viajou extensivamente pela montanha, conta algumas delas:
"Muitas das histórias de Mulanje são tão nebulosas quanto as lendárias névoas que cercam seu cume superior e escondem os picos por dias a fio. Quando visitei Mulanje coletei algumas delas. Conta-se que o pico mais alto foi conquistado apenas em 1894, mas não há como confirmar essa informação ou quem empreendeu a escalada. Muitos nativos afirmam que ninguém jamais esteve no topo do monte e que ele é a morada de deuses. Descobri que o escritor Laurens van der Post empreendeu uma expedição trágica em 1916, na qual parte de seu grupo pereceu em um deslizamento. Os nativos afirmam que viajantes desaparecem sem explicação nesse lugar desde o início dos tempos. Havia rumores sobre espíritos famintos que possuíam os vivos e os obrigavam a saltar das ravinas. De monstros canibais como os Wanziih e também sobre uma serpente voadora chamada Napolo que é responsável por soprar as névoas espessas que sobrem o cume."
Nossa viagem pelas Montanhas Malditas da África está apenas começando. Acompanhe-nos na continuação dessa postagem.
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