segunda-feira, 4 de abril de 2022

CONHECENDO A HISTÓRIA DA EMPRESA " O BOTICÁRIO " Miguel Gellert Krigsner é o fundador e idealizador da rede O Boticário. Filho de pai polonês e mãe alemã, ambos judeus, Miguel nasceu em La Paz, na Bolívia, em 09/01/1950. Seus pais vieram para a América do Sul fugindo do nazismo.

 CONHECENDO A HISTÓRIA DA EMPRESA " O BOTICÁRIO "
Miguel Gellert Krigsner é o fundador e idealizador da rede O Boticário. Filho de pai polonês e mãe alemã, ambos judeus, Miguel nasceu em La Paz, na Bolívia, em 09/01/1950. Seus pais vieram para a América do Sul fugindo do nazismo.


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Miguel Gellert Krigsner é o fundador e idealizador da rede O Boticário. Filho de pai polonês e mãe alemã, ambos judeus, Miguel nasceu em La Paz, na Bolívia, em 09/01/1950. Seus pais vieram para a América do Sul fugindo do nazismo.
A família mudou-se para o Brasil quando Miguel tinha 11 anos. Em território brasileiro, eles fixaram residência na cidade de Curitiba, no Paraná.
Miguel Krigsner é graduado em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Concluiu o curso em 1975 e, dois anos mais tarde, deu início a uma empresa que se tornaria na gigante O Boticário.
"Miguel Krigsner abriu sua primeira loja O Boticário em Curitiba, no Paraná, em 1977. A princípio, era uma farmácia de produtos manipulados. Não demorou muito para o negócio decolar e virar o fenômeno de empreendedorismo que é hoje. Com quase 4 mil pontos de venda físicos em 1.750 municípios, a marca é a maior franquia do Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Mas nada disso seria possível se um outro empreendedor não tivesse dado um "empurrãozinho". E esse empresário era ninguém menos que Silvio Santos.
Acontece que o Silvio tinha o sonho de lançar sua marca de cosméticos (motivo pelo qual hoje existe a Jequiti) e havia comprado 70 mil frascos de perfume para iniciar seu negócio em 1979. Na mesma época, porém, ele ganhou a concessão para criar o SBT e acabou desistindo de investir na área de perfumaria.
Com isso, 60 mil frascos foram parar num depósito. Assim que Krigsner ficou sabendo, foi a São Paulo ver se parte daquilo poderia interessar ao Boticário.
Ao ver os produtos, disse: "Gostei do que vi e quis comprar mil vidrinhos de um tipo, quinhentos de outro, trezentos de outro. O funcionário foi taxativo: ‘Eu te vendo tudo ou nada’."
Krigsner então decidiu comprar todos os frascos — uma decisão arriscada, uma vez que ele era químico e sua loja era uma pequena farmácia de manipulação recém-aberta. "Eu não tinha dinheiro para comprar tudo e nem mesmo onde guardar. Mesmo assim, mandei carregar e disse que se não pudesse pagar eu devolveria", disse o empresário.
A salvação do químico veio de uma amiga perfumista, que criou o conhecido Acqua Fresca. A colônia, que virou sensação em todo o Brasil pouco tempo depois, foi lançada no mesmo ano.
"De volta à loja, chamei a perfumista e disse a ela que a fragrância que ela dizia ainda não estar pronta estava aprovada e precisava ir para o mercado. Eu precisava pagar os frascos e aprovei como estava. Assim nasceu o Acqua Fresca, uma das fragrâncias mais vendidas no mundo até hoje."
Em pouco tempo, medicamentos manipulados foram dando espaço aos cremes, perfumes e outros itens de cuidados pessoais e foi assim que surgiu a loja O Boticário que conhecemos hoje. O pontapé para o sucesso, porém, foi dado a partir da segunda loja de Krigsner, instalada no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR).
Nessa loja, o Acqua Fresca ficou conhecido em todo o Brasil. Segundo o empresário, foram os clientes os verdadeiros marqueteiros do negócio, que compravam as colônias para dar de presente para amigos e familiares de outras partes do Brasil.
Dois anos depois, a primeira franquia da marca foi aberta em Brasília (DF), e depois disso os números só cresceram até ser criado o Grupo Boticário, que englobou todas as frentes da empresa: O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice?, The Beauty Box e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
Questionado sobre a fórmula para o sucesso, o químico nascido na Bolívia disse que é trabalhar duro e aproveitar as oportunidades.
"Adquirimos expertise, desenvolvemos conhecimento profundo sobre cosméticos, varejo e consumidor e investimos fortemente na construção da marca. O sucesso de um empreendimento depende da qualidade do trabalho e do olhar para as oportunidades. A receita é a mesma há décadas. O que muda são as ferramentas disponíveis. Posso dizer que faria tudo de novo."
Atualmente o Grupo Boticário tem 3.962 unidades em 1.750 municípios, sendo que 3.760 são da franquia O Boticário. Também foram instaladas lojas em Portugal, Angola, Moçambique, EUA, Japão, Venezuela, Colômbia e Paraguai.
(Adaptado de: huffpostbrasil.com)
Paulo Grani

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