quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

AS GALERIAS COMERCIAIS DE CURITIBA: GALERIA ASA E GALERIA OSÓRIO

 

AS GALERIAS COMERCIAIS DE CURITIBA: GALERIA ASA E GALERIA OSÓRIO


GALERIA DO EDIFÍCIO ASA
Se a Galeria Ritz é a única com entradas em desnível, a Galeria do Asa (Rua Voluntários da Pátria, 475) é a única com 3 pontos de acesso: pela Praça Osório, pela Voluntários da Pátria e pela Al. Dr. Carlos de Carvalho. Por ter morado no Asa por 12 anos, a Galeria do Asa é para mim a mais familiar. A movimentação diária na galeria é intensa pois além dos estabelecimentos da galeria tais como cabeleireiros, bares, agência de turismo, lojas variadas e portaria dos três blocos do Asa, a galeria dá acesso à dois blocos residenciais e um bloco comercial, todos com 22 andares. Creio que não há o que não se possa ser encontrado no Asa em termos de prestação de serviços.
Um de seus síndicos mais folclóricos foi o Dr. Zarur (já falecido), responsável pelo visual peculiar que até hoje permanece na galeria. A galeria foi inaugurada em 1954.




GALERIA OSÓRIO
Galeria General Osório (Praça General Osório, 333) oferece 33 lojas como salão de beleza, lan house, antiquários, produtos naturais, informática, ótica, confecções, jóias e cópias xerográficas. Localiza-se entre a Praça Osório à Alameda Dr. Carlos de Carvalho.

Dessa galeria lembro-me da primeira (e acho que única) enorme pista de autorama de Curitiba, que ficava montada onde hoje há uma praça de alimentação. Não tenho certeza, mas acho que essa pista pertencia a Lima Hobbies, que se mudou para o Shopping Estação. Nessa galeria funcionava a barbearia (que já não existe) que meu pai freqüentou por décadas até falecer o seu barbeiro. O mais antigo comerciante da Praça Osório é o Sr. Nelson Lehmkhul, há mais de 35 anos concertando relógios no local. O prédio pertence à família Demeterco, antiga proprietária do vizinho e ainda existente Mercadorama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário