Conheça o Egito sem sair de Curitiba
O Museu Egípcio e Rosacruz e o Museu Tutankhamon
O Museu são iniciativas da Ordem Rosacruz com o objetivo de divulgar e preservar a história do Egito Antigo. está localizado no bairro Bacacheri e conta com um acervo de réplicas de objetos egípcios, que estão expostos em vários museus do mundo.
A atração do Museu Egípcio e Rosacruz começa na fachada, pois prédio é imponente, você já sabe que vai se encantar com o que está por vir.
Ao entrar no museu, você dá logo de cara com a réplica de uma pedra enorme, com escritas até então indecifráveis. Quando foi descoberta, a Estela de Roseta, como é chamada, passou por muitos estudiosos, até chegar nas mãos do francês, Jean François Champollion.
Ele entendeu que a mensagem na pedra, era um decreto real de um faraó, e ainda traduziu o idioma usado pelos antigos egípcios. E é graças a pedra encontrada e a expertise de Jean, que hoje podemos conhecer mais sobre essa rica cultura!
Além das ferramentas e objetos que faziam parte do cotidiano dos templos, no fim do salão, você encontra a réplica de duas múmias e um local fechado.
Próxima parada: Jardim da Ordem Rosacruz
Estátuas, colunas, pinturas egípcias e natureza. Ao comprar o ingresso para a exposição, você também pode passear por esse lugar incrível. O jardim fica ao lado do museu e a sensação é de estar caminhando pelo quintal dos faraós antigos.
Além da natureza e a paz que esse lugar fascinante transmite, a Alameda das Esfinges é um show à parte. Como o próprio nome diz, a alameda conta com duas fileiras de esfinges, a mais famosa do espaço é a que tem corpo de leão e cabeça de gente, chamada de Grande Esfinge de Gizé. Ótimo cenário para fotos!
Vá com tempo para observar a exposição, conhecer mais sobre a história dos egípcios e relaxar no jardim! O bacana é que no museu tem bicicletário, então dá para ir até de bike!
O legado de um rei egípcio
Em frente ao Museu Egípcio, você encontra o Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon, com dois andares dedicados a contar a história do faraó. A mostra é dividida em quatro partes: descoberta da tumba, vida do rei, religião e sepultamento.
No andar térreo, existem registros das escavações, feitas pelo arqueólogo que descobriu a tumba, fotos e objetos que são réplicas do trono, carruagens para a guerra, armas e jogos que Tutankhamon brincava na infância.
Já no segundo andar, você pode ter contato com as estátuas das divindades egípcias, vasos que guardavam objetos de valores e uma réplica idêntica da tumba do faraó.
Por toda a exposição, as informações nas paredes e os televisores espalhados pelo espaço, te transportam para a época do Menino de Ouro. Pois, eles explicam cada detalhe da vida do rei, como funcionavam àqueles objetos e sobre a cultura do Egito antigo. Incrível não é mesmo?
Para um dia todo como o Indiana Jones, você vai investir R$24 a inteira e R$12 a meia entrada. O local é preparado também para receber os cadeirantes.
Saiba mais sobre horários de funcionamento pelo site do Museu Egípcio e Rosacruz.
Endereço: Rua Nicarágua, 2641 – Bacacheri | Telefone: (41) 3351-3024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário