segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

"E que linda Colônia": A passagem da princesa Isabel por Araucária em 1884

 "E que linda Colônia": A passagem da princesa Isabel por Araucária em 1884

"Muito bonitas matas claras de pinheiros e outras árvores", foi o que escreveu a princesa Isabel sobre a vila Iguaçu (atual Araucária), em sua carta-diário, no dia 10 de dezembro de 1884. A princesa havia acabado de sair da Lapa e, no caminho para Curitiba, passou pela nossa cidade, se encantando com os colonos e as paisagens repletas de pinheiros.
Quando chegou à colônia Thomaz Coelho, Isabel visitou a Igreja São Miguel, construída em 1882 em terreno doado por Aleixo Trauczynski. Os colonos a esperavam com flores, uma bandeira encarnada e branca e espadas desembainhadas, esperando animados pela princesa em frente à igreja, que descreveu como "bonitinha, mas horrivelmente pequena para os 3000 colonos que existem em Tomaz Coelho". É importante ressaltar, porém, que a igreja passou por reformas, recebendo, entre 1948 e 1952, um altar de mármore Carrara e um espelho de mármore nacional, bem como um a pintura do início da década de 1950 e outros elementos decorativos, preservados até hoje.
Ainda no mesmo dia, Isabel continuou sua viagem direto para Curitiba, mas prestou elogios à Thomaz Coelho e seus moradores: "E que linda colônia, com suas plantações de centeio, todas douradas [...]. Lindas matas. Bonitos campos. Pinheiros gigantescos. Casinhas pitorescas e muito limpas e fortes raparigas. As mais lindas criancinhas". Em Curitiba, visitou a fazenda do Comendador Martins Franco, a fábrica de mate do Sr. Taborda e a Estrada de Ferro, que havia sido instalada a poucos dias, onde "bastante gente se achava junta, para ver uma locomotiva, que tinha aí passando havia pouco, pela primeira vez, e ia voltar".
A princesa Isabel aproveitou a esplendorosa paisagem do Paraná e parte de sua cultura, com manifestações dos colonos, cantorias, discursos, arquiteturas da época, entre outras, uma estadia que, assim como ela relatou, foi "Muito brilhante!"
(Texto escrito por Natalia Piccoli - estudante de História)
Referência:
CARNEIRO, David. Visita da Princesa Isabel ao Paraná. Apud Boletim Especial do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense comemorativo ao sesquicentenário de Independência do Brasil, 1822-1972. Curitiba, 1972. Vol, XV, s/e.
Fotos:
1- [Isabel, Princesa do Brasil. [S.l.: s.n.], [18--]. 1 foto, papel salinizado, color., oval 21 x 18. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp.... Acesso em: 22 out. 2021.
2- PACHECO, Joaquim Insley. [Isabel, Princesa do Brasil]. [S.l.: s.n.], [18--]. 30 x 24cm. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp.... Acesso em: 22 out. 2021.
3- Igreja de São Miguel, 1904. Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres
4- Vista da Igreja de São Miguel do colégio São Vicente, sem data. Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres
5- Igreja São Miguel, reforma 1948 a 1952. Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres.
6- Igreja São Miguel após a reforma. Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres
7- [Isabel, Princesa do Brasil]: retrato]. [S.l.: s.n.]. 1 foto : carte-de-visite, papel albuminado, p&b, 9 x 6. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp.... Acesso em: 22 out. 2021.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas

Igreja de São Miguel, 1904.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres

Pode ser uma imagem de ao ar livre
Vista da Igreja de São Miguel do colégio São Vicente, sem data.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres

Pode ser uma imagem de ao ar livre
Igreja São Miguel, reforma 1948 a 1952.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres

Pode ser uma imagem de área interna
Igreja São Miguel após a reforma.
Acervo do Arquivo Histórico Archelau de A. Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário