O Cine Luz passou por duas sedes e a mais marcante ficava na Praça Santos Andrade
Inaugurado em 16 de dezembro de 1939, com o filme “Midnight”, o Cine Luz passou por duas sedes, sendo a primeira na Praça Zacarias. O construtor do local foi Teófilo G. Vidal, que alugou o prédio para Henrique Oliva manter o negócio.
A praça ficava na rota do Rio Ivo, que cortava o centro da cidade. Com isso, a sala de cinema sofria com constantes inundações, afastando os clientes em dias chuvosos. O fim da primeira sede do Cine Luz aconteceu no dia 26 de abril de 1961, com um grande incêndio. O acidente aconteceu durante a exibição de “O Homem do Sputnik” (1960). No período em que funcionou na Praça Zacarias, o Cine Luz trouxe a cidade várias produções de Hollywood – nesse período o cinema norte-americano começava a despontar no mercado, com produções da Warner, Columbia e Paramount.
O 2º Cine Luz foi inaugurado em 1985, dessa vez pela Fundação Cultural de Curitiba. O endereço escolhido foi a Rua XV de Novembro, uma das mais movimentadas da cidade, em frente à Praça Santos Andrade. Até o dia 11 de novembro de 2009, dia em que fechou suas portas, o 2º Cine Luz foi um dos poucos cinemas de rua da cidade a funcionar durante a década de 90 e anos 2000. Em maio de 2013, a Prefeitura da Cidade anunciou a reabertura do Cine Luz, no mesmo prédio da Rua XV. Após algumas tentativas de leiloar o prédio e achar outro fim para o local, a FCC começou o processo para reativar o Cine Luz, com licitação das obras marcadas para o final de 2013 ou começo de 2014. Após um período de obras, que inclui a colocação de uma nova tela de projeção – a antiga foi transferida para o Cine Guarani – o Cine Luz deve ser reaberto no final de 2014, quase 5 anos após ser fechado.
Referências:CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
SEED. Cine Luz. Disponível em <http://www.cinema.seed.pr.gov.br>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário