sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Palácio Rio Branco

 

Palácio Rio Branco

Situação atual:Existente e preservada.
Período:1896.
Endereço:R. Barão do Rio Branco, 720.
Bairro:Centro.
Uso Atual:Câmara Municipal de Curitiba.
Área:840 m².
Projeto:Ernesto Guaíta.
Proprietário:Prefeitura Municipal de Curitiba.
Técnica Construtiva:Alvenaria de tijolos.
Sistema Estrutural:Alvenaria autoportante.
Linguagem FormalEclético.

Colaboradores: Alice Vilas Boas, Brunna Souza, Bruno Costa e Silva, Carolina Midori, Fabiana Wiezbicki, Gabriel Lopes, Jonara Lopes, Luciana Castro, Luísa Sampaio, Murilo Rodrigues, Raphael de Vicente.

Histórico e Curiosidades

De estilo eclético e ostentando em sua composição elementos da arquitetura clássica para que a estética seja condizente com o uso, o edifício projetado pelo engenheiro militar Ernesto Guaita em 1891 com o objetivo de ser a sede da Assembleia Legislativa do Estado, abriga a Câmara Municipal de Curitiba desde 1957 – ano em que a Assembleia fora transferida para o Centro Cívico – até os dias de hoje.

O Palácio do Congresso, como era denominado inicialmente, é destaque por ser o primeiro exemplar da arquitetura oficial republicana no Paraná, por ter sido construído logo após a proclamação da República (1889). Em 1972, com um projeto de autoria do arquiteto Cyro de Oliveira Lyra, foi construído um anexo ao edifício principal, que abrigaria as atividades administrativas e os gabinetes dos vereadores.

Em 2010, devido a problemas estruturais, passou por uma restauração que durou 2 anos. Em seguida, ganhou equipamentos voltados à atualização tecnológica do programa do edifício, como a instalação do sistema de votação eletrônica e o a substituição pontual do próprio mobiliário interno. O Palácio foi reinaugurado em 2014 em uma sessão solene.






Nenhum comentário:

Postar um comentário