sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Quatro restaurantes italianos tradicionais.

 

Quatro restaurantes italianos tradicionais.

Que atire a primeira polpetta quem não gosta de comida italiana!

Uma vertente muito forte da gastronomia em Curitiba, existem centenas de restaurantes italianos. Dos mais baratos aos refinadíssimos.

Porão Italiano

Localizado na Avenida Arthur Bernardes o Portão Italiano surpreende. O local é um dos italianos mais antigos de Curitiba, desde 1979. Com ambiente acolhedor, mas bastante simples, lá você vai comer um italiano digno de guardanapo no pescoço.

O cardápio de massas é enxuto e  um dos carros chefes da casa, o Mignon a Parmegiana vem acompanhado de espaguete ou arroz e ainda batata frita. Dos Deuses!

Dica MCities: O local também é muito conhecido pelas pizzas feitas com ingredientes selecionados e preços acessíveis. Se a sua escolha do dia for dessa iguaria, não deixe de experimentar a de brócolis com alho, catupiry e bacon ou a toscana com mussarela, orégano, molho de tomate, calabresa, cebola moída e catupiry.

O parmegiana é um dos mais pedidos e serve até três pessoas. Foto: Divulgação.

O PARMEGIANA É UM DOS MAIS PEDIDOS E SERVE ATÉ TRÊS PESSOAS. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Endereço: Avenida Pres. Arthur da S Bernardes, 660 – Santa Quitéria | Telefone: (41) 3228-2255 | Site Porão Italiano 

Nonna Giovanna

O slogan não poderia ser diferente: “A autêntica comida de vó de Curitiba”. Ao passar pela Rua São Francisco essa casa verde a vermelha quase corre o risco de passar despercebida, não fosse o entra e sai do local.

Ao abrir a porta, certamente você vai se deparar com o mesmo cenário em qualquer dia da semana: mesas lotadas no térreo e no andar de cima, além de atendentes para cima e para baixo com pratos a toda hora. Bem-vindo ao Nonna! Muito frequentado por quem trabalha na região, o restaurante virou um refúgio italiano no Centro Histórico de Curitiba.

Tanto a lasanha, quanto o nhoque são deliciosos. Ainda tem o talharim, o espaguete, o caneloni e o ravióli. Seja qual for a sua escolha, não deixe de provar o molho Nonna Giovanna, o mais pedido da casa. O seu paladar e seu bolso agradecem.

Para quem procura mais diversidade, o carro-chefe da casa é o Bife Parmegiana. O esquema é pedir a carne e escolher três acompanhamentos (arroz, feijão, fritas, polenta, maionese, polenta, aipim ou salada mista).

A lasanha Nonna Giovanna é uma das mais pedidas. Foto: Facebook.

A LASANHA NONNA GIOVANNA É UMA DAS MAIS PEDIDAS. FOTO: FACEBOOK.

Endereço: Rua São Francisco, 134 – São Francisco | Telefone: (41) 3022-4653 | Facebook do Nonna Giovanna 

Casa das Massas

A Casa das Massas, no Centro de Curitiba é uma ótima opção, especialmente no horário do almoço. Ao chegar no local parece uma casa em que apenas compra-se a massa para levar para casa, mas vire à esquerda e suba a escada que você vai descobrir onde diversos fãs de comida italiana se reúnem.

O sistema é mais simples impossível: escolha sua massa e o seu molho no balcão, pague e espere ansiosamente sua senha ser chamada. E atenção, se você é daqueles que não gosta de exagerar na quantidade de comida pode pedir a meia porção sem medo.

As opções por lá são nhoque, macarrão (espaguete, talharim e fetuccine), macarrão especial (integral e espinafre), capeletti, ravioli, canelone, lasanha e rondelli. Quem quiser um complemento, pode pedir posta, bife à role e salada.

Dica MCities: À noite, de quinta à sábado, o local funciona como bistrô.

Casa das Massas: onde os amantes da gastronomia italiana se reúnem. Foto: Facebook.

CASA DAS MASSAS: ONDE OS AMANTES DA GASTRONOMIA ITALIANA SE REÚNEM. FOTO: FACEBOOK.

Endereço: Rua Lamenha Lins, 177 – Centro | Telefone: (41) 3222-9998 | Facebook Casa das Massas

Spaghetto

Uma bela casa tombada como patrimônio histórico de Curitiba abriga um restaurante que também virou tesouro da cidade. O Spaghetto é um daqueles locais que trouxe as receitas de família para a cozinha e deu mais do que certo.

Qualquer pedido por lá é certeiro, mas como aqui estamos priorizando o valor, damos algumas dicas. Se for o almoço opte pelo menu executivo de terça a sexta. De ravióli com polpetta a capeletti a pomodoro, os pratos são super bem servidos (como é de praxe) . Há quem diga que dá para comer em dois, inclusive.

Caso esteja acompanhado, vá de ravioli com posta. Os garçons mais experientes da casa recomendam sempre este prato que tem um valor ótimo. Serve tranquilamente duas pessoas. A lasanha da casa tem a mesma lógica. O restaurante ainda serve aquele couvert super esperado (pãozinho, manteiga, berinjela) gratuitamente. E tem mais: terças, quartas e quintas-feiras você pode levar seu vinho preferido para acompanhar os pratos do Spaghetto sem pagar rolha.

Um tesouro de Curitiba: Spaghetto. Foto: Facebook.

UM TESOURO DE CURITIBA: SPAGHETTO. FOTO: FACEBOOK.

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 1302 – Centro | Telefone: (41) 3013-1294 | Site do Spaghetto 

Mamma Mia! Depois dessas dicas já deu para perceber que não falta italiano delícia que cabe – e muito bem – no seu bolso. Difícil vai ser escolher o primeiro da lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário