sábado, 21 de janeiro de 2023

Vamos conhecer os Jardins de Mel e ainda se tornar um Guardião?

 

Vamos conhecer os Jardins de Mel e ainda se tornar um Guardião?

Você pode ajudar a cuidar delas e ainda aproveitar passeios incríveis com a família e amigos!

Fadinhas do Jardins

As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas, incluindo nossos alimentos e desempenham um papel fundamental para a proteção do meio ambiente.

Isso porque, elas estão protegidas em Curitiba e bem pertinho do público nos Jardins de Mel, espaços super charmosos espalhados por praças, hortas comunitárias e diversos parques entre eles, o Parque Barigui, Jardim Botânico, Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba e Museu de História Natural Capão da Imbuia.

ABELINHAS. FOTO DIVULGAÇÃO

E não precisa ter medo, não! As abelhas criadas nos jardins de mel não têm ferrão. São abelhas nativas de cinco espécies: a guaraipo, manduri, mandaçaia, jataí e mirim. E você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma delas nestes espaços.

Jardins de Mel. Foto divulgação

JARDINS DE MEL. FOTO DIVULGAÇÃO

Na natureza, as abelhas nativas sem ferrão vivem em ninhos, que podem ser encontrados nos troncos de árvores, chão e em muros. Nos jardins de mel, elas ganharam caixas especiais, seguras e confortáveis, onde podem armazenar a cera, mel e pólen, enquanto contribuem para a polinização das plantas ao redor.

Em cada caixinha, um descritivo da espécie, para que os observadores curiosos saibam mais sobre sua importância. Que tal ensinar ao seu filho sobre elas?

HORTA DOS JARDINS DE MEL. FOTO: DIVULGAÇÃO

Quer saber como se tornar um guardão das abelhinhas?

Além de ver os bichinhos de perto, os visitantes ainda podem participar de diversas atividades, realizadas nos jardins. Entre elas, está o curso para formação de guardiões das abelhas sem ferrão, que instrui os alunos sobre o papel das abelhas e formas de protegê-las. Já pensou em ser um deles? É só participar, é gratuito! Fique de olho na programação, anunciada no site, onde também é possível fazer a inscrição.

Abelhas sem ferrão vivem em ninhos. Foto: Divulgação

ABELHAS SEM FERRÃO VIVEM EM NINHOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

E sabe o que é o melhor dos Jardins de Mel? São os locais que elas estão instaladas!

Para criar um bom ambiente para as abelhas, é preciso ter as plantas certas! Para isso, os Jardins de Mel são instalados próximos de árvores nativas melíferas, frutíferas, hortas orgânicas e flores. O que torna as paisagens mais encantadoras e super tranquilas. Um ótimo passeio para realizar com a família!

Aproveite os dias nos parques de Curitiba, para aprender mais sobre as abelhas e passar esse conhecimento adiante! Os endereços dos jardins e mais informações estão disponíveis no site dos Jardins de Mel.

Caixas de abelha - Colmeia. Foto : Divulgação

CAIXAS DE ABELHA – COLMEIA. FOTO : DIVULGAÇÃO

Coordenação Jardins de Mel | Endereço: Rua Benedito Conceição nº 407 | Telefone: (41) 3313-5481 | Site dos Jardins de Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário