sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

A Vida Extraordinária da Sra. Violet Van Der Elst:

 A Vida Extraordinária da Sra. Violet Van Der Elst:




VIOLETA VAN DER ELST

Violet Van Der Elst era uma garota comum da classe trabalhadora de Feltham, perto de Staines, no oeste de Londres, que se tornou uma magnata dos negócios bem-sucedida e muito rica no início do século XX.  

Ela usou grande parte de sua fortuna para ajudar a financiar diversas causas políticas e filantrópicas e foi uma reformadora social declarada, conhecida por fazer campanha contra a pena de morte. 

Ela levava um estilo de vida muito excêntrico e vivia em uma luxuosa casa de campo que ela renovou e encheu com todas as formas de arte e mobília. Uma grande amante da cultura, ela também era uma colecionadora de livros ocultistas, escritora, editora e compositora musical.

VIOLETA A ESCRITORA
Hoje, sua história de vida não é muito conhecida e suas muitas realizações caíram na obscuridade - então, com base nisso, ela parece ser um assunto perfeito para sua própria biografia resumida aqui. Em seu apogeu, a Sra. Van Der Elst foi considerada uma das excêntricas mais pitorescas do século XX, mas ela nasceu Violet Anne Dodge em 4 de janeiro de 1882 em Feltham, Middlesex, Inglaterra, filha de pais da classe trabalhadora John e Louisa Dodge.  

Embora ela tenha declarado que seu pai era um comerciante de carvão, os registros do censo na verdade mostram que ele era um trabalhador agrícola em 1871, um trabalhador de jardinagem em 1881/1891 e um trabalhador em um pátio de madeira em 1901. Do lado materno, Violet alegou ser descendente de um lobo-marinho elizabetano chamado Sir Guy Goundry, que foi morto em um ataque a Cadiz, na Espanha. O nome de solteira de sua mãe era Gundry, mas minha própria pesquisa sobre a ancestralidade de sua mãe não lançou nenhuma luz sobre o evasivo Sir Guy neste momento! Não seria fora do personagem para Violet "embelezar" um pouco de sua história de vida, como descobriremos.

Violet veio de uma grande família vitoriana e foi a segunda filha mais nova. Os dois primeiros filhos de John e Louisa Dodge morreram na infância em 1867 e 1868. A irmã mais velha de Violet, Rosa Mabel, nasceu em 1870, seguida por Edward John em 1872, Samuel Robert em 1875, Lillian Florence em 1877, Charles William em 1879, a própria Violet em 1882 e Ella Louise em 1887.  

O FAMOSO CARRO DE VIOLET
O irmão mais velho de Violet, Edward Dodge, decidiu que seu futuro estava no Exército. Ele se juntou à Brigada de Fuzileiros em 1890, quando tinha 18 anos. Seus registros do Exército o descrevem como tendo 5 pés e 3 polegadas de altura, olhos azuis, pele clara e sobrancelhas que se encontravam no meio. Após dois anos de treinamento na Inglaterra, Edward foi então enviado para o exterior, para a Índia Oriental, Hong Kong e Cingapura. Ele passou mais um ano de volta à Inglaterra e se casou com Sarah Boyman em 7 de agosto de 1899 em Feltham.  

Ele foi convocado novamente em 28 de novembro de 1899. Ele serviu na África do Sul lutando na Guerra dos Bôeres durante o Relief of Ladysmith. Ele foi morto em ação em 29 de fevereiro de 1900 em Pieter's Hill aos 27 anos. Ele foi o primeiro dos irmãos de Violet a falecer.

O primeiro emprego de Violet foi como copeira, depois teve uma carreira muito breve no palco. Em 1903, quando tinha 21 anos, Violet se casou com Henry Herbert Arthur Nathan, de 34 anos, um engenheiro civil de Wanstead, Essex, que era conhecido como "Harry". 

Em 1910, seu pai John faleceu, seguido por seu irmão Samuel em 1915. Samuel Dodge era um padeiro que depois se tornou um confeiteiro. Sua primeira esposa Fanny morreu apenas um ano depois de se casarem. Violet perdeu seu irmão Charles em 1922, então sua mãe morreu em 1923, e sua irmã Ella morreu em 1925. Não é de se admirar com tantas mortes em sua família que Violet mais tarde tenha ficado fascinada pelo espiritualismo.

Não sendo uma pessoa que se acomoda e é uma dona de casa satisfeita, Violet começou a fazer e vender seus próprios cosméticos, cremes e loções - usando sua cozinha para fabricar seus produtos. Ela acabou fundando uma empresa que desenvolveu o primeiro creme de barbear sem escova para homens. Era chamado de "Shavex" e hoje a marca vale milhões.

Posteriormente, Violet se tornou uma mulher de negócios muito bem-sucedida e estava especialmente preocupada com o marketing de todos os seus produtos. Ela supervisionava pessoalmente cada detalhe de qualquer anúncio que fosse criado.

Como empregadora e chefe, ela sempre foi uma força a ser reconhecida. Violet demitiu seu jovem secretário aristocrático Lord Edward Montagu por peculato, depois que ele foi preso.

ANÚNCIO PARA SHAVEX
Ela o substituiu pelo neozelandês Ray Winston, de 19 anos, que ela demitiu e reintegrou diariamente.

Quatro meses após a morte do primeiro marido, em 15 de novembro de 1927, ela se casou com Jean Julien Romain Van der Elst, um belga que trabalhava para ela como gerente, mas que também era pintor, viajante e compositor. Em 1934, ele também morreu repentinamente e foi em sua memória que ela dedicou o resto de sua vida à campanha pela abolição da pena de morte.
Ela ganhou publicidade por suas campanhas vocais contra a pena de morte e era vista regularmente do lado de fora de tribunais, prisões e locais de execução, saindo de seu Rolls com motorista para protestar, gritando "Abolir a pena de morte" e "Esses homens não devem ser enforcados" em um microfone, enquanto os aviões que ela havia contratado para hastear faixas pretas dizendo "Pare a pena de morte" sobrevoavam.
Uma figura imponente, pesando 15 pedras e sempre vestida de preto, os protestos altamente visuais e bem organizados de Violet também a fizeram reunir hordas de homens-sanduíche no chão, todos acompanhados por uma banda de metais tocando a Marcha da Morte em Saul.
VIOLET SENDO PRESA
Ela empregou táticas de ação direta, como liderar a multidão em canções e romper cordões policiais. Elas não foram projetadas apenas para envolver e incluir a multidão presente, mas também para chamar a atenção dos leitores de jornais e da imprensa. Sua abordagem para a campanha fez uso deliberado do espetáculo e, juntamente com suas técnicas de ação direta, pode ser entendida como uma forma de militância pós-sufragista.
Violet criou seu próprio jornal chamado Humanity, e publicou evidências que ela acreditava provarem que pessoas condenadas eram inocentes. Ela era frequentemente presa ou levada ao tribunal por calúnia. Ela é comumente considerada a mulher que mais lutou pela abolição da pena de morte na Grã-Bretanha.
Tendo acumulado uma enorme fortuna pessoal por meio de seus negócios, ela comprou Harlaxton Manor, em Lincolnshire, em outubro de 1937. Ela resgatou o edifício da década de 1830 quando o comprou por £ 90.000 após ver um anúncio na Country Life Magazine. Ele havia se tornado abandonado e corria o risco de ser demolido. Havia rumores de que o duque de Windsor havia tentado adquiri-lo, enquanto seu avô, Edward V11, também havia tentado comprá-lo como um palácio de verão.
CASTELO DE GRANTHAM
Ela o renomeou como Grantham Castle e restaurou o interior, enchendo-o com móveis antigos do Palácio de Buckingham e da Abadia de Rufford, adicionando a grande lareira de mármore no hall de entrada da frente e o lustre de cristal do Great Hall, que ela afirmava ser o maior do mundo. Quando ela se mudou, ela também introduziu eletricidade na mansão e adicionou muitos banheiros novos. Ela abriu a casa para o público, colecionou uma biblioteca com mais de 4000 livros, muitos dos quais eram volumes ocultos raros, e encheu o Grand Hall com estátuas. Seu favorito era um busto de Napoleão vestido como Júlio César.
CASTELO DE GRANTHAM
Ela guardava as cinzas do segundo marido em uma urna na borda de um vitral no Grande Salão e frequentemente tentava contatar o espírito dele durante sessões realizadas no Castelo de Grantham. A Sra. Van der Elst tinha vários médiuns que ela consultou ao longo dos anos. Ela era criteriosa sobre quem deixaria entrar e  conseguia identificar uma farsa depois de apenas uma sessão.
Ela escondeu dinheiro debaixo dos tapetes para testar a honestidade de suas empregadas e proibiu a caça na propriedade de 427 acres, apesar de ter paixão por usar sabres russos.
VIOLET E SEU CÃO NO CASTELO DE GRANTHAM
A Sra. Van der Elst ficou desiludida com o Solar depois que ele foi requisitado para o esforço de guerra, quando o Comitê Agrícola de Guerra arou 100 hectares de parque. Ela disse: “Senti que parte de mim foi tirada.”
Ela fundou a Legião da Paz Feminina no Castelo de Grantham e publicou anúncios em jornais nacionais afirmando que as mulheres poderiam acabar com a guerra para sempre.


Ela passou boa parte da Segunda Guerra Mundial morando em seu apartamento em Kensington, enquanto os militares tomavam Harlaxton Manor. Lá, ela demonstrou extrema bravura, apagando bombas incendiárias com baldes de água e dirigindo em meio a um bombardeio para entregar cobertores aos necessitados e desabrigados.
Ela entrou na política e se candidatou três vezes, sem sucesso, a Membro do Parlamento. Primeiro, ela lutou pelo eleitorado de Putney na Eleição Geral de 1935 como Independente, ficando em terceiro lugar. Depois, ela se candidatou pelo eleitorado de Southwark Central na eleição suplementar de 1940 como candidata do Governo Nacional, ficando em terceiro lugar. E, por último, ela lutou pelo eleitorado de Hornchurch na Eleição Geral de 1945 como Independente, ficando em quarto lugar.
Ela também foi uma compositora musical prolífica, publicando (por meio de sua própria empresa) mais de 200 peças, apesar de não conseguir ler ou escrever uma única nota musical. Ela empregou músicos profissionais para fazer isso por ela.
LIVRO DA SRA. VAN DER ELST
Ela escreveu o livro On the Gallows em 1937 como parte de seus esforços para erradicar a pena de morte. No mesmo ano, ela publicou uma coleção de 13 histórias de fantasmas, The Torture Chamber and Other Stories, por meio de sua própria empresa Dodge Publishing. Esses livros são incrivelmente raros hoje em dia e as primeiras edições deles são vendidas no Ebay por entre US$ 70 e US$ 400 ou mais. A biografia de sua vida escrita por Charles Gattey também é um livro muito raro - algo que ela sem dúvida teria adorado.

Como parte de seu trabalho de campanha, Violet lutou para impedir que Ruth Ellis e Charlotte Bryant fossem executadas - sem sucesso. Depois que Bryant foi enforcado, Violet ajudou a encontrar um orfanato adequado para seus filhos e criou um fundo para ajudar crianças que perderam os pais por causa da pena de morte. Você pode ler a história de Charlotte Bryant aqui no blog.
A Sra. Van der Elst era uma grande fã das tragédias de Shakespeare e podia citá-las palavra por palavra.

Ela tinha um grande amor pela arte e pela pintura e doou muito de seu dinheiro para orfanatos e para os pobres.
Sua campanha social, atos de caridade, comportamento excêntrico e carreira política malsucedida fizeram muito para reduzir sua fortuna. Ela foi forçada a vender o Castelo Grantham em 1948 para os jesuítas por meros £ 70.000. Agora é o campus do Reino Unido da Universidade de Evansville, Indiana.
Violet mudou-se para seu apartamento em Campden Hill Square, Knightsbridge, Londres, em 1959. Ela morreu sozinha e esquecida em uma casa de repouso em Ticehurst, Sussex, em 30 de abril de 1966, aos 84 anos.  Sua riqueza foi reduzida para apenas £ 15.528, mas ela viveu o suficiente para ter visto a abolição da pena de morte por assassinato na Grã-Bretanha no ano anterior.

No filme Pierrepoint de 2005, ela é interpretada pela atriz Ann Bell.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/ilha-grande-no-rio-de-janeiro-ilha-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/tudo-comecou-em-dezembro-de-1960-no.html

 

https://qr.ae/p2fg78

https://qr.ae/p2fOdW

https://qr.ae/p2fWjr

https://qr.ae/p2fQfj

https://qr.ae/p2fL9T

https://qr.ae/p2f0e1

https://qr.ae/pYXC4c  

https://qr.ae/pYXFbD

https://qr.ae/pYXo1s

https://qr.ae/pYXVUr

https://qr.ae/pYXmdl

https://qr.ae/pYXzne

https://qr.ae/pY7YD0

https://qr.ae/pY7Cow

https://qr.ae/pY7xnT

https://qr.ae/pY7muI

https://qr.ae/pY7qrJ

https://qr.ae/pYRK3v

https://qr.ae/pYRAua

https://qr.ae/pYRHtZ

https://qr.ae/pYRBz9

https://qr.ae/pYRL19

https://qr.ae/pYRfbk

https://qr.ae/pY8M8L

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_13.html

 

https://www.facebook.com/share/p/1BBmXu2A6y/

https://www.facebook.com/share/p/14excgR4rz/

https://www.facebook.com/share/p/1NnQwRYQHU/

https://www.facebook.com/share/p/1AwSqup5TV/

https://www.facebook.com/share/p/1AnZVzSnnw/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/uma-reconstrucao-cientifica-de-como-era.html

https://www.facebook.com/share/p/17cvrR4YH9/

https://www.facebook.com/share/p/14km6YpoGaA/

https://www.facebook.com/share/p/1GREf9CCEQ/

https://www.facebook.com/share/p/1BFKK7UxWn/

https://www.facebook.com/share/p/1DxGuWodgX/

https://www.facebook.com/share/p/1B9GjZPsaH/

https://www.facebook.com/share/p/18KeBcFWej/

https://www.facebook.com/share/p/1XWxbexPnH/

https://www.facebook.com/share/p/1B4PPBSyod/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/no-coracao-da-ilha-de-skye-na-escocia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/as-antigas-piramides-nubias-esquecidas.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/os-primeiros-controles-remotos-de.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/gal-gadot-tambem-conhecida-como-gal.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/shannon-elizabeth-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/alessandra-ambrosio-tambem-conhecida.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exus-das-encruzilhadas-sao-exus-que.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-das-almas-muitas-sao-as-duvidas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/o-cruzeiro-das-almas-na-umbanda.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-menina-apenas-uma-menina-que.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-luana-bela-cigana-morena-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-das-almas-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-dama-da-noite-entidade-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/historia-da-pomba-gira-maria-mulambo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-menina-da-praia-menina-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombogira-da-praia-ou-pombagira-morena.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombo-gira-cigana-sete-facadas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/tatta-mulambo-da-calunga-sua-lenda-diz.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-da-praia.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-menina-portuguesa-que-se-tornou.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-pomba-gira-da-estrada-gosta-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-cigana-do-cemiterio-esta-bela.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombas-giras-das-almas-realizam-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-calungas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/muitos-perguntam-quem-e-exu-veludo-este.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/consagracao-de-estatuetas-ciganas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-caveira-foi-nomeado-por-oxala.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-7-encruzilhadas-exu-rei-sete.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/homenagem-pombagira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/os-marinheiros-sao-grandes.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tiriri-ele-vem-da-calunga-de-capa-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ventania.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conta-lenda-que-pomba-gira-morena-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombagiras-ligadas-praia-geralmente.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rosa-caveira-bom-essa-lenda-que-sera.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/maria-mulambo-foi-no-inicio-do-seculo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-madalena-era-uma-mulher-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/carta-de-ogum-e-filho-o-tempo-passou-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/baianos-na-umbanda-de-um-modo-geral-os.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/eles-chegam-do-mar-e-desembarcam-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-congo-e-um-preto-velho-amado-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-capa-pretaum-exu-que-ja-foi-mago.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/padilha-ja-teve-varias-encarnacoes-na.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/missao-de-exu-nao-e-facil.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/sr-tranca-rua-das-almas-palavra-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tata-caveira-antes-de-ser-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conversa-com-um-executor-da-lei-certo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ou-bara-lalu-o-guardiao-de-roupa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-maria-mulambo-das-almas-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-historia-da-pombo-gira-menina-da.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário