ONDE REINA A ESCURIDÃO.
PARTE 5 de 5
Praticamente todas as religiões monoteístas são contrárias à utilização de
ícones e imagens,
entretanto o cristianismo (após certo tempo)passou a utilizar dessas práticas, tanto por conta da influência e vínculos com o Antigo Testamento quanto de outras religiões antigas.
Os cristãos do primeiro século,mesmo sem a
prática de produção artística,iniciaram-se autonomamente e
“[...] desenhavam e
esculpiam nas paredes das catacumbas de Roma imagens vinculadas à nova crença,mas ainda fortemente influenciadas pela iconografia grega, origem étnica de muitos
dos escravos convertidos”
(CAPPELLARI, 2011:p. 176).
Contudo, somente anos mais tarde a instituição criada e consolidada pelos cristãos,a Igreja,foi desfrutar de tal prática.
As duas principais correntes da arte medieval, Românico e Gótico,foram
influenciadas diretamente pela religiosidade cristã.
A arte românica teve destaque maior no começo da Idade Média com suas construções firmes e pesadas,constituídas de enormes abóbadas e colunas grossas.
As edificações com essas
características tinham o intuito de serem resistentes a invasões “bárbaras”,entre
outros ataques,com forte influência da arte e arquitetura de Roma Antiga.
Já a Arte Gótica,arte de maior destaque e criada alguns séculos depois,tinha como características construções verticais,eram bem iluminadas e decoradas com vitrais
coloridos e intuito didático.
Uma grande diferença entre ambas é que a românica era voltada em maior parte a construções de monastérios(rural)e a gótica a construções
civis e igrejas (urbano), compreensível pelo período onde foram tiveram maior
destaque.
Evidencia-se que como os cristãos não tinham uma tradição pictórica,os traços da arte grega eram muito fortes nas primeiras obras cristãs,com os santos e o
próprio Jesus(que foi retratado sem barba numa figura do século IV) tinham
características helênicas:
“Aos poucos, estas imagens foram adquirindo
características próprias da arte medieval,adaptando estas figurações aos anseios e objetivos da Igreja,de provocar no fiel,ao mesmo tempo,um misto de fascinação e medo”
(CAPPELLARI, p. 177).
A nomeação de Deus é uma prática preterida pelos hebreus,que não ousavam nomear o criador,nem menciona-lo.
Já o cristianismo tenta aproximar os fiéis a Deus, procurando facilitar a compreensão de santos e passagens do livro sagrado, a Bíblia,e também exaltando a cruz e a imagem de Jesus.
De acordo com Debray(1994):
O cristão chega ao Filho do Homem pela Mãe,ao Sentido pela Vista.
[...] No estábulo,Jesus e a Virgem Maria brilham em segundo plano,acariciados por uma vela,apresentados em claro-escuro aos olhares dos vizinhos, enquanto os reis magos inclinam-se para o Deus menino,Verbo já exposto a todos os sortilégios da imagem.
A exposição visual da religião é uma maneira de aproximar os santos dos
homens e mulheres comuns,trazendo aos mesmos um incentivo da fé por intermédio do imaginário visual,fazendo com que os fiéis não se sintam sós e perdidos nesse mundo de provações, algo próximo a um alento espiritual.
O Diabo como um ser de várias facetas e formas,um ser metamórfico,é
perfeito para a Igreja no âmbito artístico,ou seja, para usar a arte como ferramenta de dominação, de controle sobre fiéis.
Sendo claro,a imagem de um ser horrífico causa medo e o medo fez as pessoas seguirem sem questionar durante anos a fé cristã.
Cappellari (2011) consegue em um breve parágrafo anunciar a importância da
imagem do mal encarnado:
[...] as intenções do Clero cristão de moralizar a humanidade para estruturar as relações de poder em um período pós-Império Romano em que a entropia era uma tendência. Ameaçar as pessoas de que se tivessem uma conduta incorreta iriam para o Inferno revelou-se uma importante maneira de promover o controle social.
Sendo a sociedade medieval basicamente dividida em três escalões
(senhores,vassalos e religiosos,com a Igreja e o Estado fazendo parte de um mesmo sistema),a devoção religiosa ao mesmo tempo continha as ambições do povo, arrecadava impostos e dízimos para os luxos dos nobres e clérigos,e,depois, serviria de justificativa para o assassinato de inimigos e dissidentes.
Como sua “origem” no imaginário social,o Diabo igualmente teve diversas
influências de outras religiões(da Antiguidade Oriental e Ocidental e de povos “bárbaros”)na construção do imaginário visual.
Não menos importante foi a influência das anotações feitas pelo Beato de Morgan,a partir do século IX (século que foram
encontradas as primeiras representações do anticristo),para a concepção de
iluminuras dos séculos IX ao XV:
“A postura que o Beato adota de combater as
diferenças internas da Igreja,em pleno século IX,é um modelo que será seguido com a fúria da Santa Inquisição a partir do século XIII,com o papado de Gregório IX”.
(CAPPELLARI, 2011,p. 181).
Todas as coisas horríficas, desprezíveis, nojentas e que causavam medo eram ligadas ao Diabo.
Muchembled (2001) explanou sobre isso, demonstrando que as pinturas,iluminuras e outras artes visuais tinham o intuito de amedrontar os fiéis:
Antes de condensar-se no século XVI na forma de noção de lesa-majestade, a ideia segundo a qual os castigos formam uma cadeia progressiva, que religa as ações humanas à vontade divina,começa a expressar-se no espetáculo do castigo implacável reservado aos pecadores.
Aos que acreditavam poder usar subterfúgios com o diabo e,portanto,com Deus, a nova imageria infernal explica que eles não conseguirão escapar de sua sorte.
A ameaça se torna mais
dramática,obrigando fiéis culpabilizados a tentar dela eximir-se por meio da
confissão, da devoção.
A acentuação do medo do inferno e do diabo tem,
provavelmente,por resultado um aumento do poder simbólico da Igreja sobre os cristãos mais atingidos por estas mensagens.
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