quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

ONDE REINA A ESCURIDÃO. PARTE 3 de 5

 ONDE REINA A ESCURIDÃO.  PARTE 3 de 5


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Do Nascimento de uma religião monoteísta, ocidental e estritamente dualista,a criação do mal personificado

Temos nos primórdios da hagiografia cristã, a obra “A vida de Santo Antão” escrita por Atanásio de Alexandre (entre 356 ou 365).
Nessa obra é possível destacar como os demônios tentam a todo instante corromper homens e mulheres cristãs.

Colombo(1999)sintetiza isso dentro da obra de Atanásio e delineia as formas como isso pode ser feito:

Possuindo seu corpo, criando debilidades físicas, psíquicas e espirituais,
aparecendo de modo fantasmagórico para assustar,ironizando o cristão para dissuadi-lo da importância de sua fé e esforços espirituais,ou mesmo agredindo
o homem fisicamente,como acontecerá com o próprio santo egípcio Antão e tantos outros santos após ele,o demônio e seus sequazes são uma constante no mundo.

A obra de Atanásio sobre a vida de Santo Antão foi um dos relatos mais
importantes para o imaginário e as concepções cristãs sobre manifestações
demoníacas,tanto nos primórdios da existência cristã quanto posteriormente.

Nela incorpora-se o dualismo cristão em que a influência do Diabo sobre as pessoas é tão forte quanto a do próprio ser criador, “[...] se Deus é buscado pelo homem é porque,sobretudo, os demônios anteriormente buscam os homens.”
(AMARAL, 2001, p. 427)

As religiões orientais foram importantíssimas para a personificação do mal,tanto sua natureza ontológica quanto a simples oposição à divindade bondosa,no
entanto as influências mais fortes quanto à origem do Diabo serão o helenismo e o judaísmo.

No helenismo, há todo o panteão de deuses e deusas,com um Deus
principal e outros inferiores (em alguns casos tão importantes quanto),todos com temperamentos humanos,ou seja, às vezes tendiam para o bem ou para o mal em suas atitudes, agindo conforme seus interesses acima de tudo.

Já no judaísmo mesmo havendo uma só divindade, há os anjos.
Seres que são superiores aos humanos,porém tão dependentes (da divindade) quanto.
Esses anjos não possuíam o livre-arbítrio, pois o mesmo pode os corromper e afastar de Deus.
A escolha de não acreditar e seguir Deus, era algo tido como influência de seres
puramente inferiores ou maus,pois é errado seguir o caminho oposto do bem.

A religião cristã não aceita outro deus,nem outra essência senão a bondade, ou seja,se existissem outros seres que se opusessem,negasse a influência de Deus em suma criação.

Necessariamente inaugurar-se-ia um dualismo com possíveis desdobramentos politeístas,pois crer em outra divindade,ou outras divindades além do Uno, seria incorrer em um erro, seria crer em alguma entidade “menor”,“falsa” “mentirosa” e,sobretudo “má”,pois concorreria com Deus, com a Bondade e a Unidade em essência e excelência.

Assim, a partir do olhar de um cristão ortodoxo,os deuses do paganismo não podiam ter existência em si, pelo menos como divindades nem participarem da existência de Deus Uno e Bom.

Seriam esvaziados dessa
natureza,havendo uma só opção para explica-los seriam espíritos menores e
contraventores dos desígnios bondosos de Deus,seriam maus,seriam os demônios.
(AMARAL, 2011, p. 428)

Todos os deuses da antiguidade conhecida pelo cristianismo(Egípcios,
Gregos,Mesopotâmicos, Persas,entre outros)foram julgados como “divindades” de cunho menor,eram tidas como mentirosos falsos.

Quando não foram concebidos como demônios pelos pais da Igreja,todo panteão de deuses e deusas do período
Antigo foram reduzidos e demonizados.

Um dos exemplos foi Martinho de Braga,bispo e monge do século VI,que compreende os anjos caídos do judaísmo como
farsantes,que exibiam-se como deuses, principalmente,aos não crentes do cristianismo.

Para falar dos anjos,cuja natureza para os neoplatônicos emanei-a de Deus(e se encontravam entre o criador e as criaturas),é preciso saber que suas escolhas eram escolhas individuais(sem influência do divino)e não somente devido ao seu
afastamento de Deus.

Porém o afastamento e suas escolhas más os tornariam demônios,por distanciarem-se de sua essência e perfeição:

“Essas seriam,entre outras, as causas que explicariam a queda de Lúcifer e a partir dele,de todos aqueles anjos que por ele seriam recrutados para sua causa”.
(SCHMITT, 1997, p. 21-22)

Na mitologia grega existiam os“daemones” que eram espíritos menores
(comparados aos deuses e deusas).
Não eram seres maus, apenas intermediavam a
relação do divino com homens e mulheres mortais,ou seja, poderiam transmitir vontades e decisões boas ou ruins para ambas as partes.

No cristianismo os
“daemones” tomaram posse tanto como demônios (mal)quanto dos anjos da guarda,seres que são enviados pelo criador para cuidar dos seres humanos,“[...] interceder
junto a Deus pelos homens.

Assim, um papel de interseção,de mediação, e não de realização, que só cabe a Deus (cristianismo) ou aos deuses(politeísmo)”
(AMARAL,p. 430, 2011)

Havia forte influência, também,de outras religiões anteriores ao cristianismo
sobre a construção do demônio cristão,todavia nenhuma foi mais importante que o judaísmo (com relação à construção do próprio ser criador, Deus).

No judaísmo,também encontram-se seres que servem para auxiliar em toda a engrenagem divina,
porém é complicado afirmar que o anjo do judaísmo seria o demônio cristão porque o anjo judeu age como Javé agia, tendendo à maldade e a bondade.

Diferente do demônio cristão,que tendia só a maldade(sendo o oposto do anjo,que transmitia o bem).
Assim, por exemplo,não podemos afirmar que o anjo caído do Velho Testamento é o mesmo que o demônio no âmbito do cristianismo,uma vez que ele age muitas vezes a mandado do próprio Deus,que é um Deus de atitudes ambivalentes,diferente do Deus da Bondade do Novo Testamento.
Os “demônios”seriam, assim,no Antigo Testamento,anjos de Javé ao seu serviço,mesmo que isso implicasse a dor, a morte,a perseguição,o mal enfim.

Em última análise,o demônio é o próprio Javé.
(AMARAL, p. 431, 2011)

Russel (1991)nos propõe quatro interpretações das origens do diabo hebraico
do qual o cristianismo utilizou-se para originar o próprio.
A partir das informações de
Russel,Amaral (2011) explica:

"Assim,a de que Satã era um demônio que ascendeu entre os demais,se
tornando seu chefe.
A segunda é que ele é a personificação do impulso do mal dentro do homem,é o yestser ha-ra,a inclinação para o mal do pensamento
rabínico.
Aqui ele gozaria de uma natureza mais moral que cósmica.
A mais comum é que o demônio se originaria de um anjo, um servo de Deus (talvez aqui mais inclinado para o bem em sua origem) cuja moral e motivação declinaram constantemente.
Sobre o tempo (antes ou depois da criação do mundo,do homem,etc.)e as “causas” da queda de Satã, há toda uma literatura realizada pelos Pais da Igreja.

A quarta o vê como a personificação do lado negro de Deus,o elemento que dentro de Javé obstrui o bem,verificação esta bastante presente
no Antigo Testamento,pois em várias de suas passagens,o próprio Deus dos hebreus demonstra atitudes destrutivas, rancorosas,vaidosas, punitivas contra outros povos e mesmo contra seu povo(Gênesis 12,17; 32, 22-32; Êxodos. 4, 24-36; Juízes 2,1-2; Samuel II 17,14).

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