|
TRIBO DA SENHORITA MARY DU CAURROY |
Mary Russell, Duquesa de Bedford, foi uma renomada ornitóloga, criadora de gatos e amante de animais. Ela também montou hospitais e trabalhou como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. Mais tarde em sua vida, ela começou a aviação e fez voos recordes para Karachi e Cidade do Cabo.
Nascida Mary Du Caurroy Tribe em 26 de setembro de 1865 em Stockbridge, Hampshire, ela era filha de Walter Harry Tribe, arquidiácono anglicano de Lahore e sua esposa, Sophie Lander.
Mary passou a infância na Inglaterra morando com uma tia. Ela foi educada junto com sua irmã no Cheltenham Ladies College e então deixou a escola aos dezesseis anos para se juntar aos pais na Índia.
A liberdade do estilo de vida após a Inglaterra vitoriana a encantava: ela cavalgava quando não havia ninguém para vê-la e vagava por quilômetros pela Índia a cavalo. Ela se tornou habilidosa com a arma e foi uma das melhores atiradoras nas expedições de caça organizadas em Lahore. Ela jogava tênis e críquete e participava de bailes espetaculares ou “durbars”.
|
Herbrand Russell, 11º Duque de Bedford |
Ela se apaixonou por um jovem oficial do exército, mas esse primeiro romance não durou. Ela então se mudou com sua família para Simla, no coração do Raj britânico, e foi convidada para uma festa na Government House, onde conheceu seu futuro marido, Lord Herbrand Russell, que era sete anos mais velho que ela.
Após uma breve separação, durante a qual Herbrand escreveu a Mary uma série de cartas de amor encantadoras, o amor deles se aprofundou. O noivado logo se seguiu e foi anunciado em um Baile Vice-Real em Simla. Uma testemunha ocular relembrou a cena:
"Quando entramos na sala longa e estreita onde dançamos, no final do estrado estavam Lord e Lady Dufferin, e ao lado deles estavam Miss Mary Tribe e Lord Herbrand. Antes que nos contassem, todos nós podíamos imaginar o que tinha acontecido. A beleza natural e marcante da Miss Tribe foi realçada pela felicidade, e todos nós, em sua maioria servindo e vivendo na Índia, nos regozijamos com sua felicidade e nos sentimos orgulhosos dela."
|
Maria em sua juventude. |
Embora Herbrand tenha sido bem recebido pela família de Mary, o Duque e a Duquesa de Bedford, mais comumente conhecidos como "The Icebergs" dentro da família, não aprovaram Mary. Para eles, ela era apenas filha de um arquidiácono e estava um pouco abaixo da classe social deles.
Apesar disso, o casal se casou em 31 de janeiro de 1888 em Barrackpore, com o café da manhã de casamento oferecido sob uma famosa figueira-de-bengala no jardim de lá. Uma viagem de lua de mel pela Índia, Egito e no continente se seguiu, antes de retornar à Inglaterra. Depois de retornar da Índia, eles viveram primeiro na Escócia e foi aqui que seu único filho, Hastings William Sackville Russell, - mais tarde o 12º Duque de Bedford - nasceu em 21 de dezembro de 1888. Parece ter sido um parto traumático, possivelmente seguido por depressão pós-parto. Mary ficou incapaz de ter mais filhos ou, tendo produzido o herdeiro masculino necessário, decidiu não arriscar mais nenhuma gravidez.
|
Hastings Russell, 12º Duque de Bedford |
Hastings tinha governantas e tutores, e era próximo de seu pai. Mary parece ter tido pouca chance de desenvolver um relacionamento adequado com seu filho, porque Herbrand e seu pai, Francis, parecem tê-la excluído da educação inicial de seu filho. Hastings e Herbrand mais tarde tiveram uma grande briga quando Hastings se tornou um pacifista em vez de seguir os passos militares de seu pai. O relacionamento de Mary com seu filho foi o único fracasso notável de sua vida.
Privada de desempenhar o papel de mãe, ela se voltou para uma série de atividades diferentes, cada uma realizada com uma determinação tão única que ela se destacou em todas elas. Mary se tornou a melhor mulher a atirar na Inglaterra, com apenas um punhado de homens na sua frente. Atirar e pescar estavam no topo de sua lista de recreações favoritas. Seu recorde de tiro em um dia foi de 200 faisões, enquanto em outra ocasião ela pescou dezoito salmões pesando 200 libras.
|
Maria em sua canoa |
Mary amava a natureza e estar ao ar livre. Ela escalava montanhas, descia rios sozinha de canoa e velejava para lugares remotos e inacessíveis. Ela patinava soberbamente, tirava fotos espetaculares e pintava lindamente. Ela era uma mecânica altamente qualificada e também fazia seus próprios rádios.
Ela fundou um clube de observação de pássaros para meninos e conseguia treinar animais para fazer quase tudo, com exceção de seu mimado, mas adorado pequinês, Che Foo. Ela treinou um dos cavalos do duque para apertar as mãos e fazer reverências, e também para cair, rolar e fingir a morte.
A duquesa era uma ávida colecionadora de pássaros. Um de seus animais de estimação mais valorizados era um raro cisne resgatado chamado Sabina, que atacava ferozmente qualquer um que se aventurasse perto de seu lago. Ela não era páreo para Mary Russell. A duquesa escreveu em seu diário : "Eu tomei uma posição e dei a Sabina a entender que, pelo menos no meu caso, tal comportamento não poderia ser tolerado."
Sabina seguia a duquesa pedindo beijos e Mary podia até pegá-la. Ela assombrava o terraço em frente à casa, observando a duquesa. Um cisne macho foi convocado para servir como companheiro para ela. Sabina o tolerava, mas seu primeiro amor sempre foi a duquesa.
Mary se tornou uma ornitóloga de renome internacional e se interessou particularmente pela migração de pássaros. Entre 1909 e 1914, ela passou muito tempo em Fair Isle, frequentemente na companhia de William Eagle Clarke. Seu diário, A Bird-watcher's Diary , foi publicado privadamente em 1938, após sua morte.
Embora não tenha publicado nenhum trabalho científico, ela era muito capaz de fazê-lo. Ela frequentemente visitava o Departamento de História Natural do Museu Britânico, onde discursava com especialistas. Ela passou seu interesse em ornitologia para seu filho, que criava e criava papagaios australianos.
|
Abadia de Woburn |
Em março de 1893, Herbrand Russell herdou os títulos de seu irmão sem filhos. O ducado trouxe consigo a Abadia de Woburn, sede dos duques de Bedford por mais de 300 anos. A família também era dona da Russell Square, Bedford Square, a maior parte de Bloomsbury e todo o Covent Garden em Londres.
Na Abadia de Woburn, um lacaio vestido com libré cor-de-rosa ficava atrás de cada cadeira durante as refeições, e havia tantos funcionários empregados na casa e na propriedade que eles tinham suas próprias ligas de futebol e críquete e jogavam partidas interdepartamentais.
|
Abadia de Woburn |
Herbrand Russell administrou seu império com toda a habilidade administrativa que aprendera no exército britânico e escreveu um livro sobre como administrar uma propriedade. Embora mantivesse a vila de Chenies para sua equipe e mantivesse os aluguéis baixos, eles eram contratados por semana e estavam sujeitos a regras muito rígidas. Se fossem demitidos, perdiam sua casa imediatamente. Em seu novo papel como duquesa, Mary fazia apenas o que era exigido dela. A Srta. Green, que viera para Woburn primeiro como governanta de Hastings, eventualmente auxiliou Herbrand na administração da propriedade, permanecendo em Woburn pelo resto de sua vida.
Além de ser uma amante de pássaros, a Duquesa de Bedford também era uma grande apreciadora de gatos. Na década de 1890 e no início de 1900, ela possuía alguns dos melhores gatos siameses do mundo. Por vários anos, ela teve um gato chamado Goblin, tão famoso em sua época quanto o "blues" de Lady Marcus Beresford. Ela era um membro ativo da Ladies Kennel Association e presidente do National Cat Club. Na exposição de cães e gatos da Ladies Kennel Association de 1899 na Holland House, ela apresentou dois belos modelos de gatinhos de prata como prêmios especialmente projetados por sua graça. Ela também projetou um charmoso pires de leite com a cabeça de um gato em relevo ornamentando o centro.
Goblin era um siamês castrado da raça seal point, nascido em 1888 e descrito em The Duchess Of Bedford's Pets, de Louis Wain, na revista Windsor:
A primeira impressão que um estranho recebe ao ver a grande casa dos Russell é uma sensação de repouso absoluto. Tudo se combina para produzir esse efeito — a bela fachada despretensiosa, severa em massa clássica, apoiada por olmos e as famosas faias Woburn de imenso crescimento e idade imemorial, o encantador parque ao redor, os graciosos cervos vagando imperturbáveis entre as clareiras tranquilas, tudo fala de uma atmosfera de paz eterna. Passando pelo portão, incrustado em abetos e louros, uma curta caminhada nos leva para perto da Woburn Great House; mas antes mesmo de entrar no enorme salão antigo, encontramos alguns dos muitos animais de estimação aos quais a encantadora dona de Woburn é tão devotada.
Uma vez dentro de casa, passamos pelos corredores escarlates, pendurados com muitos retratos de família famosos, até a sala de estar da Duquesa de Bedford, que, por cortesia, também é o boudoir dos gatos, e aqui somos apresentados a alguns dos membros mais ilustres de uma seção muito importante do círculo familiar. Enrolado em uma poltrona aconchegante está um gato mestiço, de pelo longo, presunçoso, de aparência contente, que, apesar de sua ancestralidade mista, capturou a natureza em seus momentos mais gentis e, como resultado, se alegra com uma riqueza perfeita de pelo cinza prateado. Seu nome é o menos romântico, "Tommy", mas suas maneiras são mais expressivas da divindade Bubastiana, que olha para todos os gatos como súditos subordinados dentre os deuses místicos. Talvez nos próximos anos — muito além dos sete anos atuais de sua existência terrena — ele possa passar para os reinos da fantasia da memória, tornando-se uma divindade por si só, tanto quanto qualquer monumento terreno pode torná-lo, pois ele vem em primeiro lugar entre seus pares nas afeições de sua amante, e sua perda seria um golpe triste para ela.
Em um tapete de pele, um gato siamês realmente real está sentado, piscando no brilho e no cintilar do fogo. Sua pelagem brilhante é de uma cor creme e marrom-rato, enquanto seus olhos são de um lilás azul-claro. Seria difícil encontrar um par para "Goblin" em uma exposição ou em qualquer outro lugar deste país; não é de se admirar que ele seja um duende popular. No entanto, sua expressão grave e inocente é uma grande fraude, pois a qualquer momento ele está pronto para sacrificar toda a sua dignidade de uma só vez por uma brincadeira e uma confusão, apesar dos quatro anos que ele conta. Bogie, um gato de cor inteira, marrom-escuro, também é um siamês e uma raposa na barganha. Ela tem uma filosofia própria em relação ao tratamento de móveis e fará uma triste destruição com almofadas de seda, damasco e até mesmo "de plumas" quando tiver a chance. Consequentemente, ela geralmente é banida para um andar superior, ou para o gramado, onde pode praticar seus atos malignos.
Um famoso gato malhado amarelo-avermelhado de pelo longo — um mero filhote de gato grande e crescido — senta-se perto do fogo, acariciando e ronronando para chamar atenção, como é o caso daqueles gatos inescrupulosos que anseiam por notoriedade. Muito celebrado é "Bill", cujo doador foi Lord William Beresford, e, portanto, para todos os seus amigos e familiares, ele é universalmente conhecido como "Bill Beresford".
Outros gatos são frequentemente autorizados a participar da festa na casa ou no jardim, mas alguns, infelizmente! são por natureza tão indígenas e irrevogavelmente perversos que sua permanência na sociedade educada tem que ser de duração muito limitada. “Bigit”, por exemplo, está na lista dos tabus; ele é um siamês mal-humorado, que vive feliz o suficiente no exílio, onde vinte e cinco faisões-da-guiné são desconhecidos, e a porta da despensa impede suas inclinações esportivas, e onde suas liberdades são inteiramente circunscritas à domesticação da vida doméstica apenas.
Antes de finalmente deixar os gatos, é preciso mencionar o ambiente apropriado. As paredes de seu confortável quarto estão cobertas com uma seleção feliz de quadros, entre os quais se nota especialmente “Cabeça de um Retriever segurando um faisão” de Landseer; um tesouro brilhante de pelo perfeito, de Madame Ronner — uma de suas mais belas pinturas de gatos; e uma grande tela de dois fox terriers observando um gatinho rosnando.”
Bogie pode ter sido um tipo oriental burmês/castanho antigo. Além de 5 gatos siameses (incluindo Goblin, Bigit, Bogie e Marko), ela tinha um gato de pelo curto preto e branco (Napoleon), um gato de pelo longo marrom tabby meio persa (ou meio angorá), um gato persa tabby prateado (Fritz), vários gatos azuis “russos” de pelo longo e um gato persa tabby vermelho (Bill).
Em 1905, ela teria dois grandes gatos-tigres que cochilavam no tapete da lareira em sua casa na Eaton Square. Ela raramente viajava para qualquer lugar sem algumas cestas de vime delicadas, segurando seus gatos favoritos, que tinham seus próprios quartos em Woburn, e também em suas residências na Escócia e em Londres. Em Woburn, eles tinham quadras de exercícios cobertas, arranjadas com árvores e arbustos.
De acordo com um artigo impresso em vários jornais americanos em 1901:
“É uma questão se a duquesa gosta mais de cães ou gatos. Os cães em Woburn vivem como galos de briga, mas os gatos têm um quarto muito luxuoso, praticamente dado a eles. Sua Graça é presidente da sociedade organizada pela cunhada de Chinese Gordon, que administra em Londres uma notável pensão para gatos abastados e uma casa de hospedagem para os pobres, e é representada por duas ou três exibições em quase todas as exposições de gatos que acontecem. A duquesa estava presente no jantar deste ano dos homens que vendem carne de gato em Londres e fez um pequeno discurso gentil no qual implorou aos homens que fossem caridosos com os gatos vadios que encontravam em suas rondas. Mas é por seu zoológico particular que a duquesa é mais conhecida. O zoológico também fica em Woburn e, na raridade de alguns de seus moradores, supera o Jardim Zoológico de Londres, do qual o duque de Bedford é o presidente.”
"A duquesa de Bedford também nunca mostrou um gato, embora, para ajudar a fortuna de Puss, ela tenha dado os prêmios mais caros, tenha se inscrito e ajudado a manter um Cat Home de fideicomisso. No movimento para garantir um melhor tratamento para gatos abandonados e abandonados, a duquesa também promoveu e pagou em grande parte por um jantar de muito sucesso há cerca de dois anos para os homens da carne de gatos que ficaram, na ocasião, tão bem impressionados com os comentários diplomáticos de Sua Graça, seu apelo à sua masculinidade mais gentil, que podemos acreditar no que é livremente declarado em todas as favelas de Londres, que desde aquela noite de jantar agitada os homens da carne de gatos nunca permitiram que um gato em sua ronda quisesse uma mordida ou um pequeno toque de gentileza. A Duquesa de Bedford não é uma expositora por desgosto de exposições de gatos, pois ela percebe que esses eventos são uma grande proteção para o gato, tornando o Gato de tal valor comercial que sua felicidade e segurança na vida são garantidas, e ela dá seu patrocínio às principais exibições de gatos. ”- Boudoir Magazine, 1904
O Tatler de 13 de julho de 1904 também menciona seus gatos :
“O gato, Napoleão, é o mais recente felino a chegar a Woburn, e embora pareça gordo e um monarca, cada centímetro dele agora era um órfão faminto e vira-lata quando foi levado para Woburn por uma mulher pobre que desejava garantir um bom lar para o necrófago magro. A duquesa consentiu em recebê-lo, e Napoleão selecionou os estábulos de Woburn, que ele guarda zelosamente, e se Fritz ou qualquer outro gato apresentar seu rosto à vista dos domínios de Napoleão, o imperador gato faz um ataque vigoroso e expulsa o intruso do limite do que ele considera sua esfera exclusiva. Fritz, o persa, é o animal de estimação pessoal da duquesa de Bedford. Desde a morte de Goblin, que era o eleito dos felinos de Woburn, Fritz perdeu o ciúme taciturno e o jeito furtivo de entrar nos cômodos que, por medo de Goblin pular sobre ele, ele tinha na vida deste último.”
Em novembro de 1927, o London Times publicou um relato do Siamese Cat Show realizado em Kensington em setembro; a melhor exibição em exposição foi um gatinho macho, Marko, criado pela Sra. Ellerby e comprado pela Duquesa de Bedford. King Kesho, um famoso reprodutor siamês na década de 1890 até sua morte em 1897, alegou descendência, em parte, dos gatos da Duquesa de Bedford.
Entre outros animais, a propriedade em Woburn incluía o raro veado Pere David. Os cavalos de carruagem desgastados do casal também encontraram uma aposentadoria fácil lá. Um grande número de suas fotos de animais, tiradas na Abadia de Woburn, foram usadas para ilustrar “Os Animais Vivos do Mundo”.
|
Algumas das casas de Maria |
Assim como Woburn, Mary gostava muito de sua casa de campo suíça conhecida como Endsleigh, perto de Tavistock, em Devon. Casa de campo é um pouco de eufemismo – era extremamente cara e ficava em uma grande propriedade, mas, apesar de sua posição, ela tinha gostos simples.
O casal era menos conhecido socialmente do que qualquer outro par de sua posição e dizia-se que o duque era um homem tímido e que se levava muito a sério. Eles apareciam apenas raramente em seu camarote particular na Royal Opera House ou na pista de patinação em Knightsbridge. Ao contrário de muitos de sua posição, que ficavam "em casa" e "tomavam chá" com seus pares, Mary não era uma pessoa para a vida da alta sociedade. Ela vestia a tiara e os adereços de uma duquesa apenas quando necessário para deveres sociais.
Mary era uma membro ativa da Liga de Resistência Fiscal Feminina, um grupo associado à União Social e Política Feminina que usou a resistência fiscal para protestar contra a privação de direitos das mulheres durante o movimento pelo sufrágio feminino britânico.
Interessada na prática médica, Mary começou um hospital cottage em uma casa na Leighton Street que tinha um pequeno número de quartos e leitos. Então, em 1903, ela realmente construiu o hospital cottage, que ela mesma projetou na Leighton Street, chamado Maryland, e ainda está lá hoje.
|
Mary como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial |
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Mary converteu os prédios de Woburn em um segundo hospital, trabalhando com tanta rapidez que os primeiros pacientes feridos de guerra foram admitidos em seis semanas após a declaração de guerra. Ela assumiu total responsabilidade pela administração, enquanto o duque pagava todas as contas. Logo o hospital estava sendo citado em todos os lugares como um exemplo de como um hospital deveria ser administrado. O War Office tinha tanta confiança no hospital da duquesa que soldados feridos eram enviados para Woburn diretamente da frente.
Não contente com seu papel administrativo, ela se tornou uma enfermeira de calibre excepcional. Ela atuou como enfermeira de teatro em quase todas as operações, com o tempo ela se tornou uma enfermeira de teatro muito talentosa e em alguns casos ela mesma fez pequenas operações. Ela não esperava que sua equipe fizesse algo no hospital que ela mesma não fizesse. Então ela acordava às 5h45 da manhã esfregando o chão e preparando as salas de cirurgia para os cirurgiões.
|
Duquesa de Bedford nos últimos anos |
Foi durante esse período que ela contratou Bridon Glendenning, que era um cirurgião muito competente, para administrar o hospital para ela. Sabendo do interesse genuíno dela na área, ele a encorajou a treinar em radiografia e radiologia. Levando a sugestão dele a sério, ela começou a trabalhar na área de radioterapia, usando a radioterapia para realmente curar pessoas em vez de apenas tirar fotos.
Em janeiro de 1918, a duquesa foi condecorada com a Cruz Vermelha Real no segundo grau de Associado, por seus serviços de enfermagem em tempo de guerra no Hospital Auxiliar de Woburn. Mais tarde, ela foi nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire em 1928 e também foi Dame of Grace of the Order of Saint John (DGStJ) e Fellow da Linnean Society of the Imperial College (FLS)
|
Duquesa de Bedfod em traje de voo |
Na década de 1920, aos 63 anos, a duquesa se interessou por aviação. Ela alegou que isso lhe dava algum alívio para seu zumbido constante, embora ela eventualmente tenha ficado totalmente surda. Ela tinha mais do que o dobro da idade da maioria dos que voavam na época, mas ela achava a euforia e o perigo totalmente inebriantes. Ela transformou um paddock na Abadia de Woburn em um campo de pouso e fazia suas tarefas para cidades próximas de avião.
Em 2 de agosto de 1929, ela partiu em um voo recorde de 10.000 milhas do Aeroporto de Lympne para Karachi, retornando ao Aeroporto de Croydon em oito dias. Ela foi acompanhada em seu monomotor Fokker F.VII Princess Xenia - que ela renomeou "The Spider" por sua tenacidade - por seu piloto pessoal, Capitão CD Barnard e o mecânico Robert Little.
Em 8 de abril de 1930, ela fez seu primeiro voo solo, em seu DH.60G Moth (G-AAAO).
|
Maria, com Barnard e Little |
Em 10 de abril de 1930, ela embarcou em um voo recorde do Aeroporto de Lympne para a Cidade do Cabo, no "The Spider", voando 9.000 milhas em 91 horas e vinte minutos ao longo de 10 dias, novamente com Barnard e Little.
Barnard estava ansioso para quebrar recordes no ar e teve pouca dificuldade em persuadir a Duquesa a apoiá-lo e acompanhá-lo nessas tentativas. Ele tinha um prazer quase perverso em encontrar, e às vezes parecia criar, situações aterrorizantes. Ele ficava sem gasolina em lugares onde o pouso parecia impossível, era superado no ar, junto com Mary e o engenheiro, por vapores de monóxido de carbono ou encorajava Mary a se inclinar para fora da porta aberta do avião para fotografar Gibraltar, assim como eles estavam sendo sugados para dentro de um tornado.
Naquela época, a aviação estava em seus primórdios, então eles tinham que parar para reabastecer em pistas feitas
de areia. Eles estariam no meio do nada e se algo desse errado eles teriam que esperar dias por uma peça. Sua viagem para a Cidade do Cabo foi interrompida por uma tubulação de óleo quebrada que a forçou a pousar em Sófia, Bulgária. Em um de seus voos, eles estavam voando sobre uma área desértica e foi somente quando pousaram que perceberam que tinham dois buracos de bala na aeronave. Eles não perceberam na época que tinham sido alvejados por pessoas no solo.
Em 1934 - e novamente em 1935 - desta vez com seu novo copiloto F/Lt RC Preston em um de Havilland Puss Moth G-ABOC, a Duquesa fez voos extensos da Inglaterra para o Saara Ocidental e o norte da Nigéria.
A tenente de voo Preston foi a piloto que traçou o curso para seu último voo. Ela tinha feito 199 horas e quatro minutos e teve que fazer mais 56 minutos de voo para atingir suas 200 horas de voo. A duquesa estava preocupada que eles não renovariam sua licença de piloto por causa de sua surdez e porque ela tinha, na época, 71 anos.
|
A Duquesa Voadora |
Em março de 1937 - três meses antes da morte de Amelia Earhart - a duquesa deixou Woburn Abbey em um DH.60GIII Moth Major (G-ACUR), indo em direção a Cambridgeshire. Ela tinha combustível suficiente para 3 horas de voo e pretendia voar sobre a área inundada do Rio Ouse.
Ela partiu em uma tarde escura, em condições climáticas que estavam se deteriorando rapidamente. Logo depois que ela decolou, uma tempestade de neve surgiu. O sistema de navegação que ela estava usando causou problemas para outros pilotos, mesmo sem as más condições de visibilidade daquele dia. Quando ela não retornou depois de uma hora e meia, o duque ficou muito preocupado e contatou o chefe da polícia de Bedfordshire, que fez chamadas para as polícias vizinhas.
Embora ela conhecesse bem o terreno, temia-se que ela pudesse ter ficado desorientada pelas grandes enchentes ou tentado pousar em um campo inundado. A polícia vasculhou Monks Woods, a 13 milhas de Peterborough, onde um guarda-caça viu um avião voando baixo. Ele rapidamente o perdeu de vista devido à neve ofuscante e ouviu o motor parar. Ele acreditou que o avião havia caído, embora não tenha ouvido um estrondo.
Em 25 de março de 1937, pescadores arrastaram um suporte de madeira em suas redes. O tenente de voo Preston e oficiais da empresa de Havilland não acreditaram que fosse parte do avião Duchess's Moth. Aviões da Royal Air Force se juntaram à busca sobre os pântanos de East Anglia, cruzando o terreno. Na pequena chance de que ela estivesse flutuando no mar, e o rádio do governo ordenou que todos os navios próximos estivessem atentos.
Quase 100 aviões da Força Aérea Real e 2000 buscadores no solo não conseguiram encontrar nenhum vestígio dela. A polícia vasculhou os lagos na propriedade de 20.000 acres do duque, caso o avião tivesse caído no terreno. Embora ela conhecesse bem o terreno, até mesmo seu marido, que atendia pessoalmente todos os telefonemas de seu quarto na Abadia de Woburn, aceitou que ela havia se perdido enquanto voava por uma tempestade de neve sobre um pântano inundado.
Em 26 de março, a esperança de sua sobrevivência foi abandonada. Em 29 de março, outro pedaço de madeira apareceu perto de Hunstanton, Norfolk, mas não era do avião dela.
Finalmente, em 2 de abril de 1937, um suporte de avião que apareceu em Great Yarmouth foi definitivamente identificado como vindo de seu avião. Em 14 de maio, o corpo de uma mulher em um traje de voo foi encontrado no Canal da Mancha, por uma balsa de trem, a cinco milhas de Dover, mas o tenente de voo Preston disse que não havia chance de o corpo ser o da duquesa - havia algumas aviadoras ousadas perdidas no mar naqueles primeiros anos.
A teoria era que ela tinha voado sobre a costa por engano, ficou sem combustível e afundou no Mar do Norte, perto de Great Yarmouth - mas também houve alguma especulação de que poderia ter sido suicídio. Ela tinha ficado doente cerca de 10 dias antes e tinha sido sujeita a ataques de tontura, de acordo com um amigo. Ela também estava preocupada com o futuro do hospital, pois o duque estava se conscientizando das limitações em seu poder de compra.
Seu corpo nunca foi recuperado e seu amado marido morreu apenas três anos depois.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
CIGANOS NA UMBANDA
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
AMADOS EXUS DE UMBANDA
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-praia-mais-perigosa-do-mundo-ondas.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-tumulo-com-estatua-do-papa-pio-ix.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-asteroide-ceres-e-um-mundo-oceanico.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/voce-ja-ouviu-falar-do-sal-de-indio.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/um-pouquinho-da-historia-desse-peixe.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/lasanha-de-batata.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/pao-de-chocolate-e-ameixa.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/contra-file-com-molho-de-chimichurri-e.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/linguado-dore-com-molho-branco.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-sugey-abrego.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-dorothy-martin.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-contesa-cneajna.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/sobre-cubbi-thompson.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/reinoud-i-da-borgonha-nascido-em-986.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/francisco-araujo-monteiro-nascido-9-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/rita-goncalves-coutinho-nascida-14-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/maquinas-de-exercicios-da-era-vitoriana.html
https://qr.ae/p2fOdW
https://qr.ae/p2fWjr
https://qr.ae/p2fQfj
https://qr.ae/p2fL9T
https://qr.ae/p2f0e1
https://qr.ae/pYXC4c
https://qr.ae/pYXFbD
https://qr.ae/pYXo1s
https://qr.ae/pYXVUr
https://qr.ae/pYXmdl
https://qr.ae/pYXzne
https://qr.ae/pY7YD0
https://qr.ae/pY7Cow
https://qr.ae/pY7xnT
https://qr.ae/pY7muI
https://qr.ae/pY7qrJ
https://qr.ae/pYRK3v
https://qr.ae/pYRAua
https://qr.ae/pYRHtZ
https://qr.ae/pYRBz9
https://qr.ae/pYRL19
https://qr.ae/pYRfbk
https://qr.ae/pY8M8L
https://qr.ae/pY85zk
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/elementais-encantados-e-naturais.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/mediunidade-de-cura-ramatis.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/exu-gerere-e-um-exu-pouco-conhecido.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/a-historia-de-rei-congo-preto-velho-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/ilha-grande-no-rio-de-janeiro-ilha-que.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/tudo-comecou-em-dezembro-de-1960-no.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-vida-extraordinaria-da-sra-violet-van.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/juvencio-da-silva-ramos-nasceu-em.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/localizacao-esquina-das-ruas-dr-vital.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/em-1835-foi-criado-entre-niteroi-e-rio.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/cidadao-do-mundo-burgers-arts.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/taisho-batel.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/trilha-ao-molho-de-camarao-com-provolone.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/peixada.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/camarao-aos-4-queijos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/marisco-lambe-lambe.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/caranguejada-na-cerveja-moda-do-marcal.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/camarao-com-requeijao.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/tambaqui-na-brasa.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/bobo-de-camarao_20.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/bacalhau-simples-mais-gostoso.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/07091903-2021-primeira-igreja-batista.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/comendador-joao-guilherme-guimaraes.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/era-vespera-da-festa-da-padroeira-da.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/fotografia-de-registro-de-procissao-em.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/camarao-com-palmito-ao-forno.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/oxala-oya-tempo.html
https://qr.ae/p2fg78
https://qr.ae/p2fOdW
https://qr.ae/p2fWjr
https://qr.ae/p2fQfj
https://qr.ae/p2fL9T
https://qr.ae/p2f0e1
https://qr.ae/pYXC4c
https://qr.ae/pYXFbD
https://qr.ae/pYXo1s
https://qr.ae/pYXVUr
https://qr.ae/pYXmdl
https://qr.ae/pYXzne
https://qr.ae/pY7YD0
https://qr.ae/pY7Cow
https://qr.ae/pY7xnT
https://qr.ae/pY7muI
https://qr.ae/pY7qrJ
https://qr.ae/pYRK3v
https://qr.ae/pYRAua
https://qr.ae/pYRHtZ
https://qr.ae/pYRBz9
https://qr.ae/pYRL19
https://qr.ae/pYRfbk
https://qr.ae/pY8M8L
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_13.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/maquinas-de-exercicios-da-era-vitoriana.html
https://www.facebook.com/share/p/1BBmXu2A6y/
https://www.facebook.com/share/p/14excgR4rz/
https://www.facebook.com/share/p/1NnQwRYQHU/
https://www.facebook.com/share/p/1AwSqup5TV/
https://www.facebook.com/share/p/1AnZVzSnnw/
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/uma-reconstrucao-cientifica-de-como-era.html
https://www.facebook.com/share/p/17cvrR4YH9/
https://www.facebook.com/share/p/14km6YpoGaA/
https://www.facebook.com/share/p/1GREf9CCEQ/
https://www.facebook.com/share/p/1BFKK7UxWn/
https://www.facebook.com/share/p/1DxGuWodgX/
https://www.facebook.com/share/p/1B9GjZPsaH/
https://www.facebook.com/share/p/18KeBcFWej/
https://www.facebook.com/share/p/1XWxbexPnH/
https://www.facebook.com/share/p/1B4PPBSyod/
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/no-coracao-da-ilha-de-skye-na-escocia.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/as-antigas-piramides-nubias-esquecidas.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/os-primeiros-controles-remotos-de.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/gal-gadot-tambem-conhecida-como-gal.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/shannon-elizabeth-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/alessandra-ambrosio-tambem-conhecida.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exus-das-encruzilhadas-sao-exus-que.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-das-almas-muitas-sao-as-duvidas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/o-cruzeiro-das-almas-na-umbanda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-menina-apenas-uma-menina-que.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-luana-bela-cigana-morena-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-das-almas-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-dama-da-noite-entidade-das.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/historia-da-pomba-gira-maria-mulambo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-menina-da-praia-menina-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombogira-da-praia-ou-pombagira-morena.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombo-gira-cigana-sete-facadas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/tatta-mulambo-da-calunga-sua-lenda-diz.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-da-praia.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-menina-portuguesa-que-se-tornou.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-pomba-gira-da-estrada-gosta-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-cigana-do-cemiterio-esta-bela.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombas-giras-das-almas-realizam-um.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-calungas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/muitos-perguntam-quem-e-exu-veludo-este.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/consagracao-de-estatuetas-ciganas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-caveira-foi-nomeado-por-oxala.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-7-encruzilhadas-exu-rei-sete.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/homenagem-pombagira.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/os-marinheiros-sao-grandes.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tiriri-ele-vem-da-calunga-de-capa-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ventania.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conta-lenda-que-pomba-gira-morena-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombagiras-ligadas-praia-geralmente.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rosa-caveira-bom-essa-lenda-que-sera.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/maria-mulambo-foi-no-inicio-do-seculo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-madalena-era-uma-mulher-muito.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/carta-de-ogum-e-filho-o-tempo-passou-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/baianos-na-umbanda-de-um-modo-geral-os.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/eles-chegam-do-mar-e-desembarcam-em.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-congo-e-um-preto-velho-amado-por.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-capa-pretaum-exu-que-ja-foi-mago.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/padilha-ja-teve-varias-encarnacoes-na.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/missao-de-exu-nao-e-facil.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/sr-tranca-rua-das-almas-palavra-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tata-caveira-antes-de-ser-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conversa-com-um-executor-da-lei-certo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ou-bara-lalu-o-guardiao-de-roupa.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-maria-mulambo-das-almas-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-historia-da-pombo-gira-menina-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/malandras-e-malandrinhas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-cigano.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-caveirinha-da-calunga-para-quem.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/o-amor-de-oxum-e-exu-apenas-um-conto.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-veludo-pertence-linha-das.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-destranca-rua-entidade-que-trabalha.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rainha-das-7-encruzilhada-pomba-gira.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tranca-ruas-ouvimos-falar-bem-pelas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/salve-as-forcas-de-seu-7-encruzas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/muito-usada-muito-falada-muito-temida.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rosa-caveira-e-uma-pomba.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rosa-negra.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-malandras-surgiram-partir-dos-anos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/quem-nunca-ouviu-falar-da-pomba-gira.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-quaresma-de-sao-miguel-arcanjo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/mitos-sobre-exu-muitas-coisas-sao-ditas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-7-saias-procura-uma-forte.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-cigana-na-cultura-cigana.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-pombo-gira-maria-quiteria-e-uma-das.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-historia-da-pomba-gira-do-forno-gerar.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-umbanda-na-legiao-dos-sete-exus-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-7-trevas-no-astral.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/os-escalda-pes-sao-certamente-uma-das.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-7-lombas-to-aqui-pra-falar-sobre-os.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-palavra-exu-significa-em-ioruba.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tata-caveira-em-uma-noite-sombria.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário