sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Em 1835 foi criado, entre Niterói e Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara o primeiro serviço regular de passageiros no Brasil e na América do Sul usando navios a Vapor

 Em 1835 foi criado, entre Niterói e Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara o primeiro serviço regular de passageiros no Brasil e na América do Sul usando navios a Vapor


Pode ser uma imagem de texto
O Mais Antigo transporte de Barco a Vapor do Brasil
Os barcos a vapor foram um elemento vital do sistema de transporte desde sua invenção no final do século XVIII até o final do século XIX. Como os barcos a vapor geram sua própria fonte consistente de energia, normalmente gerada pela queima de carvão, e podem operar em águas rasas, eles tinham uma capacidade sem precedentes de navegar rios e outras vias navegáveis interiores, e eram particularmente valiosos para viajar rio acima e contra correntes que outras embarcações não conseguiam superar. Os barcos a vapor também eram usados nas águas costeiras. Seu uso para o transporte de pessoas e mercadorias foi fundamental para o desenvolvimento da economia.
Em 1835 foi criado, entre Niterói e Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara o primeiro serviço regular de passageiros no Brasil e na América do Sul usando navios a Vapor
A "Companhia de Navegação de Niterói" foi criada em 14 de outubro de 1835. A primeira embarcação a fazer a travessia foi o vapor inglês "Especuladora", que, juntamente com as barcas "Nictheroyense" e "Praiagrandense", formavam a totalidade da frota. Cada vapor tinha capacidade para 250 passageiros, que atravessavam a Baía entre o Cais Pharoux (atual Praça XV de Novembro) e a Praça Martim Afonso (atual Praça Arariboia) em 30 minutos de viagem
A 5 de junho de 1858 o Governo Imperial concedeu ao Dr. Clinton Van Tuyl, ou à empresa que organizasse, privilégio para um serviço de comunicações entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, por meio de barcas a vapor do sistema ferry. Organizada a Companhia Ferry, seu serviço foi inaugurado na manhã de domingo, 29 de junho de 1862, com três barcas norte americanas, providas de grandes rodas, com duas proas e capacidade para 300 pessoas, podendo ainda levar carruagens e seus animais. As barcas eram denominadas de: Primeira, Segunda e Terceira, sendo que a família Imperial tomou assento na Segunda. A barca Primeira se atrasou, pois abalroou um patacho, chocou-se contra um flutuante e quase afunda um escaler. A Segunda, que em verdade foi “primeira”, navegou num mar de rosas, tendo aportado em São Domingos, onde o Imperador foi recebido pelo Presidente da Província, Luís Alves Leite de Oliveira Belo, e outras autoridades. Depois de excursionar por Niterói, D. Pedro II retornou ao Rio na barca Terceira. A Companhia Ferry era tão eficiente que seu concorrente, a Companhia de Navegação de Niterói e Inhomirim não resistiu à competição e suspendeu os serviços em fins de 1865.
Pouco depois, a Companhia Ferry pôs em serviço mais duas barcas: a Quarta e a Quinta, e, mais tarde, a Sexta e a Sábado, estendendo o horário do serviço até às 11:30h da noite.
Em 1870 surgiu a Empresa Fluminense, fundada por Carlos Fleiuss, mas logo depois foi vendida para a Companhia Ferro-Carril Niteroiense, sendo afinal absorvida pela Companhia Ferry em junho de 1877. Com mais barcas, a companhia estendeu seus serviços até a Ilha de Paquetá. A 1o. de outubro de 1889, ela se incorporou à Empresa de Obras Públicas no Brasil, organizando-se então, a Companhia Cantareira e Viação Fluminense, com a finalidade de explorar, não só a navegação a vapor na Baía de Guanabara, como os serviços de abastecimento d`água e de bondinhos de burro em Niterói. Teve longa vida essa companhia, sendo apenas extinta na década de 1950.
Em 1870 a empresa Barcas Fluminense fazia 52 travessias diárias entre Nictheroy (Niterói) e a Côrte (Rio de Janeiro).
A queda de qualidade dos serviços no século XX motivou grande revolta popular em 1959, quando a antiga estação hidroviária de Niterói foi incendiada e depredadas várias barcas, em tumultos que duraram alguns dias.
Depois da revolta, houve uma intervenção federal na empresa que durou cinco anos, após o que os transportes marítimos de massa pela baía foram estatizados e mantidos pelo Serviço de Transportes da Baía de Guanabara (STBG), depois CONERJ, até que a 12 de fevereiro de 1998 o controle acionário passou para um grupo de empresas privadas pelo prazo de 25 anos renováveis, surgindo daí a empresa BARCAS S/A.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/ilha-grande-no-rio-de-janeiro-ilha-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/tudo-comecou-em-dezembro-de-1960-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-vida-extraordinaria-da-sra-violet-van.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/juvencio-da-silva-ramos-nasceu-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/localizacao-esquina-das-ruas-dr-vital.html

 

https://qr.ae/p2fg78

https://qr.ae/p2fOdW

https://qr.ae/p2fWjr

https://qr.ae/p2fQfj

https://qr.ae/p2fL9T

https://qr.ae/p2f0e1

https://qr.ae/pYXC4c  

https://qr.ae/pYXFbD

https://qr.ae/pYXo1s

https://qr.ae/pYXVUr

https://qr.ae/pYXmdl

https://qr.ae/pYXzne

https://qr.ae/pY7YD0

https://qr.ae/pY7Cow

https://qr.ae/pY7xnT

https://qr.ae/pY7muI

https://qr.ae/pY7qrJ

https://qr.ae/pYRK3v

https://qr.ae/pYRAua

https://qr.ae/pYRHtZ

https://qr.ae/pYRBz9

https://qr.ae/pYRL19

https://qr.ae/pYRfbk

https://qr.ae/pY8M8L

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_13.html

 

https://www.facebook.com/share/p/1BBmXu2A6y/

https://www.facebook.com/share/p/14excgR4rz/

https://www.facebook.com/share/p/1NnQwRYQHU/

https://www.facebook.com/share/p/1AwSqup5TV/

https://www.facebook.com/share/p/1AnZVzSnnw/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/uma-reconstrucao-cientifica-de-como-era.html

https://www.facebook.com/share/p/17cvrR4YH9/

https://www.facebook.com/share/p/14km6YpoGaA/

https://www.facebook.com/share/p/1GREf9CCEQ/

https://www.facebook.com/share/p/1BFKK7UxWn/

https://www.facebook.com/share/p/1DxGuWodgX/

https://www.facebook.com/share/p/1B9GjZPsaH/

https://www.facebook.com/share/p/18KeBcFWej/

https://www.facebook.com/share/p/1XWxbexPnH/

https://www.facebook.com/share/p/1B4PPBSyod/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/no-coracao-da-ilha-de-skye-na-escocia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/as-antigas-piramides-nubias-esquecidas.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/os-primeiros-controles-remotos-de.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/gal-gadot-tambem-conhecida-como-gal.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/shannon-elizabeth-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/alessandra-ambrosio-tambem-conhecida.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exus-das-encruzilhadas-sao-exus-que.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-das-almas-muitas-sao-as-duvidas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/o-cruzeiro-das-almas-na-umbanda.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-menina-apenas-uma-menina-que.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-luana-bela-cigana-morena-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-das-almas-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-dama-da-noite-entidade-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/historia-da-pomba-gira-maria-mulambo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-menina-da-praia-menina-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombogira-da-praia-ou-pombagira-morena.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombo-gira-cigana-sete-facadas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/tatta-mulambo-da-calunga-sua-lenda-diz.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-da-praia.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-menina-portuguesa-que-se-tornou.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-pomba-gira-da-estrada-gosta-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-cigana-do-cemiterio-esta-bela.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombas-giras-das-almas-realizam-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-calungas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/muitos-perguntam-quem-e-exu-veludo-este.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/consagracao-de-estatuetas-ciganas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-caveira-foi-nomeado-por-oxala.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-7-encruzilhadas-exu-rei-sete.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/homenagem-pombagira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/os-marinheiros-sao-grandes.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tiriri-ele-vem-da-calunga-de-capa-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ventania.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conta-lenda-que-pomba-gira-morena-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombagiras-ligadas-praia-geralmente.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rosa-caveira-bom-essa-lenda-que-sera.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/maria-mulambo-foi-no-inicio-do-seculo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-madalena-era-uma-mulher-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/carta-de-ogum-e-filho-o-tempo-passou-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/baianos-na-umbanda-de-um-modo-geral-os.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/eles-chegam-do-mar-e-desembarcam-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-congo-e-um-preto-velho-amado-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-capa-pretaum-exu-que-ja-foi-mago.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/padilha-ja-teve-varias-encarnacoes-na.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/missao-de-exu-nao-e-facil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário