No local de maior beleza na serra foram feitos dois grandes viadutos, o Caruru – última obra a ser concluída. Na foto na fase de Sustentação e armação de ferragens para sua construção.
Guaratuba, década de 60, o casario antigo na orla, onde hoje localiza-se a "Praça dos Namorados".
Antiga foto do Morro do Cristo, em Guaratuba/PR. Nesta época, a estátua do Cristo ainda apontava para a saída da Baía, mais tarde ela foi girada, e hoje, olha pela cidade de Guaratuba.
Em 22 de setembro de 1968 em Guaratuba, Litoral paranaense, ocorreu o afundamento dos prédios históricos da Rua da Praia. O mar derrubou o muro de arrimo da rua principal e avançou impetuosamente sobre o casario antigo. O prédio da antiga prefeitura foi o primeiro a ruir. Geólogos como João José Bigarella, que estudaram o solo depois do ocorrido, explicaram que a erosão ocorria há muito tempo, e fora agravada com a construção do trapiche e do muro de arrimo. "O muro foi feito com dois metros de profundidade e com drenagem insuficiente. A água entrava por debaixo e não saía. Quando começou o desmoronamento, a areia fina que restava virou água, por isso em menos de duas horas uma cratera se formou", explicou Bigarella.
Catorze imóveis foram atingidos, num raio de 120 metros e 160 pessoas ficaram desabrigadas, mas felizmente, ninguém se feriu ou morreu.
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GRUPO ESCOLAR LEÔNCIO CORREIA
GRUPO ESCOLAR 19 DE DEZEMBRO na RUA Desembargador Mota. Inaugurado em 1911.
Setor histórico de Guaratuba antes do afundamento do terreno pelas aguas. A Rua da Praia era assim: havia um espaço para caminhadas, um trapiche e um muro de arrimo. A falta de um sistema de drenagem da área aterrada antes do muro teria impulsionado a erosão, segundo a avaliação de biólogos na época, entre eles João José Bigarella.
Viagem inaugural do Ferryboat Guaratuba-Matinhos no ano de 1960.
O governador Moisés Lupion, o secretário do governo Muggiati Filho (de terno na foto) e uma centena de convidados, fizeram o passeio inaugural pela baía.
A travessia de Guaratuba - Matinhos pelo sistema de ferry boat foi implantado em 1960, como solução de transporte dos moradores de Guaratuba para o lado do Paraná. O imigrante português João lopes Rodrigues construiu o primeiro barco com motor e material doado pelo estado. Era capaz de transportar 12 carros e 100 pessoas. Em 1966, o barco foi substituído pelo Ferry boat Iguassu com capacidade para 20 carros. Em 1996, foi concedido à empresa F. Andreys o transporte na travessia de Guaratuba-Matinhos.
Fonte: portal http://www.jws.com.br/
Em 1765 foi ordenado formar na Baía de Guaratuba um povoado com 200 casais, cuja Ordenança de Paranaguá seria encarregada de delimitar as terras e instrumentos necessários para a implantação da agricultura naquele local. Em 1771, foi criada a Vila São Luiz de Guaratuba. A preocupação de ocupar algum lugar mais ao sul de Paranaguá devia-se ao fato de que os espanhóis pretendiam invadir este trecho da costa, tendo ocorrido uma invasão na Ilha de Santa Catarina em 1777, com sua expulsão no mesmo ano.
Na foto, a Avenida 25 de Abril.
(Wikipedia)