quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Cebolinha: HQ "Por causa de uma letrinha..."

 

Cebolinha: HQ "Por causa de uma letrinha..."

Cebolinha: HQ "Por causa de uma letrinha..."

Mostro uma história em que o Cebolinha encontrou um Gênio da Garrafa com direito a realizar 5 pedidos, mas teve problemas com o seu jeito de falar. Com 7 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cebolinha Nº 52' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cebolinha Nº 52' (Ed. Globo, 1991)

Cebolinha encontra uma garrafa enterrada, tira a tampa e aparece o "Gênio da Garrafa", que diz que ele tem direito a 5 pedidos. Cebolinha comemora que é a melhor coisa que podia acontecer, o Gênio diz para pedir logo para ele voltar a dormir por mil anos e Cebolinha pede para ser o dono da rua e, assim, vão parar na Lua e Cebolinha entende nada.

O Gênio diz que ele está na propriedade, pediu para ser dono da Lua, Cebolinha diz que não daquela Lua e o Gênio quer saber se é Lua de Marte, Júpiter ou Saturno. Nisso, chega o São Jorge querendo falar com o novo dono da Lua, reclamando que falta água e oxigênio, o cavalo reclama do chão esburacado e o Dragão manda tomar providência. Cebolinha manda o  Gênio voltar para a Terra e vai parar dentro de uma tela de cinema. Cebolinha se irrita, fala que é ir para casa, e  assim, o Gênio atende certo, avisando que já é o terceiro pedido dele. 

Cebolinha acha que foi muito egoísta e pede que o seu pai ganhe um carro novo. Cebolinha vê o Seu Cebola vindo e acha que está dando pulos de alegria, mas está dando pulos com o outro calo no pé, que já não bastava ter calo em um pé e agora no outro. E o Gênio comenta que, francamente, como pôde fazer uma coisa dessa com o pai dele.

Cebolinha reclama que não vê que ele fala "elado" e o Gênio entende "pelado". Cebolinha diz que troca o "R" de rato por L de lata e o Gênio pergunta se é esposa do "lato". Cebolinha fala que o que importa é que não fala direito e o Gênio responde que vai prestar atenção no último pedido. Cebolinha pede para acertar na Loto e o gênio dá uma moto que atropela o Cebolinha, acertando em cheio porque o Gênio pensou que trocava qualquer letra.

Cebolinha chora que era Loto mesmo e o Gênio dá mais um pedido de lambuja para ele. Cebolinha pede para fala certo, e o Gênio vai embora alegando que ele queria falar a palavra "celto" e falou. Cebolinha fica furioso, aparece Cascão perguntando o que houve, Cebolinha fala que nem imagina o que aconteceu, é para qualquer um ficar louco. Cascão fala que ele não está rouco, a voz está normalzinha e no final Cebolinha corre atrás dele, jogando a garrafa do Gênio no Cascão, que grita que o Cebolinha está louco.

História legal em que o Cebolinha tem direito a realizar 5 pedidos por um Gênio da Garrafa, só que o Gênio não o conhecia e muito menos não sabia do problema de dislalia dele e realiza os pedidos de acordo como o Cebolinha falava com ele se dando muito mal por conta da sua dislalia e sem pedidos realizados e no final ainda teve que aturar Cascão que não o compreendeu, confundindo "louco" com "rouco". 

Gênio foi burro em não compreender explicação do Cebolinha, mil anos dentro da garrafa pelo visto ajudou a emburrecê-lo em interpretar melhor as coisas como achar que "lata" era esposa do "lato". Cebolinha também podia ser mais claro em seus pedidos, na empolgação falava como se o Gênio conhecesse, como ao dizer que queria ser dono da rua, poderia ter dito que queria derrotar a Mônica, voltar para Terra, poderia ter dito "Planeta Terra" e por aí vai. Cebolinha também podia ter falado sobre a sua dislalia no segundo pedido para ver se adiantava alguma coisa, já que o Gênio não entendia muito bem. Já Cascão foi desligado, já que conhecia o Cebolinha e podia se tocar que de fato falou "louco" e não "rouco", dando mais raiva ainda para ele.

Todos os pedidos foram engraçados, era  muito bom o Cebolinha sofrendo por causa da dislalia. No trocadilho, Lua e rua, São Jorge, cavalo e dragão trataram como se o Cebolinha fosse um governante político, uma espécie de prefeito para consertar os problemas da Lua. No trocadilho Terra e tela, era só o Cebolinha dizer que queria Planeta Terra, voltar pra casa, o único pedido de fato realizado, carro e calo é o trocadilho da dislalia clássico e sempre engraçado, Seu Cebola que sofreu por causa disso, seria mais coerente ir para o escritório de chinelo e colocasse o sapato quando chegasse lá.

Gênio ainda confundiu "Loto" com "moto", trocando "L" por "M", pela falta de comunicação e interpretação, Cebolinha disse que trocava "R" pelo "L", mas também ele poderia ter dito "loteria", com menos chance do Gênio se enganar e falar "celto", burrice do Gênio por cebolinha ter avisado que trocava as letras, e Cascão com "louco e "rouco" caiu na burrice também.

Teve erro do Cebolinha falar "realizou" e "pra" na última página e sem querer deu impressão do Gênio ter realizado o pedido do Cebolinha em partes. Foi uma adaptação de Gênio da lâmpada que atende 3 pedidos, mudando para Gênio da Garrafa com 5 pedidos. Cebolinha não tinha muitas histórias de adaptações e ambientadas em contos de fadas, e essa pode ser considerada como história de fábula. 

Traços ficaram muito bons da fase consagrada dos personagens, com direito a Cebolinha com curva nos olhos para representar que estava com muita raiva. Incorreta por Cebolinha sofrer bullyng com a dislalia, não compreenderem seu jeito de falar e sofrer por causa disso, ser atropelado por moto, jogar garrafa no Cascão, Seu Cebola sofrer com calo, além da palavra "louco" ser proibida, e que interessante que foi a piada final e hoje não poderia nem criar um final assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário