Paranaguá – Igreja de São Benedito
A Igreja de São Benedito, em Paranaguá-PR, foi tombada por sua importância cultural.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Benedito
Localização: R. Conselheiro Sinimbu, s/n – Paranaguá – PR
Número do Processo: 455-T-1951
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 403, de 03/08/1967
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Descrição: Construída em alvenaria de pedra, muito singela característica da arquitetura setecentista da região. Torre única e frontão curvilíneo, encimado por cruzeiro. O interior da Igreja é também simples. No altar-mor está colocada a imagem se São Benedito, orago da Igreja e da irmandade.
Fonte: Iphan.
CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Igreja da Irmandade de São Benedito
Número do Processo: 222-02/62
Inscrição Tombo: 02-II, de 04/11/1962
Localização: R. XV de Novembro (esquina com R. Presciliano Correa) – Paranaguá-PR
Descrição: Trata-se de uma das melhores e mais autênticas edificações do estilo colonial brasileiro em solo paranaense. Sua construção em alvenaria de pedra divide-se em quatro corpos a saber: nave e coro, capela mor, sacristia e por último a torre lateral. No seu traçado em linhas simples, destaca-se o frontão curvilíneo com um óculo lobulado, encimado por um cruzeiro e a portada que tem seus umbrais em cantaria lavrada encimada por verga e sobreverga encurvadas. Além da igreja, posteriormente também foram tombadas imagens, crucifixos e missais que faziam parte do templo.
O fato de no pátio à direita da portada encontrar-se a lápide tumular de Antônio Morato, vem valorizar ainda mais a igreja que tem origem na Ermida das Mercês que foi um dos primeiros templos paranaenses, primeiramente edificada no outeiro Ilha da Cotinga por Manoel Lemes Conde, sendo que Morato conseguiu autorização no ano de 1700 para ela fosse instalada no continente.
A irmandade São Benedito nasceu na Igreja das Mercês e teve sua oficialização em 1710, ela era composta por escravos e alforriados. A construção da Igreja de S. Benedito teve início em 1784, no mesmo local onde ficava Igreja das Mercês. Portanto, a Igreja de S. Benedito de Paranaguá tem uma das mais longas raízes históricas da religiosidade paranaense datando sua origem primeva no séc. XVII.
Em 1962 deu-se o início ao processo de tombamento e às obras de restauro.
Fonte: CPC.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa
CPC
Espirais do Tempo
Rodrigo Sartori Jabur
Nenhum comentário:
Postar um comentário