sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Construído no século XIX, abrigava uma ferraria. Neste local, ferravam as patas dos cavalos, quando Curitiba ainda era uma vila, ainda hoje é possível encontrar as argolas usada para prender animais na calçada da rua.

 Construído no século XIX, abrigava uma ferraria. Neste local, ferravam as patas dos cavalos, quando Curitiba ainda era uma vila, ainda hoje é possível encontrar as argolas usada para prender animais na calçada da rua.

https://mcities.com.br/curitiba/descubra-curitiba/conheca-o-refugio-urbano-mais-cool-da-cidade/

Um Refúgio Urbano mais cool da cidade

A Rua São Francisco já é um charme, mas o local SFco 179 vai te surpreende!

O que te reserva após o grande portão alaranjado?  Muita arquitetura, gastronomia, moda e arte.

Vamos conhecer este refúgio urbano no centro histórico de Curitiba!?

ESPAÇO SFC179. FOTO @SFCO179

Lá vem história..

Antes, vamos contar um pouco da história do prédio n° 179 da Rua São Francisco, no charmoso Centro Histórico de Curitiba.

Construído no século XIX, abrigava uma ferraria. Neste local, ferravam as patas dos cavalos, quando Curitiba ainda era uma vila, ainda hoje é possível encontrar as argolas usada para prender animais na calçada da rua.

Na década dos anos 70 até meados de 2005, o prédio virou a moradia e o ateliê do escultor Ricardo Tod, autor da Fonte da Memória, conhecido como “Cavalo Babão” que fica ao lado do relógio das flores, no centro do Largo da Ordem.

Fonte da Memória - Cavalo Babão

FONTE DA MEMÓRIA – CAVALO BABÃO FOTO MCITIES

O prédio então passou por projeto de regeneração do local, transformando-se em multi espaços super cool e revitalizando a rua charmosa.

O Espaço SFco 179

O acesso ao prédio é pelo portão laranja, que está sempre fechado, mas é só tocar o interfone, que o portão abre convidando você vivenciar várias experiências do local.

Portão Laranja. Foto @sfco179

PORTÃO LARANJA. FOTO @SFCO179

Logo nos primeiros passos, avançado pelo o corredor de paralelepípedo, que preserva a característica do centro histórico.

Você vai perceber que o prédio possui dois andares e entre uma janela ou portas ao longo do trajeto, revê-la aos poucos os espaços como @halartextil @nøsteefactory, no final deste corredor revela-se um jardim coloridos com arvores frutíferas para você sentar e curtir o café do @royaltyqcoffee e comidinhas do @tijolocwb .

Corredor Revelador. Foto @burgel

CORREDOR REVELADOR. FOTO @BURGEL

Comece pela loja de moda autoral, H-AL, que traz a inspiração nos seus bordados. Tudo feito a mão e o atendimento uma simpatia!

Inspiração. Foto @hala

INSPIRAÇÃO. FOTO @HALARTEXTIL

Na Loja Nos Tee Factory, camisetas e estampas, você vai encontrar modelinhos de camisetas com impressão de frases divertidas prontas ou você pode escolher a sua peça (camiseta, bolsa, máscaras) e estampar com que quiser, sem limite de cores e sem pedido mínimo. Super bacana!

Faça a sua impressão. Foto @nøsteefactory

FAÇA A SUA IMPRESSÃO. FOTO @NØSTEEFACTORY

Comidas com ingredientes da estação da chef @hannahemcasa no Tijolo CWB que possui um cardápio sazonal que é servido com uma entrada + um prato principal. Você vai amar os sabores e temperos.

Eles também tem vinhos e drinks, que pode ser pedido a qualquer hora.

Talharim a bolonhesa. Foto @hannahemcasa

TALHARIM A BOLONHESA. FOTO @HANNAHEMCASA

E que tal um café? No Royalty Quality Coffee, você encontra uma torra especial de grãos para experimentar no local ou levar para casa.

Vale experimentar o expresso tradicional, também conhecido como Rubi, é um café com acidez baixa, que deixa seu sabor mais aveludado e levemente doce no final. Quer conhecer algo novo e sensacional? Prove irresistível café Vinhal, que possui aroma de baunilha e um toque suave de cocada com framboesa. Vai te surpreender!

Cafés diferenciados. Foto @rota

CAFÉS DIFERENCIADOS. FOTO @ROYALTYQCOFFEE

Você pode curtir a gastronomia dentro de cada espaço ou escolher em sentar na área do jardim, com a sombra da trepadeiras de parreira, que floresce em cachos de uva no verão. Esse espaço é super aconchegante e encantador.

Jardim SFCo 179. Foto Hannahemcasa

JARDIM SFCO 179. FOTO @HANNAHEMCASA

Dizem que a parreira foi plantada pelo próprio artista Tod. Vale realizar a reserva para garantir sua mesa nos finais de semana.

Café no jardim. Foto @royal

CAFÉ NO JARDIM. FOTO @ROYALTYQCOFFEE

Antes de seguir para segundo andar, vale uma passadinha no banheiro instagramável feito pela as arquitetas do @moca.life.

E esse banheiro !? foto Camila Feriato

E ESSE BANHEIRO !? FOTO CAMILA FERIATO

Seguindo para o segundo andar, subindo a escada de corrimão laranja, você já vai se deparar com arte e cultura.

Segundo andar. Foto @sfco179

SEGUNDO ANDAR. FOTO @SFCO179

O espaço é da Soma Galeria, expõem obras de artistas jovens contemporâneos. De tempos em tempos, você vai encontrar uma nova exposição e o espaço totalmente modificado, para que você viva uma experiência imersiva nas obras. Entrada é gratuita, acompanhe a rede social da galeria, para ficar por dentro das exposições.

Soma Galeria. Foto @somagaleria

SOMA GALERIA. FOTO @SOMAGALERIA

O SFco179, manteve vários pedacinhos das obras do artista Ricardo Tod, como o portão de ferro da entrada do prédio. O desenho que o artista fez à lápis na parede, que você encontrar no espaço Tijolo CWB e o espaço “Château do Tod” , que  pode ser usado para pequenas reuniões ou eventos dentro da SFCO179.

Espaço Interno do Tijolocwb. Foto SFco157

ESPAÇO INTERNO DO TIJOLOCWB. FOTO SFCO179

O local funciona de segunda à domingo, cada espaço possui seu horário, vale seguir a rede social @sfco179, para ficar por dentro das novidades. O prédio é Pet Friendly e possui convênio com os estacionamentos próximos.

Dicas MCities: Reserve a sua tarde, pois não dá vontade de ir embora do local! Bora conhecer ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário