sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

#Viaje pela gastronomia portuguesa sem sair de Curitiba

 #Viaje pela gastronomia portuguesa sem sair de Curitiba

https://mcities.com.br/curitiba/sabor-curitiba/sabores-de-portugal/

Quer descobrir onde tem um bolinho de bacalhau incrível, com uma receita que é segredo de família? E que tal comer uns docinhos portugueses deliciosos? Alguns lugares em Curitiba para saborear a comida portuguesa.

Começando pelo bacalhau

Quer provar um bacalhau preparado à moda portuguesa em um lugar bem aconchegante? No restaurante Camponesa do Minho, os ambientes são decorados como uma daquelas casas portuguesas tradicionais e eles têm mais de 20 opções de bacalhau para você escolher!

A especialidade da casa é o Bacalhau a Gomes de Sá, feito com o bacalhau desfiado, refogado em azeite de oliva e preparado com cebola, salsinha, azeitona preta, batatas cozidas e ovo picado. Uma delícia!

O prato serve duas pessoas e acompanha arroz. O restaurante abre de terça a domingo, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h. No final de semana o almoço é servido até as 15h e no domingo eles não abrem à noite.

O BACALHAU À GOMES DE SÁ. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Endereço: Rua Padre Anchieta, 978 – Mercês | Telefone: (41) 3336-1312 | Site do Camponesa do Minho

Cantina dos Açores é um restaurante caseiro, sem muita frescura e que possui um bacalhau de primeira. O atendimento é super atencioso, sempre dão aquela  ajudinha para escolher o prato.

Experimente o prato de bacalhau à Raposo, preparado com o lombo do bacalhau, que é tão macia que chega a derreter e é temperada com cheiro verde, cebola, alho e, claro, muito azeite de oliva daquele tipicamente português. O prato é servido com batata, azeitona, ovos cozidos e acompanha arroz e grão de bico.

Vale a pena ir na Cantina com a família ou amigos, porque o prato serve até três pessoas tranquilamente, aliás, eles preparam pratos que servem até oito pessoas ! E funciona todos os dias das 11h às 23h. Bora convidar a família ?

 

BACALHAU À RAPOSO. FOTO DIVULGAÇÃO

Endereço: Rua Euzébio da Motta, 306 – Alto da Glória | Telefone: (41) 3027-3614 | Site da Cantina Açores

Docinhos portugueses

Localizada perto da Praça do Japão, a panificadora e confeitaria Delicias de Portugal, tem uma variedade de salgados e os doces portugueses.

Uma das opções deliciosas para o café da manhã ou tarde é o doce mais famoso da casa, o pastel de Maria Clara, por fora a massa é super fina e crocante, com um recheio divino de creme de ovos e amêndoas. Simplesmente delicioso e combina bem com café. Funcionam de segunda a sábado das 06h30 às 19h.

PASTEL MARIA CLARA. FOTO DIVULGAÇÃO

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 4861 – Batel | Telefone: (41) 3029-7681

Doce Fado é uma padaria e doceria portuguesa. Lá você vai encontrar receitas tradicionais da culinária, mas o destaque vai para toucinho do céu, feito com uma massa cremosa de amêndoas, ovos e limão, e cobertura de açúcar e canela. A cada mordida uma viagem até Portugal. A loja abre todos os dias das 10h às 22h no Shopping Patio Batel.

Dois docinhos para experimentar! Opa! Isso sim, é um motivo para convidar a (o) amiga (o) tomar um café .

VAI RESISTIR À ESSA DOÇURA?! FOTO: DIVULGAÇÃO.

Endereço: Avenida do Batel, 1868 – Batel | Telefone: (41) 3020-3424 | Facebook do Doce Fado

Happy Hour com bolinho de bacalhau.

Entrar na Mercearia do Português é como fazer uma viagem no tempo diretamente para Portugal no século passado.

O restaurante é decorado com vários objetos antigos e tem as paredes cobertas por quadros com fotos de época e aqueles azulejos coloridos super charmosos, mas a verdadeira estrela ali é o bolinho de bacalhau.

A receita é um segredo de família, que passou de geração em geração e combina perfeitamente para o happy hour. A massinha do bolinho é de batata e super crocante, recheado com muito bacalhau desfiado. Uma explosão dos sabores. E não deixe de pedir um chopp para acompanhar o bolinho. A combinação perfeita para Happy hour.

Abertos de segunda à sexta para almoço das 11h30 às 14h30 e para happy hour ou jantar 18h às 23h15. Sábados das 11h30 às 16h.

O BOLINHO DE BACALHAU É UM PETISCO PERFEITO. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Endereço: Rua Chile, 2041 – Rebouças | Telefone: (41) 3332-1267 | Site da Mercearia do Português

Para ir além do bacalhau

O restaurante Olivença traz receitas de tradição espanhola e portuguesa, mas o destaque vai para a sardinha portuguesa que todo último sábado do mês, eles preparam uma maravilhosa sardinha na brasa, super crocante e bem temperada, servida com cebola, azeitonas pretas, batata, pimenta e vinagrete!

O restaurante fica na Mercadoteca, um dos espaços gastronômicos mais descolados da cidade, e abre de terça a sábado das 11h às 23h e no domingo das 11h às 20h.

A SARDINHA NA BRASA. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê | Telefone: (41) 3503-4583 | Olivença

Nenhum comentário:

Postar um comentário