quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

SANTA IZABEL DO OESTE P.R. História

 SANTA IZABEL DO OESTE P.R. História


Pode ser uma imagem de céu e estrada

Em 1954, as famílias de João Ribeiro Cordeiro, que era conhecido por Jango Mateus, Elezino Tolomiotti, João Maria Viana e outras famílias ocuparam áreas de terras devolutas, iniciaram uma povoação e ergueram uma capela, sob a invocação de Santa Izabel. O povo da região sofreu em função de litígios agrários havidos entre posseiros e jagunços que defendiam interesses da empresa Comercial, sendo que a situação normalizou-se somente na década de sessenta. Após a execução do loteamento em 1960, de área doada nas proximidades da antiga capela de Santa Izabel, foi iniciada a construção propriamente dita de Santa Izabel do Oeste.
O nome da cidade é homenagem à Sra. Izabel Cordeiro, mãe do pioneiro João Ribeiro Cordeiro, e também à santa padroeira da localidade. Acrescentou-se à denominação, “do Oeste”, para diferenciá-la de município homônimo no Estado de São Paulo, criado no ano de 1812. Formação Administrativa
Em 05 de maio de 1962, pela Lei n.º 18, a localidade foi elevada à categoria de distrito administrativo. A 29 de novembro de 1963, pela Lei Estadual n.º 4.788, foi criado o município de Santa Izabel do Oeste, com território desmembrado de Ampére e Realeza. A instalação ocorreu em 14 de dezembro de 1964 e o primeiro prefeito eleito foi o sr. Lino Rockembach.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário