quinta-feira, 7 de junho de 2018

Palacete Tigre Royal


Palacete Tigre Royal
Palacete Tigre Royal é uma das mais belas construções de Curitiba. Foi construído em 1916 a pedido da família Fatuch – tradicionais libaneses que se estabeleceram inicialmente em Paranaguá e posteriormente na capital paranaense. O interesse partiu com o intenso comércio existente em torno do Mercado Público e na antiga Praça Municipal. A aquisição do terreno aconteceu em 1914.
É um exemplo clássico da arquitetura eclética da cidade e possui fachada artesanal. Destaque para o frontão ornamentado em modelagem de argamassa que apresenta o próprio nome como um dos elementos principais. Anteriormente o local abrigava uma pequena casa/armazém de propriedade de Paulo Hauer que acabou sendo demolida.
O início da história do Palacete Tigre Royal teve a parte superior destinada à residência da família de Elias Pacífico Fatuch; enquanto a rotina da parte inferior foi pautada pelo comércio variado. Destaque para o Cinema Parisiense; Lojas Hermes Macedo; Cia. Brasil de Seguros Gerais; Cia. de Loterias do Sul do Brasil; Casa Sade; Calachi Comércio de Armarinhos; entre outros.
Palacete Tigre Royal – localizado na Praça Generoso Marques – permanece até os dias atuais como destaque na região.
Referências:
BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS. Cores da Cidade: Riachuelo e Generoso Marques. Curitiba: FCC. 1996. 90p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário