quinta-feira, 7 de junho de 2018

Solar do Barão


Solar do Barão (203)
Endereço:
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Horário de Funcionamento:
9h às 12h e 13h às 18 (2ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado)
Solar do Barão funciona como um complexo cultural no Centro Histórico de Curitiba. Abriga diversas funcionalidades da Fundação Cultural de Curitiba que se relacionam a temas como artes gráficas, cursos de artes visuais, salas de exposições, ateliês de gravura, auditório, biblioteca, e muito mais.
A construção teve início em 1880. Serviu de residência do ervateiro Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. A arquitetura ficou por conta de Ângelo Vendramin e Batista Casagrande, projetistas e construtores italianos que idealizaram a edificação nos padrões dominantes na arquitetura residencial dos ervateiros regionais. Posteriormente, em 1894, após a morte do Barão do Serro Azul durante Revolução Federalista, o terreno ganhou uma residência ao lado para a Baronesa e seus filhos.
Entre 1912 e 1975 o Solar do Barão foi ocupado pelo Exército Nacional até ser adquirido pela Prefeitura Municipal de Curitiba. O local passou a receber um processo de reciclagem coordenada pelo arquiteto Cyro Correia de Oliveira Lyra com o intuito de se tornar um espaço cultural. A inauguração – no formato que se encontra atualmente – aconteceu em novembro de 1980. É tombado pelo Patrimônio Cultural desde 06 de março de 1.978.
Solar do Barão abriga importantes e tradicionais centros artísticos: Museu da Gravura Cidade de CuritibaMuseu da Fotografia Cidade de Curitiba, Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, Gibiteca, Sala SCABI, Loja da Gravura, entre outras opções.
Referências:
FCC. Solar do Barão. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário