BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES. BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
Essa igreja, em estilo neogótico, foi edificada pelos Missionários Claretianos, em um local onde havia uma capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.
A pedra fundamental foi abençoada em 1916, por Dom Silvério Pimenta, Arcebispo de Mariana.
A obra foi inspirada na igreja do “Corazón Imaculado de Maria”, situada em Córdoba, na Argentina, que também estava sendo construída pelos claretianos à época, só que para ser capela de um colégio para meninos. Essa igreja original foi desenhada pelo irmão claretiano Luis Echavarri e pelo engenheiro Rómulo Ayerza.
O projeto dessa igreja foi enviado para Minas Gerais, sendo então utilizado como referencial pelo português Manuel Ferreira Tunes, marceneiro e restaurador, que à época era diretor de obras públicas da prefeitura de Belo Horizonte. Porém, ele não reproduziu exatamente o projeto: na verdade, fez vários acréscimos arquitetônicos e ornamentais, como, por exemplo, a retirada do átrio/alpendre, o acréscimo de transepto e de naves laterais, e, principalmente, a inclusão de um zimbório/lanterna – cúpula octogonal que tem a função de iluminar o templo e aumentar sua verticalidade, utilizada em algumas igrejas espanholas desde a Idade Média, e que vinha sendo utilizada em alguns projetos do ‘Gothic Revival’ (um dos primeiros exemplos da América do Sul foi o da catedral argentina de La Plata).
Manuel Tunes utilizaria essas mesmas referências para outro projeto seu, a catedral da Boa Viagem, também em Belo Horizonte.
A construção da Igreja de Lourdes foi conduzida por Antônio Gonçalves Gravatá, e ela foi inaugurada para o público em 1923, embora fosse terminada somente vários anos depois.
A igreja possui um exterior requintado, com destaque para a torre, que possui uma profusa ornamentação de rendilhados, tracerias e pináculos.
Na época ela podia ser vista de quase toda a região central da cidade, mas, com a verticalização desordenada do entorno, perdeu seu papel paisagístico e passou a ser visível apenas do quarteirão mais próximo.
Sua cor original era branca, e, em uma reforma feita no início dos anos 1990, foi pintada com as cores atuais.
REFERÊNCIAS:
basilicadelourdes.com.br
https://orioqueorionaove.com/2020/06/16/manoel-ferreira-tunes-um-marceneiro-pau-pra-toda-obra/
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário