domingo, 9 de novembro de 2025

Praça Eufrásio Correia e a “Nova Curitiba” do Século XX

 

Praça Eufrásio Correia e a “Nova Curitiba” do Século XX

Foto recriada por IA
Na época da inauguração da estação ferroviária, em 2 de fevereiro de 1885, a área em frente à nova construção ainda era um terreno rústico — coberto por vegetação rasteira e de aspecto semipantanoso. Poucas edificações cercavam o local, a maioria simples e feitas de madeira. A única construção de destaque era um imponente casarão na esquina, conhecido como “Casa Rosada”.
Erguido pouco depois de 1880, o casarão servia como residência da influente família Amazonas Marcondes. Durante a Revolução Federalista, em 1894, o imóvel foi transformado em sede do 39º Regimento de Infantaria, marcando sua importância estratégica. Com o avanço da urbanização e a construção da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, o prédio passou a abrigar a Companhia Francesa de Estrada de Ferro. Mais tarde, foi vendido e alugado para diferentes finalidades.
Por décadas, o local foi sede do Britânia Sport Club, além de abrigar a Sociedade Operária Beneficente 14 de Janeiro. Em 1932, há registros de que o edifício também serviu como sede do “Syndicato dos Fundidores e Metalúrgicos de Curityba” — entidade que viria a se tornar o atual Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário