sábado, 1 de julho de 2023

Vitry-sur-Seine ("Vitry sobre o Sena") é uma comuna no departamento de Val-de-Marne, na região da Ilha de França, na França.

 Vitry-sur-Seine ("Vitry sobre o Sena") é uma comuna no departamento de Val-de-Marne, na região da Ilha de França, na França.



Vitry-sur-Seine
  Comuna francesa França  
Vitry Hotel de Ville DSCN1793.JPG
Símbolos
Brasão de armas de Vitry-sur-Seine
Brasão de armas
GentílicoVitriots
Localização
Vitry-sur-Seine está localizado em: França
Vitry-sur-Seine
Localização de Vitry-sur-Seine na França
Coordenadas48° 47' 15" N 2° 23' 34" E
País França
RegiãoBlason France moderne.svg Ilha de França
DepartamentoProposition de blason pour le département du Val-de-Marne.svg Vale do Marna
Administração
PrefeitoJean-Claude Kennedy (PCF)
Características geográficas
Área total11,67 km²
População total (2018) [1]95 105 hab.
Densidade8 149,5 hab./km²
Altitude máxima106 m
Altitude mínima27 m
Código Postal94400
Código INSEE94081
Sítiovitry94.fr

Vitry-sur-Seine ("Vitry sobre o Sena") é uma comuna no departamento de Val-de-Marne, na região da Ilha de França, na França. Estende-se por uma área de 11,67 quilômetros quadrados. Possui 91 188 habitantes, segundo o censo de 2014. Sua densidade populacional é de 7 319 habitantes por quilômetro quadrado.

Geografia

Transportes

Toponímia

Detalhe da Carta de Cassini (1750)

O nome do local é evidenciado nas formas latinizadas Victoriacum, depois Vitriacum no século IX[2]Vitrii-les-ParisiiVitri-lèz-Paris. Sobre um mapa de 1550, a comuna porta o nome Viteri[3]

Este é um tipo frequente toponímico galo-romano com base no antropônimo latino Victorius (usado por um autóctone, cf. Victor), seguido pelo sufixo -acum[4] de origem gaulesa, marcando a propriedade, daí o sentido geral de "domínio de Victorius."

O determinante complementar les-Parisii faz referência, tanto aos Parisii, quanto à sua localização "perto de Paris", -lèz-Paris tendo realmente esse sentido no francês antigo.

Denominação da comuna

Como muitas localidades perto de grandes cidades, era costume manter Vitry do nome de sua grande vizinha, e no final do século XIV, a cidade foi assim nomeada "Vitry-près-Paris". No entanto, a partir do final do século XVI, os registros paroquiais assim como as atas notariais frequentemente portam a menção de "Vitry-sur-Seine". No século XVII, dada a crescente importância do viveiro, a questão foi posta se "Vitry-sur-Seine" não se tornaria "Vitry-aux-Arbres". Em 1897, o Conselho Municipal optou finalmente por "Vitry-sur-Seine".

Toponímia de detalhe

Em 1280, os Langlois, antigos servos do Capítulo Notre-Dame, se estabeleceram ao longo da Sena, construindo uma fazenda e estabelecendo um porto, chamado de "Port à Langlois"[5]. Ao longo dos séculos, e por causa de deformações sucessivas, a localidade se torna "Port-à-l'Anglais", e constitui uma das duas vilas que formaram mais tarde a cidade de Vitry-sur-Seine.

Durante a Revolução, esse Port-à-l'Anglais é chamado de Port-de-Marat[6].

História

Pré-história e Antiguidade

Durante as escavações arqueológicas, um esqueleto de Palaeotherium, espécie de anta, datado da era Terciária e conservado no Museu Nacional de História Natural em Paris, e os restos de um Anoplotherium, parente distante do antílope, foram encontrados no território da comuna[7].

Durante a Guerra das Gálias, a direção da defesa de Lutécia foi confiada a Camulogenus, este episódio é conhecido como a "Batalha de Lutécia"[8]. O local preciso onde esta batalha foi dado muito preocupou os eruditos, mas muitos indícios sugerem que esta batalha teve lugar na planície de Vitry en 52 a.C.[9]. A batalha opunha as legiões romanas comandadas por Tito Labieno e uma coalizão gaulesa composta de Senones, de Parísios e de Aulerques Eburovices liderados por Camulógeno, que seria morto durante a batalha. Depois dessa vitória, os romanos foram para Agedincum pegar sua bagagens e depois se juntar a César retornando de Gergóvia.

É possível encontrar as marcas da estrada romana em pedras sob a avenue de Choisy para Paris e em um poço de areia em Orly, que continuava originalmente em Vitry-sur-Seine ao nível da rue Constant Coquelin. Esta antiga estrada real tornou-se a estrada nacional 305.

Idade Média

Tropas inglesas cruzando o Sena Vitry e pilhando durante a Guerra dos Cem Anos (miniaturas do século XIV).

no século V envolveu a instalação de fazendas no território de Vitry, ao nível do Port-à-l'Anglais e nas encostas do planalto[10]. Com a morte de Clóvis, o reino foi dividido, e a vila fazia parte do domínio real do Reino da Nêustria.

Idade Moderna

Nicolas de L'Hospital, marechal de Vitry (1581-1644).

Em 1572, os reformados tentaram fugir de Paris pelo Sena durante o Dia de São Bartolomeu, mas foram bloqueados por uma barragem de barcos em Port-à-l'Anglais pelo mestre barqueiro de água Nicolas Surgert, agente de Duque de Guise[11], e permitiu o massacre dos protestantes que fugiram de Paris.

Demografia

Evolução demográfica
179318001806182118311836184118461851
3 0252 0182 1001 9562 1882 0792 5062 8312 559
185618611866187218761881188618911896
2 6003 0953 7453 7584 1555 2846 1227 1618 010
190119061911192119261931193619461954
9 89411 49714 96921 49231 35541 91946 94544 05852 540
196219681975198219901999---
64 40977 84687 31685 26382 40078 908---
Para os censos de 1962 a 2006 a população legal corresponde à popolução sem duplicidades, segundo define o INSEE.[12]

Ver também

Referências

  1.  «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes»www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021
  2.  Albert DauzatCharles Rostaing (1979). Librairie Guénégaud, ed. Dictionnaire étymologique des noms de lieu en France (em français). Paris: [s.n.] p. 727a sous VitracISBN 2-85023-076-6
  3.  Source : plan dit plan de Bâle (de Truschet et Hoyau), publication datée 1553.
  4.  Albert Dauzat et Charles Rostaing, Op. cit.
  5.  Sagot-Duvauroux 2002, p. 12
  6.  Noms révolutionnaires des communes de Francep. 62.
  7.  Sagot-Duvauroux, 2002, p. 4-5
  8.  Júlio César (1865). A Guerra das Gálias (em francês). Traduzido por Désiré Nisard. [S.l.]: Didot. http://fr.wikisource.org/wiki/La_Guerre_des_Gaules/Livre_VII#57 Parâmetro desconhecido |passagem= ignorado (ajuda); .
  9.  Júlio César (1855). A Guerra das Gálias (em francês). Traduzido por Charles Léopold Louandre. [S.l.]: Charpentier. 476 páginas. https://books.google.fr/books?id=r_hEAAAAIAAJ&dq=guerre%20des%20gaules%22&pg=PA404#v=onepage&q=Camulog%C3%A8ne&f=false Parâmetro desconhecido |passagem= ignorado (ajuda); .
  10.  Dimet 1989, p. 52
  11.  Dimet, 1989, p. 64
  12.  «Population sans doubles comptes (recensement de la population 1999)»Insee (em francês). 13 de outubro de 2016

Pau é uma comuna francesa situada no departamento dos Pirenéus Atlânticos, na região da Nova Aquitânia.

 Pau é uma comuna francesa situada no departamento dos Pirenéus Atlânticos, na região da Nova Aquitânia.



Pau
  Comuna francesa França  
Montage Pau 3.jpg
Símbolos
Brasão de armas de Pau
Brasão de armas
GentílicoPalois, Paloise
Localização
Pau está localizado em: França
Pau
Coordenadas43° 18' N 0° 22' O
País França
RegiãoBlasonNouvelleAquitaine.svg Nova Aquitânia
DepartamentoBlason département fr Pyrénées-Atlantiques.svg Pirenéus Atlânticos
SubdivisãoPau
Administração
PrefeitoFrançois Bayrou; 2014–2020
Características geográficas
Área total31,51 km²
População total (2018) [1]77 726 hab.
Densidade2 466,7 hab./km²
Altitude178 m
Altitude máxima245 m
Altitude mínima165 m
Código Postal64000
Código INSEE64445
Sítiowww.pau.fr
Castelo em Pau.

Pau é uma comuna francesa situada no departamento dos Pirenéus Atlânticos, na região da Nova Aquitânia.

Localização

Situada a cem quilómetros do mar (Oceano Atlântico) e cinquenta da montanha (Pirenéus). A Espanha é acessível facilmente via Oloron, pela passagem de Somport. Com um altitude média de 200m a cidade é atravessada pela Gave de Paul, uma torrente de agua procedente dos Pirenéus. Dista 30 km de Lourdes, 110 de Biarritz e 110 km de Toulouse e Bordéus. Conta com um bom aeroporto, é servido pelo TGV e pela auto-estrada A64.

Clima

Sua localização ao pé da montanha completamente abrigado dos ventos confere ao micro-clima características próprias, com um verão longo e um inverno ameno. O clima fez de Pau um refugio de inverno para a burguesia nos séculos XIX e começo do XX, onde ingleses, russos e brasileiros passavam temporadas.

História

Pau foi fundada tardiamente, em comparação a outras vilas, para controlar a passagem pelas montanhas. Um castelo foi construído, dominando o rio ao norte, pelos Viscondes de Bearn entre os séculos XI e XII.

Demografia

população da cidade (em 2005) era de 181.000 habitantes em sua mancha urbana. No intramuros era de 82.132.

Economia

Pau é o segundo polo económico da Aquitânia, depois de Bordeaux. Cidade universitária, que concentra diversos centros industriais e grandes centros de investigação nos domínios do petróleo, indústrias químicas e petroquímicas, agro-alimentar, mecânica, aeroespacial e de tecnologia da informação.

Pau beneficia-se da sua localização central na região "Países do Adour" ("Pays de l'Adour") e a sua localização entre duas importantes bacias populacionais: Bayonne/Anglet/Biarritz (160.000 hab.) e da bacia Tarbes/Lourdes (110.000 hab .). Assim como bacias secundárias mais difusas: Sud des Landes/Dax (90.000 habitantes.) Bacia de Auch (40.000 habitantes.), Orthez/Lacq (30.000 habitantes.). E Oloron (20000 hab.).

  • Funções Terciárias: administrativo (prefeitura…), cultural (universitária) e judiciária;
  • Centro científico e técnico Jean Féger, grupo petrolífero TOTAL (ex-ELF);
  • Centro de Pesquisa Euralis;
  • Tecnologia Hélioparc, Pau Cite Multimedia e E-Business Setor Sul Aquitaine (PEBA);
  • Indústria aeroespacial;
  • Indústria elétrica;
  • Indústrias agro-alimentares e vinho;
  • Produtos químicos e indústria farmacêutica;
  • TI, NTIC;
  • Projeto Pau Broadband Country (FTTH);
  • Turismo, negócios, seminários, congressos.

Grande Prémio de Pau

Pau acolheu cem varas que deu-lhe o primeiro Grande Prémio em 1901. Depois disso, o Grande Prémio da França de 1928 realizou-se na cidade vizinha de Saint-Gaudens. Pau desejava acolher novamente um GP e em 1930 realizou o Grande Prémio de França numa pista ao estilo de Le Mans nos arredores da cidade, ganha por Philippe Étancelin com um Bugatti. Em 1933 Pau regressou ao calendário automobilístico, com uma traçado urbano ao estilo do Mónaco.

Mapa do circuito do Grande Prêmio de Pau

A pista com um traçado sinuoso com 2.769 m, manteve-se praticamente inalterado. Pau tradicionalmente abria a época automobilística, em meados de Fevereiro. Em 1933 o GP realizou-se no meio de uma tempestade de neve, levando ao seu cancelamento no ano seguinte. O GP de Pau realizou-se regularmente entre 1935 e 1939 (com excepção de 1937 onde só houve lugar a corridas de carros de sport).

Após a Segunda Guerra Mundial, Pau era uma corrida extra-campeonato de Fórmula 1 até 1963. Entre 1954 e 1985 o Pau acolheu o GP de Fórmula 2, sendo depois substituída pela Formula 3000. Em 1999, o GP de Pau passou a acolher a Fórmula 3. Entre 2007 e 2010 acolheu uma das etapas do WTCC. Em 2011 assistiu-se ao regresso da Fórmula 3, e em 2013 foi a vez da World Series by Renault.

Realiza-se desde 2001 o Grande Prémio Histórico de Pau, uma semana após o Grande Prémio "actual". A grelha de partida consiste maioritariamente em carros de Fórmula 1 da década de 1960.

Tour de France

Recebeu a chegada da 16ª etapa do Tour de France 2010.

Referências

  1.  «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes»www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021