No século dezessete na capela do primeiro vilarejo da região , ás margens do Rio Atuba , existia uma imagem de Nossa Senhora da Luz . Naquele tempo havia um índio tingüi , chamado Tindiquera que gostava de rezar neste templo . Diz a lenda que ele passava horas conversando com a santa . Um certo dia , Tindiquera percebeu que a mão e os olhos da santa tinham mudado de posição e apontavam para uma determinada direção onde havia muitas araucárias . Assim Nossa Senhora disse :
- Neste local que eu aponto é para ser fundada uma cidade .
Os bandeirantes e os soldados do capitão Matheus Leme entraram em contato com este índio , que foram ao local escolhido pela santa . Lá Tindiquera colocou seu bastão mágico no chão , fez um ritual e gritou a palavra Core Etuba , que significa em sua língua : lugar que tem muito pinhão . Da vara mágica nasceu uma árvore frondosa .
No dia 29 de março de 1693 , o capitão Matheus Leme fundou Nossa Senhora da Luz dos Pinhais dos Campos de Curitiba naquele local .Lá , mais tarde , foi erguida a Catedral de Nossa Senhora da Luz de Curitiba .
Alguns anos depois Tindiquera teve o seguinte pesadelo : Curitiba tinha se transformado em uma cidade grande . Mas no seu subterrâneo uma enorme cobra despertou causando rachaduras no solo e destruindo a cidade inteira . O índio , acordou desesperado , correu até a igreja e falou sobre o seu pesadelo ao padre , que acalmou o pobre , porém não fez nenhum alarde . Tindiquera , preocupado , procurou o quartel para contar sobre sua visão aos militares . Um dos soldados ao ouvir a história exclamou :
- Este local tem mais uma lenda !
- O nome desta lenda será : A Lenda da Cobra do Subterrâneo de Curitiba !
Em 1996 eu estava comentando sobre estas lendas com minha amiga Val , que fazia mestrado sobre lenda indígenas . Quando , no meio da conversa , a moça disse :
- A lenda da cobra do subterrâneo na cidade de Curitiba tem um fundo de verdade !
Então perguntei :
- Como assim ?
Ela explicou :
- A cobra foi uma linguagem figurada para as rachaduras tectônicas existentes debaixo desta cidade .
- A verdade é que Curitiba inteira está em cima de uma pedra enorme e ela possui rachaduras tectônicas , que se ficarem danificadas demais poderão fazer a cidade desaparecer entre 2009 e 2011 . Há várias lendas indígenas sobre isto . Porém , também , existe esta explicação científica .
Neste momento , pergunto para mim mesma :
- Será que Curitiba , realmente , desaparecerá até 2011 ?
- Ou isto seria mais uma lenda urbana desta cidade ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário